Estratégia Empresarial
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Estudos de Gestão |
Ocorrência: 2023/2024 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MEEE |
49 |
Plano de estudos |
1 |
- |
3 |
21 |
81 |
Língua de trabalho
Inglês
Objetivos
O programa percorre todos as dimensões da análise e implementação da estratégia, construindo a partir de fundamentos teóricos adquiridos na unidade curricular de Economia da Estratégia. Os estudantes operacionalizarão esses conhecimentos e compreenderão o modo com as opções estratégicas são feitas e a estratégia é implementada. Será colocada ênfase nas diversas fases do processo estratégico e da implementação da estratégica, preparando os estudantes para serem consultores de estratégia.
Resultados de aprendizagem e competências
Após a conclusão da unidade curricular espera-se que os alunos sejam capazes de discutir e aplicar os conceitos básicos de análise e implementação estratégica, de preparar uma análise estratégica e de avaliar as opções alternativas que se coloquem à empresa.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
- Fundamentos da Estratégia
- Posicionamento estratégico
- Opções estratégicas
- Implementação da estratégia
Bibliografia Obrigatória
Gerry Johnson;
Exploring strategy. ISBN: 978-1-292-14517-4
Bibliografia Complementar
Jim Collins;
Great by choice. ISBN: 978-0-06-212099-1
Frank T. Rothaermel;
Strategic management. ISBN: 978-1-260-09237-0
Richard Lynch; Strategic Management, Pearson Education Limited. ISBN: 978-1292211404
Observações Bibliográficas
A bibliografia recomendada será complementada com artigos selecionados para cada capítulo do programa.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
A prinncipal metodologia adotada é a análise e resolução de casos práticos, e consequente apresentação e discussão na aula. Tal é complementado sempre que necessário por aulas expositivas para melhoria dos conhecimentos sobre ferramentas de análise estratégica.
Considerando os conhecimentos sobre estratégia previamente adquiridos, a metodologia assenta na discussão em sala com base em casos de estudo reais assegura que os estudantes adquirirão a capacidade de conduzir criticamente processos de análise estratégica e avaliar opções alternativas. A ênfase será colocada nas diversas fases do processo estratégico e da implementação da estratégia. Assim, o foco é colocado no desenvolvimento de competências de análise de processos estratégicos.
Palavras Chave
Ciências Sociais > Economia > Microeconomia
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
20,00 |
Trabalho prático ou de projeto |
80,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
40,00 |
Frequência das aulas |
18,00 |
Trabalho de campo |
23,00 |
Total: |
81,00 |
Obtenção de frequência
Estudantes realizam a disciplina com avaliação distribuída sem exame final.
Os estudantes devem participar em pelo menos 75% das aulas.
Fórmula de cálculo da classificação final
80% trabalho prático + 20% participação nas aulas
Melhoria de classificação
na