Matemática II
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Matemática |
Ocorrência: 2022/2023 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
A disciplina de Matemática II tem como principal objetivo fornecer aos alunos conhecimentos básicos de Cálculo Integral e Álgebra Linear. Pretende-se que os alunos percebam os conceitos e resultados fundamentais estudados na disciplina, sejam capazes de relacioná-los e aplicá-los a problemas de índole teórica e prática, nomeadamente no âmbito da Economia. Pretende-se ainda desenvolver no aluno capacidades associadas ao raciocínio lógico e abstrato.
Resultados de aprendizagem e competências
Pretende-se que o aluno adquira competências básicas de Cálculo Integral e Álgebra Linear e seja capaz de aplicar os conhecimentos adquiridos noutras situações da sua vida académica e profissional.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Conhecimentos de Matemática do ensino secundário e da disciplina de Matemática I da licenciatura.
Programa
Parte I -Integração
- Integrais indefinidos
- Integrais definidos
- Integrais impróprios de 1ª e 2ª espécies
- Integrais duplos
Parte II- Álgebra Linear
- Matrizes: introdução
- Determinantes e característica de uma matriz.
- Sistemas de equações lineares
- O Espaço vectorial Rn
- Vectores e valores próprios de uma matriz quadrada
Bibliografia Obrigatória
Aguiar M., Furtado S., Oliveira J. and Reis H.; Apontamentos de Cálculo Integral e Álgebra Linear, 2015
Bibliografia Complementar
Agudo, F. R. Dias; Introdução à Álgebra linear e Geometria Analítica, Escolar Editora, 1992
Ferreira, M. e Amaral, I.; Matemática. Primitivas e Integrais, edições Sílabo, 2006
Giraldes, E., Fernandes, V. H. e Smith, M. P. M.; Curso de Álgebra Linear e Geometria Analítica, McGraw-Hill, 1995
Stewart, J.; Cálculo, S. Paulo: Pioneira, 2001
Cabral, I, Perdigão, C., Saiago, C.; Álgebra Linear, Escolar Editora, 2010. ISBN: 978-972-592-309-2
Pires, C.; Cálculo para Economia e Gestão, Escolar Editora, 2011. ISBN: 978-972-592-298-9
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teórico-práticas
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Exame |
100,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
99,00 |
Frequência das aulas |
63,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Fica aprovado à disciplina o aluno com nota final, arredondada às unidades, não inferior a 10 valores.
Fórmula de cálculo da classificação final
No regime de avaliação distribuída, a nota final é obtida arredondando às unidades o seguinte número:
0.5*n1+0.5*n2
onde n1 e n2 são as notas do primeiro e do segundo testes, respectivamente, arredondadas às décimas. No entanto, caso uma das notas dos testes (t1 ou t2) seja inferior a 6 valores, o aluno não é aprovado por avaliação distribuída.
No regime de exame final, a classificação final é a obtida no exame (arredondado às unidades).
Melhoria de classificação
O aluno não pode melhorar a classificação por avaliação distribuída.
Observações
1) A avaliação distribuída consiste em 2 testes, o primeiro dos quais a ser realizado durante o período lectivo.
2) Os alunos avaliados no primeiro teste do regime de avaliação distribuída e com nota não inferior a 6 valores podem sempre optar entre realizar o segundo teste ou realizar o exame final da época normal.
3) Os alunos avaliados nos dois testes não podem ser avaliados por exame na época normal do ano corrente.
4) Todos os alunos podem ser avaliados por exame na época de recurso.
5) Os exames da época normal e da época de recurso são estruturados em duas partes distintas: integração e álgebra linear. Para o aluno ser aprovado, é necessário que em cada uma das partes obtenha uma nota não inferior a 20% da cotação total atribuída a essa parte.