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Sustentabilidade e Impacto

Código: 2M3E26     Sigla: IS

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Economia

Ocorrência: 2022/2023 - 2S

Ativa? Sim
Curso/CE Responsável: Mestrado em Economia da Empresa e da Estratégia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MEEE 27 Plano de estudos 1 - 3 21 81

Língua de trabalho

Inglês

Objetivos

As Empresas desempenham um importante papel no desenvolvimento dos territórios onde se inserem, gerando impactos económicos, sociais e ambientais, e influenciando modelos de governança, que devem ser devidamente avaliados e monitorizados. É objetivo desta unidade curricular compreender a gama de potenciais impactos gerados pelas empresas, antecipá-los, planeá-los e quantificá-los, de forma que os efeitos positivos possam ser maximizados, nomeadamente em prol de uma maior sustentabilidade. Por outro lado, em face dos atuais desafios globais e geopolíticos, bem como de um quadro normativo cada vez mais exigente, é esperado que as empresas incorporem nas suas atividades os princípios do desenvolvimento sustentável, e se assumam, elas próprias, como modelos de sustentabilidade. Neste sentido, esta unidade curricular pretende, também, dotar os estudantes das competências e conhecimento necessários sobre a gestão da sustentabilidade empresarial, incluindo a forma como esta pode ser usada como um vetor para a criação de valor nas empresas.

Resultados de aprendizagem e competências

Após a conclusão da unidade curricular, os estudantes:

1. Possuirão o domínio dos fundamentos base de:

  1. As diferentes facetas do papel das empresas no desenvolvimento regional e local;

  2. Os modelos teóricos e as metodologias práticas de avaliação do impacto das empresas;

  3. Os desafios e oportunidades que se colocam às empresas em matéria de sustentabilidade na próxima década;

  4. A integração de critérios ESG (Ambiente, Social e Governance), bem como do referencial SDG (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), entre outros, na estratégia empresarial.


2. Serão capazes de:


  1. Avaliar algumas das facetas dos impactos gerados pelas empresas a diferentes escalas territoriais;

  2. Aplicar algumas das ferramentas de assessment, reporting e rating, desenvolvidas no âmbito da sustentabilidade corporativa;

  3. Desenhar novos modelos de negócios para Empresas, assentes em processos de inovação e critérios de sustentabilidade.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Os estudantes deverão ter conhecimentos de microeconomia de primeiro ciclo.

Programa

1 Empresas e desenvolvimento local e regional

2 Avaliação dos impactos das Empresas: abordagens metodológicas

3 Sustentabilidade corporativa: riscos, oportunidades e tendências

4 Estratégia e gestão para a sustentabilidade

5 Novos modelos de negócio: inovação para a sustentabilidade

Bibliografia Obrigatória

José Silva Costa; Peter Nijkamp; Compêndio de Economia Regional - Volume I: teoria, temáticas e políticas. ISBN: 9789898131553
José da Silva Costa; Tomaz Ponce Dentinho; Peter Nijkamp; Compêndio de Economia Regional - Volume II: métodos e técnicas de análise regional. ISBN: 978-989-8131-78-2

Observações Bibliográficas

A bibliografia recomendada será complementada com artigos selecionados para cada capítulo do programa.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A metodologia de ensino pressupõe a combinação de sessões teóricas com atividades hands on, desenvolvidas em ambiente de trabalho colaborativo.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 25,00
Trabalho escrito 75,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 16,00
Frequência das aulas 15,00
Trabalho escrito 50,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

Os estudantes devem assistir a pelo menos 75% das aulas.

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação distribuída: A classificação final resulta da média ponderada de duas componentes: apresentações em sala de aula (25%) e trabalho de grupo (75%, dos quais 50% avaliação do professor e 25% peer assessment).

Exame final: Não existe exame final na época normal. Nas épocas de recurso ou especial, a classificação final é igual à do exame final.

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