Sustentabilidade e Impacto
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Economia |
Ocorrência: 2022/2023 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MEEE |
27 |
Plano de estudos |
1 |
- |
3 |
21 |
81 |
Língua de trabalho
Inglês
Objetivos
As Empresas desempenham um importante papel no desenvolvimento dos territórios onde se inserem, gerando impactos económicos, sociais e ambientais, e influenciando modelos de governança, que devem ser devidamente avaliados e monitorizados. É objetivo desta unidade curricular compreender a gama de potenciais impactos gerados pelas empresas, antecipá-los, planeá-los e quantificá-los, de forma que os efeitos positivos possam ser maximizados, nomeadamente em prol de uma maior sustentabilidade. Por outro lado, em face dos atuais desafios globais e geopolíticos, bem como de um quadro normativo cada vez mais exigente, é esperado que as empresas incorporem nas suas atividades os princípios do desenvolvimento sustentável, e se assumam, elas próprias, como modelos de sustentabilidade. Neste sentido, esta unidade curricular pretende, também, dotar os estudantes das competências e conhecimento necessários sobre a gestão da sustentabilidade empresarial, incluindo a forma como esta pode ser usada como um vetor para a criação de valor nas empresas.
Resultados de aprendizagem e competências
Após a conclusão da unidade curricular, os estudantes:
1. Possuirão o domínio dos fundamentos base de:
- As diferentes facetas do papel das empresas no desenvolvimento regional e local;
- Os modelos teóricos e as metodologias práticas de avaliação do impacto das empresas;
- Os desafios e oportunidades que se colocam às empresas em matéria de sustentabilidade na próxima década;
- A integração de critérios ESG (Ambiente, Social e Governance), bem como do referencial SDG (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), entre outros, na estratégia empresarial.
2. Serão capazes de:
- Avaliar algumas das facetas dos impactos gerados pelas empresas a diferentes escalas territoriais;
- Aplicar algumas das ferramentas de assessment, reporting e rating, desenvolvidas no âmbito da sustentabilidade corporativa;
- Desenhar novos modelos de negócios para Empresas, assentes em processos de inovação e critérios de sustentabilidade.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Os estudantes deverão ter conhecimentos de microeconomia de primeiro ciclo.
Programa
1 Empresas e desenvolvimento local e regional
2 Avaliação dos impactos das Empresas: abordagens metodológicas
3 Sustentabilidade corporativa: riscos, oportunidades e tendências
4 Estratégia e gestão para a sustentabilidade
5 Novos modelos de negócio: inovação para a sustentabilidade
Bibliografia Obrigatória
José Silva Costa; Peter Nijkamp; Compêndio de Economia Regional - Volume I: teoria, temáticas e políticas. ISBN: 9789898131553
José da Silva Costa; Tomaz Ponce Dentinho; Peter Nijkamp; Compêndio de Economia Regional - Volume II: métodos e técnicas de análise regional. ISBN: 978-989-8131-78-2
Observações Bibliográficas
A bibliografia recomendada será complementada com artigos selecionados para cada capítulo do programa.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
A metodologia de ensino pressupõe a combinação de sessões teóricas com atividades hands on, desenvolvidas em ambiente de trabalho colaborativo.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
25,00 |
Trabalho escrito |
75,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
16,00 |
Frequência das aulas |
15,00 |
Trabalho escrito |
50,00 |
Total: |
81,00 |
Obtenção de frequência
Os estudantes devem assistir a pelo menos 75% das aulas.
Fórmula de cálculo da classificação final
Avaliação distribuída: A classificação final resulta da média ponderada de duas componentes: apresentações em sala de aula (25%) e trabalho de grupo (75%, dos quais 50% avaliação do professor e 25% peer assessment).
Exame final: Não existe exame final na época normal. Nas épocas de recurso ou especial, a classificação final é igual à do exame final.