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Negócio Internacional

Código: 2M3E23     Sigla: IB

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Economia

Ocorrência: 2022/2023 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Curso/CE Responsável: Mestrado em Economia da Empresa e da Estratégia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
ME 11 Plano Oficial a partir de 2021-2022 1 - 3 21 81
MEEE 31 Plano de estudos 1 - 3 21 81

Língua de trabalho

Inglês

Objetivos

. Analisar os desafios e oportunidades da internacionalização;

. Facilitar a compreensão do ambiente empresarial global, incluindo factores políticos, económicos, sociais, culturais, tecnológicos, ambientais e legais;

. Desenvolver o pensamento estratégico e a capacidade de resolução de problemas relacionados com a tomada de decisões empresariais em contexto internacional;

. Dotar os alunos de ferramentas e frameworks que apoiem os processos de tomada de decisão relacionados com a internacionalização;

. Preparar os estudantes para carreiras em negócios internacionais, partilhando e desenvolvendo experiências práticas através de projetos e casos reais.

Resultados de aprendizagem e competências

1) Conhecimento / Compreensão

- Compreender os desafios que as empresas enfrentam quando iniciam os seus processos de internacionalização ou quando abordam um novo mercado;
- Descrever as principais dimensões da 'distância';
- Identificar fontes de dados quantitativos e qualitativos sobre mercados internacionais;
- Aprender os conceitos básicos relacionados com a avaliação interna e a preparação para abordar os mercados internacionais;
- Desenvolver uma compreensão das diferentes trajectórias (e modos de entrada) de expansão internacional das empresas.

2) Aplicação

- Construir processos e criar as suas próprias ferramentas para seleccionar mercados prioritários;
- Utilizar ferramentas de diagnóstico e analisar diferentes opções para a entrada em mercados internacionais;
- Encontrar informação relevante para o seu processo de tomada de decisão;
- Planear as acções necessárias para o sucesso no mercado global.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

- Conceitos e fundamentos da estratégia de internacionalização
- Motivações para abordagem de mercados externos
- Principais desafios
- Avaliação do potencial das empresas

- A selecção de mercados prioritários de atuação
- Principais dimensões da "distância"
- Abordagem oportunista vs. sistemática
- Ferramentas de selecção de mercados
- Dados estatísticos e fontes de informação qualitativa

- Modos de entrada: da exportação ao investimento
- Modelos tradicionais vs. Born globals
- Vantagens e desvantagens dos diferentes modos de entrada

- O Plano Estratégico para a Internacionalização: análise interna e externa, definição da estratégia, implementação, análise de risco e controlo
- O impacto das diferenças culturais
- Análise de casos

Bibliografia Obrigatória

Peter Jennings Buckley; International business. ISBN: 1-85521-974-3 (Most recent edition: 2022)

Observações Bibliográficas

A bibliografia recomendada será complementada com artigos, papers e outros documentos seleccionados.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

. Apresentação e partilha de conceitos base
. Apresentação e discussão de casos reais
. Construção e utilização de ferramentas de apoio à decisão

Palavras Chave

Ciências Sociais > Economia > Economia internacional
Ciências Sociais > Economia > Marketing > Marketing internacional

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 10,00
Trabalho escrito 45,00
Trabalho prático ou de projeto 45,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 42,00
Frequência das aulas 18,00
Trabalho escrito 21,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

Avaliação distribuída sem exame final.

Os estudantes devem assistir a pelo menos 75% das aulas.

Fórmula de cálculo da classificação final

Média ponderada da classificação das diferentes componentes, sujeito a uma pontuação mínima de 7 em cada componente:Trabalho prático ou de projeto (45%); Trabalho escrito (45%); Participação presencial (10%).

Exame final: Não existe exame final na época normal. Nas épocas de recurso ou especial, a classificação final é igual à do exame final.

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