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Economia Comportamental

Código: 2M3E14     Sigla: BEO

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Economia

Ocorrência: 2023/2024 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Curso/CE Responsável: Mestrado em Economia da Empresa e da Estratégia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
ME 13 Plano Oficial a partir de 2021-2022 2 - 3 21 81
MEEE 31 Plano de estudos 2 - 3 21 81

Língua de trabalho

Inglês

Objetivos

A Economia Comportamental combina ensinamentos das áreas da Psicologia e da Economia, tendo em vista compreender a forma como as pessoas processam informação e tomam decisões, dando particular atenção aos desvios comuns relativamente às decisões puramente racionais e baseadas no interesse individual.

O objetivo principal desta unidade curricular é consciencializar futuros decisores (economistas, gestores, consultores ou políticos) acerca destes desvios e dos processos psicológicos que a eles conduzem, tendo em vista a sua consideração na definição de estratégias de marketing, na gestão de recursos humanos e na tomada de decisão em geral.

Resultados de aprendizagem e competências

Após a realização desta unidade curricular, os estudantes (futuros decisores) deverão ser capazes de:
- Reconhecer os fatores comportamentais presentes num determinado contexto.
- Perceber como os fatores comportamentais afetam a tomada de decisão por parte de si próprio e dos outros indivíduos e grupos envolvidos.
- Regular o seu próprio comportamento tendo em conta eventuais desvios comportamentais que possam ser perniciosos, melhorando assim a tomada de decisão individual.
- Influenciar o comportamento de outros indivíduos e grupos, sejam estes parceiros ou rivais, através do aproveitamento ou eliminação de desvios comportamentais.

Modo de trabalho

Presencial

Programa


  1. Introdução à Tomada de Decisão

  2. Excesso de Confiança

  3. Desvios Comuns

  4. Consciência Limitada

  5. Enquadramento e reversão de preferências

  6. Influências Motivacionais e Emocionais na tomada de decisão

  7. A Escalada de Compromisso

  8. Justiça e Ética na Tomada de Decisão

  9. Erros comuns de Investimento

  10. Tomada de decisões racionais nas negociações

  11. Cognição do negociador

  12. Melhorar a tomada de decisão

Bibliografia Obrigatória

Max H Bazerman; Judgment in managerial decision making. ISBN: 0-471-39887-X

Bibliografia Complementar

Dan Ariely; Previsivelmente irracional. ISBN: 978-989-8206-18-3
Daniel Kahneman; Thinking, fast and slow. ISBN: 978-0-141-03357-0
Richard H. Thaler; Nudge. ISBN: 978-0-300-12223-7
Wilkinson, Nick; Klaes, Matthias; An Introduction to Behavioral Economics

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas; Apresentações dos estudantes

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 15,00
Exame 65,00
Trabalho escrito 20,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 10,00
Estudo autónomo 30,00
Frequência das aulas 21,00
Trabalho escrito 20,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

Os estudantes devem assistir a pelo menos 75% das aulas.

Fórmula de cálculo da classificação final

Trabalho de grupo - 35%
Teste escrito - 65%
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