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Ética e Responsabilidade Social

Código: 1GE310     Sigla: ERS

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências Sociais

Ocorrência: 2022/2023 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Secção Autónoma de Ciências Sociais
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Gestão

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LGES 223 Plano de Bolonha a partir de 2012 3 - 3 21 81
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2023-01-27.

Campos alterados: Lingua de trabalho

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

A presente unidade curricular (UC) pretende fornecer aos estudantes um retrato sobre dilemas éticos e práticas de responsabilidade social das empresas e outras organizações na atualidade.


O curso pretende desenvolver o conhecimento dos estudantes sobre ética e responsabilidade social nas sociedades contemporâneas e contribuir para uma reflexão crítica sobre a ética e a responsabilidade social enquanto práticas sociais, económicas e organizacionais em evolução, sem perder de vista a discussão do papel dos gestores no âmbito destas dinâmicas.

Resultados de aprendizagem e competências

O estudante deve ser capaz (i) de mobilizar os principais conceitos relacionados com a ética e a responsabilidade social (ERS) na identificação e análise de práticas de ERS das empresas e outras organizações, bem como (ii) de analisar de forma crítica casos concretos ilustrativos das temáticas base em discussão no quadro da UC.

 

Modo de trabalho

Presencial

Programa


  1. Perspetivas sobre ética. Conceitos de ética e de ética na gestão. Problemas e dilemas éticos. O processo de decisão ética nas empresas e outras organizações.

  2. Responsabilidade social em empresas e outras organizações. Conceito e principais dimensões de RSE. Relação trabalho-vida privada. Perspetivas sobre igualdade nos contextos organizacionais.

  3. O papel do gestor na promoção de práticas de gestão socialmente responsáveis. Iniciativas, experiências e casos de Responsabilidade Social.

Bibliografia Obrigatória

O. C. Ferrell; Business ethics. ISBN: 978-1-305-50084-6
Van Tulder, R.; van Wijk, J.; Kolk, A; From chain liability to chain responsibility, Journal of Business Ethics, vol. 85
Guerreiro, M. D; Pereira, I. ; Corporate Social Responsibility, Gender Equality and the Reconciliation of Work and Family Life. ISBN: ISBN: 978-972-8399-18-4
Russo, M.; Morandin, G. ; Better work-life balance starts with managers, Harvard Business Review, 2019
Andrew Crane; The^Oxford handbook of corporate social responsibility. ISBN: 978-0-19-921159-3 (Swanson, Diane L. (2008), “Top managers as drivers for corporate social responsibility”, in Andrew Crane et al. (editors) The Oxford Handbook of Corporate Social Responsibility, Oxford, Oxford University Press, pp. 227-248.)
Rego, A.,Cunha,M. P.,Costa,N. G., Gonçalves, H. e Cardoso, C. C; Gestão ética e socialmente responsável: teoria e prática. ISBN: ISBN: 9789728871093

Observações Bibliográficas

Outras referências bibliográficas (artigos científicos) são apresentadas  na página eletrónica da unidade curricular (cf. "Documentos", pasta "Referências bibliográficas").

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Na componente mais teórica, dedicada à apresentação e discussão dos principais conceitos e perspetivas sobre as temáticas base da UC, recorre-se aos métodos expositivo e interrogativo, com o apoio, sempre que relevante, de materiais audiovisuais e recurso a ilustrações concretas dos conteúdos programáticos, capazes de fomentar uma análise e reflexão crítica em torno dos mesmos.

 

Na componente prática, recorre-se a uma metodologia essencialmente ativa, sustentada no desenvolvimento de exercícios individuais e/ou em grupo e na dinamização de discussões orientadas em torno de casos práticos sobre ética e responsabilidade social nas empresas e outras organizações.

 

Complementarmente, e de forma a aprofundar a articulação entre teoria e prática, serão dinamizadas, quando possível, aulas com a presença de convidados.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 50,00
Trabalho prático ou de projeto 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 60,00
Frequência das aulas 21,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

Classificação mínima no teste de avaliação de 7 valores.

Fórmula de cálculo da classificação final

Teste (a) (incidente sobre os 3 pontos programáticos) + trabalho (b) (igualmente incidente sobre os 3 pontos programáticos) = (a+b), segundo a fórmula: classificação final=a*50%+b*50%

Uma nota inferior a 7 valores no teste implica a reprovação, independentemente da média global resultante, tendo o/a estudante que realizar a avaliação por exame final na época de recurso.

Caso o/a estudante não pretenda, ou não complete, a avaliação distribuída sem exame final, poderá realizar a avaliação por exame final (100%) em época normal.

 

Melhoria de classificação

A melhoria de classificação apenas poderá ocorrer por exame final na época de recurso.

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