Negócio Internacional
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Economia |
Ocorrência: 2022/2023 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Inglês
Objetivos
. Analisar os desafios e oportunidades da internacionalização;
. Facilitar a compreensão do ambiente empresarial global, incluindo factores políticos, económicos, sociais, culturais, tecnológicos, ambientais e legais;
. Desenvolver o pensamento estratégico e a capacidade de resolução de problemas relacionados com a tomada de decisões empresariais em contexto internacional;
. Dotar os alunos de ferramentas e frameworks que apoiem os processos de tomada de decisão relacionados com a internacionalização;
. Preparar os estudantes para carreiras em negócios internacionais, partilhando e desenvolvendo experiências práticas através de projetos e casos reais.
Resultados de aprendizagem e competências
1) Conhecimento / Compreensão
- Compreender os desafios que as empresas enfrentam quando iniciam os seus processos de internacionalização ou quando abordam um novo mercado;
- Descrever as principais dimensões da 'distância';
- Identificar fontes de dados quantitativos e qualitativos sobre mercados internacionais;
- Aprender os conceitos básicos relacionados com a avaliação interna e a preparação para abordar os mercados internacionais;
- Desenvolver uma compreensão das diferentes trajectórias (e modos de entrada) de expansão internacional das empresas.
2) Aplicação
- Construir processos e criar as suas próprias ferramentas para seleccionar mercados prioritários;
- Utilizar ferramentas de diagnóstico e analisar diferentes opções para a entrada em mercados internacionais;
- Encontrar informação relevante para o seu processo de tomada de decisão;
- Planear as acções necessárias para o sucesso no mercado global.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
- Conceitos e fundamentos da estratégia de internacionalização
- Motivações para abordagem de mercados externos
- Principais desafios
- Avaliação do potencial das empresas
- A selecção de mercados prioritários de atuação
- Principais dimensões da "distância"
- Abordagem oportunista vs. sistemática
- Ferramentas de selecção de mercados
- Dados estatísticos e fontes de informação qualitativa
- Modos de entrada: da exportação ao investimento
- Modelos tradicionais vs. Born globals
- Vantagens e desvantagens dos diferentes modos de entrada
- O Plano Estratégico para a Internacionalização: análise interna e externa, definição da estratégia, implementação, análise de risco e controlo
- O impacto das diferenças culturais
- Análise de casos
Bibliografia Obrigatória
Peter Jennings Buckley;
International business. ISBN: 1-85521-974-3 (Most recent edition: 2022)
Observações Bibliográficas
A bibliografia recomendada será complementada com artigos, papers e outros documentos seleccionados.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
. Apresentação e partilha de conceitos base
. Apresentação e discussão de casos reais
. Construção e utilização de ferramentas de apoio à decisão
Palavras Chave
Ciências Sociais > Economia > Economia internacional
Ciências Sociais > Economia > Marketing > Marketing internacional
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
10,00 |
Trabalho escrito |
45,00 |
Trabalho prático ou de projeto |
45,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
42,00 |
Frequência das aulas |
18,00 |
Trabalho escrito |
21,00 |
Total: |
81,00 |
Obtenção de frequência
Avaliação distribuída sem exame final.
Os estudantes devem assistir a pelo menos 75% das aulas.
Fórmula de cálculo da classificação final
Média ponderada da classificação das diferentes componentes, sujeito a uma pontuação mínima de 7 em cada componente:Trabalho prático ou de projeto (45%); Trabalho escrito (45%); Participação presencial (10%).
Exame final: Não existe exame final na época normal. Nas épocas de recurso ou especial, a classificação final é igual à do exame final.