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Microeconomia II

Código: 1GE110     Sigla: MIC II

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Economia

Ocorrência: 2022/2023 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Agrupamento Científico de Economia
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Gestão

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LGES 333 Plano de Bolonha a partir de 2012 1 - 6 63 162

Língua de trabalho

Português
Obs.: Português

Objetivos

O objetivo central deste programa é o de fornecer uma formação base de microeconomia a alunos de gestão de modo a que possam progredir para estudos de economia mais avançados propostos no plano de curso e para que possam compreender os fundamentos económicos da decisão empresarial.

 

Resultados de aprendizagem e competências

Espera-se que os estudantes sejam capazes de pensar como economistas, enquanto decisores empresariais em diferentes tipos de mercados. Serão capazes de fazer análises de custo-benefício simples. Em mercados concorrenciais os alunos deverão ser capazes de prever as entradas e saídas das empresas e deduzir as funções oferta das empresas e do mercado. Devem ser capazes de determinar os preços em empresas com poder de mercado e identificar as circunstâncias em que se pode praticar diferentes preços. Devem ser capazes de identificar as razões de políticas públicas de limitação do poder de mercado. Devem ser capazes de identificar as implicações para os lucros das empresas das diferentes modalidades de determinação dos preços de transferência internos às empresas. Finalmente, os estudantes devem ser capazes identificar estratégias empresariais de concorrência ou de cooperação em oligopólios.

No final do curso os alunos devem ser capazes de usar os conceitos e teorias na interpretação e resolução de problemas académicos simples, com rigor na utilização do discurso verbal e das representações gráficas e algébricas. Devem ter adquirido as bases para formação económica mais avançada.

 

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

É aconselhável a frequência prévia de Microeconomia I.

Programa

Capítulo 1. Empresas em mercados concorrenciais. 
Capítulo 2. Monopólio: a empresa com poder de mercado. 
Capítulo 3. Decisões de preços com poder de mercado.
Capítulo 4. Concorrência imperfeita e comportamento estratégico. 

Bibliografia Obrigatória

David Besanko; Microeconomics. ISBN: 978-1-118-71638-0
José Mata; Economia da Empresa, Fundação Calouste Gulbenkian, 2013. ISBN: 9788-972-31-1299-3

Bibliografia Complementar

Robert S. Pindyck e Daniel L. Rubinfeld; Microeconomics, Pearson, 2013. ISBN: 978-0-13-304170-5 (Existe tradução da 7 ed em português do Brasil )

Observações Bibliográficas

.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teórico-práticas.

Palavras Chave

Ciências Sociais > Economia > Microeconomia

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 103,50
Frequência das aulas 58,50
Total: 162,00

Obtenção de frequência



Todos os estudantes inscritos podem realizar o exame.

Fórmula de cálculo da classificação final

1) A avaliação distribuída é  composta por  três testes e requer inscrição numa das turmas.  

Forma de cálculo da classificação final: 25%*T1+50%*T2+25%T3

 

  
2) Alternativa: Exame final.


Melhoria de classificação

A melhoria da classificação é possível por exame e por frequência da unidade curricular.

Observações

Máquinas de calcular - nas provas de avaliação é interdito o uso de máquinas de calcular gráficas ou qualquer dispositivo que possa armazenar informação relevante para a unidade curricular.

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