Código: | 1GE110 | Sigla: | MIC II |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Economia |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Agrupamento Científico de Economia |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Gestão |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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LGES | 333 | Plano de Bolonha a partir de 2012 | 1 | - | 6 | 63 | 162 |
O objetivo central deste programa é o de fornecer uma formação base de microeconomia a alunos de gestão de modo a que possam progredir para estudos de economia mais avançados propostos no plano de curso e para que possam compreender os fundamentos económicos da decisão empresarial.
Espera-se que os estudantes sejam capazes de pensar como economistas, enquanto decisores empresariais em diferentes tipos de mercados. Serão capazes de fazer análises de custo-benefício simples. Em mercados concorrenciais os alunos deverão ser capazes de prever as entradas e saídas das empresas e deduzir as funções oferta das empresas e do mercado. Devem ser capazes de determinar os preços em empresas com poder de mercado e identificar as circunstâncias em que se pode praticar diferentes preços. Devem ser capazes de identificar as razões de políticas públicas de limitação do poder de mercado. Devem ser capazes de identificar as implicações para os lucros das empresas das diferentes modalidades de determinação dos preços de transferência internos às empresas. Finalmente, os estudantes devem ser capazes identificar estratégias empresariais de concorrência ou de cooperação em oligopólios.
No final do curso os alunos devem ser capazes de usar os conceitos e teorias na interpretação e resolução de problemas académicos simples, com rigor na utilização do discurso verbal e das representações gráficas e algébricas. Devem ter adquirido as bases para formação económica mais avançada.
Capítulo 1. Empresas em mercados concorrenciais.
Capítulo 2. Monopólio: a empresa com poder de mercado.
Capítulo 3. Decisões de preços com poder de mercado.
Capítulo 4. Concorrência imperfeita e comportamento estratégico.
Aulas teórico-práticas.
Designação | Peso (%) |
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Teste | 100,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 103,50 |
Frequência das aulas | 58,50 |
Total: | 162,00 |
1) A avaliação distribuída é composta por três testes e requer inscrição numa das turmas.
Forma de cálculo da classificação final: 25%*T1+50%*T2+25%T3
2) Alternativa: Exame final.
A melhoria da classificação é possível por exame e por frequência da unidade curricular.
Máquinas de calcular - nas provas de avaliação é interdito o uso de máquinas de calcular gráficas ou qualquer dispositivo que possa armazenar informação relevante para a unidade curricular.