Código: | 1GE108 | Sigla: | CO |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Estudos de Gestão |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Agrupamento Científico de Gestão |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Gestão |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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LGES | 383 | Plano de Bolonha a partir de 2012 | 1 | - | 6 | 42 | 162 |
- Perceber o comportamento organizacional como um domínio heterogéneo, com grande diversidade de temas e abordagens, e em que confluem diferentes áreas do conhecimento;
- Pensar criticamente os modos de pensar e de organizar, e como eles se traduzem em formas diferentes de abordar a gestão;
- Pensar criticamente como a gestão tem procurado regular o comportamento de indivíduos e grupos no quotidiano das organizações;
- Confrontar as abordagens mainstream e as abordagens críticas sobre as temáticas comportamentais.
- Um entendimento processual de organização e das suas implicações para a análise dos comportamentos das pessoas nas organizações;
- Um entendimento crítico de como os comportamentos de gestores e geridos são marcados por relações de poder;
- Um entendimento crítico sobre a produção de conhecimento em comportamento organizacional.
1. A natureza do comportamento organizacional
1.1 A heterogeneidade de temas e abordagens
1.2 Perspectivas mainstream e críticas
2. Organizações e dinâmicas comportamentais
2.1 Modos de pensar: pensamento de substância, pensamento de processo, pensamento crítico
2.2 Modos de organizar: imagens de organização e dinâmicas comportamentais
I - O INDIVÍDUO E O GRUPO
3. Diferenças individuais e influência social
3.1 Inteligências, personalidade e identidade
3.2 Tipos de influência social
3.3 Comportamentos de normalização, conformismo e obediência à autoridadade
4. Motivação no trabalho
4.1 Abordagens de conteúdo
4.2 Abordagens de processo
4.3 Perspectivas críticas
5. Grupos e equipas de trabalho
5.1 Tipologias, propriedades, coesão e processos grupais
5.2 Conflitos na equipa
5.3 Perspectivas críticas
II - A ORGANIZAÇÃO
6. Estrutura e design organizacional
6.1 Perspectivas mainstream
6.2 Perspectivas críticas
7. A tomada de decisão nas organizações
7.1 O modelo racional de tomada de decisão
7.2 Explicações alternativas ao modelo racional
8. Cultura, identidade e controlo organizacional
8.1 A evolução do controlo nas organizações
8.2 O fenómeno do poder: visões tradicional, radical e Foucauldiana
8.3 Cultura organizacional e identidade: visões mainstream e críticas
8.4 O papel da gestão de recursos humanos: visões mainstream e críticas
9. Estratégia, inovação e mudança organizacional
9.1 Estratégia, mudança estratégica e tomada de decisão estratégica
9.2 Novas formas organizacionais e mudanças associadas
9.3 Perspectivas mainstream, de processo e crítica da mudança organizacional
9.4 Sensemaking, comunicação e resistência à mudança
10. Liderança
10.1 Gestão e liderança
10.2 Liderança como construção
10.3 Perspectivas heróicas
10.4 Perspectivas pós-heróicas e críticas
11. Desafios contemporâneos e novas práticas organizacionais
11.1 Globalização
11.2 Conhecimento, aprendizagem e criatividade nas organizações
11.3 Ética, responsabilidade social e sustentabilidade
A lista bibliográfica completa será fornecida aos alunos na primeira aula e disponibilizada na página da disciplina no Sigarra, na pasta 'Documentos'.
- Aulas teóricas com exposição de conteúdos pelo docente;
- Análise de casos.
Designação | Peso (%) |
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Participação presencial | 20,00 |
Exame | 70,00 |
Trabalho escrito | 10,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 120,00 |
Frequência das aulas | 42,00 |
Total: | 162,00 |
ÉPOCA NORMAL:
a) por avaliação distribuída: Exame final (70%) + Participação nas aulas (20%) + Trabalho em grupo (10%)
A nota mínima no exame é de 7 valores.
b) por exame final: Exame final (100%)
ÉPOCA DE RECURSO: Exame final (100%)
Através de exame final, na época de recurso.