Código: | 1GE210 | Sigla: | EST II |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Matemática |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Agrupamento Científico de Matemática e Sistemas de Informação |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Gestão |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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LGES | 321 | Plano de Bolonha a partir de 2012 | 2 | - | 3 | 42 | 81 |
1. Formar utilizadores críticos dos métodos estatísticos.
2. Capacitar os estudantes para aplicar corretamente as técnicas e os conceitos estatísticos em situações novas e aplicadas a problemas reais, nunca esquecendo a sua rigorosa formulação matemática e condições de aplicabilidade.
3. Desenvolver capacidades para a utilização crítica das principais técnicas da Inferência Estatística. Em particular, criar competências para a interpretação dos outputs do software R.
4. Fornecer conhecimentos indispensáveis para o estudo da Econometria.
5. Desenvolver a capacidade de raciocínio, de análise e de adaptação a novas situações.
No fim da UC os alunos devem conhecer os principais modelos de probabilidade e compreender os conceitos basilares da inferência estatística; estar habilitados a usar corretamente técnicas estatísticas, nunca esquecendo a sua rigorosa formulação matemática e condições de aplicabilidade, mesmo quando compreendidos intuitivamente.
A unidade curricular Estatística I.
1. Introdução à Estatística Indutiva
2. Estimação Pontual. Métodos de construção de estimadores: método dos momentos; método da máxima verosimilhança. Propriedades desejáveis dos estimadores: centricidade; consistência; eficiência.
3. Estimação por Intervalos. Noção de Intervalo de Confiança. Intervalo de confiança para a média de populações normais e não-normais. Intervalo de confiança para a variância de uma população normal. Intervalo de confiança para a proporção. Intervalo de confiança para a diferença de médias de amostras independentes e emparelhadas. Intervalo de confiança para a diferença de proporções.
4. Testes de Hipóteses Noção de teste estatístico. Potência de um teste. Testes paramétricos: Teste para a média de populações normais e não-normais. Teste para a variância de uma população normal. Teste para a proporção. Testes para comparação de médias, variâncias e proporções. Testes para o correlação: Teste de Pearson e Teste de Spearman.
5. Testes de Hipóteses Não-Paramétricos: Teste de Wilcoxon, Teste de Mann - Whitney - Wilcoxon, Teste de Kruskal - Wallis, Teste do Qui-quadrado para análise de independência e para ajustamento.
Aulas teórico-práticas . Nas aulas a exposição dos conceitos será motivada por exemplos de aplicação e ilustrada com exercícios e comentários sobre as condições de aplicação. Resolução de exercícios com enfoque na interpretação de resultados. São fornecidos conjuntos de exercícios para os alunos resolverem.
Designação | Peso (%) |
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Teste | 100,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 120,00 |
Frequência das aulas | 42,00 |
Total: | 162,00 |
A avaliação distribuída é baseada na realização de 2 testes, com igual ponderação na nota final. O primeiro teste realiza-se no meio do semestre sendo avaliada a primeira parte dos conteúdos programáticos (estimação pontual e intervalos de confiança), e o segundo teste é no dia do exame da época normal sendo avaliada a segunda parte dos conteúdos programáticos (testes de hipóteses paramétricos e não paramétricos).
Aplica-se o Regime de Assiduidade: Só os alunos devidamente inscritos nas turmas poderão usufruir do regime de avaliação distribuída (por testes).
Para ser avaliado em regime de avaliação distribuída nenhum estudante poderá dar mais de 6 faltas; se o número de faltas ultrapassar 6, o estudante só poderá apresentar-se a exame final ou de recurso. Para que as suas presenças sejam devidamente registadas, os estudantes devem participar nas aulas das turmas onde estão inscritos, e não nas aulas das outras turmas. O regime de faltas não se aplica aos trabalhadores estudantes, podendo estes realizar avaliação por exame final ou distribuída (por testes).
A avaliação distribuída sem exame final consistirá em dois momentos de avaliação: dois testes realizados durante o semestre.
Para a nota final, os testes 1 e 2 contam com igual ponderação de 50%. As notas dos testes são arredondadas às décimas. Se o estudante não fizer um dos testes, terá zero nessa prova.
O primeiro teste realiza-se no meio do semestre sendo avaliada a primeira parte dos conteúdos programáticos (estimação pontual e intervalos de confiança), e o segundo teste é no dia do exame da época normal sendo avaliada a segunda parte dos conteúdos programáticos (testes de hipóteses paramétricos e não paramétricos).
Qualquer estudante em avaliação distribuída poderá, até à data do exame final, desistir desta e optar por ser avaliado por Exame Final.
Consideram-se excluídos da avaliação distribuída sem exame final os estudantes que obtiverem uma classificação inferior a 7.5 valores em qualquer dos testes, independentemente do valor da média ponderada das classificações parciais obtidas.
A melhoria de classificação é possível apenas por exame.