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Comportamento Organizacional

Código: 1GE108     Sigla: CO

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Estudos de Gestão

Ocorrência: 2022/2023 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Agrupamento Científico de Gestão
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Gestão

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LGES 383 Plano de Bolonha a partir de 2012 1 - 6 42 162
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2023-02-09.

Campos alterados: Componentes de Avaliação e Ocupação, Fórmula de cálculo da classificação final

Língua de trabalho

Português e inglês

Objetivos

- Perceber o comportamento organizacional como um domínio heterogéneo, com grande diversidade de temas e abordagens, e em que confluem diferentes áreas do conhecimento;
- Pensar criticamente os modos de pensar e de organizar, e como eles se traduzem em formas diferentes de abordar a gestão;
- Pensar criticamente como a gestão tem procurado regular o comportamento de indivíduos e grupos no quotidiano das organizações;
- Confrontar as abordagens mainstream e as abordagens críticas sobre as temáticas comportamentais.

Resultados de aprendizagem e competências

- Um entendimento processual de organização e das suas implicações para a análise dos comportamentos das pessoas nas organizações;
- Um entendimento crítico de como os comportamentos de gestores e geridos são marcados por relações de poder;
- Um entendimento crítico sobre a produção de conhecimento em comportamento organizacional.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. A natureza do comportamento organizacional
   
1.1 A heterogeneidade de temas e abordagens
    1.2 Perspectivas mainstream e críticas

2. Organizações e dinâmicas comportamentais
  
    2.1 Modos de pensar: pensamento de substância, pensamento de processo, pensamento crítico   
    2.2 Modos de organizar: imagens de organização e dinâmicas comportamentais


I - O INDIVÍDUO E O GRUPO

3. Diferenças individuais e influência social
   
3.1 Inteligências, personalidade e identidade
    3.2 Tipos de influência social
    3.3 Comportamentos de normalização, conformismo e obediência à autoridadade

4. Motivação no trabalho
    4.1 Abordagens de conteúdo
    4.2 Abordagens de processo
    4.3 Perspectivas críticas 

5. Grupos e equipas de trabalho
    5.1 Tipologias, propriedades, coesão e processos grupais
    5.2 Conflitos na equipa
    5.3 Perspectivas críticas


II - A ORGANIZAÇÃO

6. Estrutura e design organizacional
   
 6.1 Perspectivas mainstream
    6.2 Perspectivas críticas

7. A tomada de decisão nas organizações

    7.1 O modelo racional de tomada de decisão
    7.2 Explicações alternativas ao modelo racional

8. Cultura, identidade e controlo organizacional
    8.1 A evolução do controlo nas organizações 
    8.2 O fenómeno do poder: visões tradicional, radical e Foucauldiana   
    8.3 Cultura organizacional e identidade: visões mainstream e críticas
    8.4 O papel da gestão de recursos humanos: visões mainstream e críticas

9. Estratégia, inovação e mudança organizacional
    9.1 Estratégia, mudança estratégica e tomada de decisão estratégica
    9.2 Novas formas organizacionais e mudanças associadas    
    9.3 Perspectivas mainstream, de processo e crítica da mudança organizacional
    9.4 Sensemaking, comunicação e resistência à mudança 

10. Liderança
 
  10.1 Gestão e liderança
    10.2 Liderança como construção
    10.3 Perspectivas heróicas
    10.4 Perspectivas pós-heróicas e críticas 

11. Desafios contemporâneos e novas práticas organizacionais
    11.1 Globalização
    11.2 Conhecimento, aprendizagem e criatividade nas organizações
    11.3 Ética, responsabilidade social e sustentabilidade 

Bibliografia Obrigatória

Mullins Laurie J.; Management and organisational behaviour

Observações Bibliográficas

A lista bibliográfica completa será fornecida aos alunos na primeira aula e disponibilizada na página da disciplina no Sigarra, na pasta 'Documentos'. 

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

- Aulas teóricas com exposição de conteúdos pelo docente;
- Análise de casos.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 20,00
Exame 70,00
Trabalho escrito 10,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 120,00
Frequência das aulas 42,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Presença em pelo menos 3/4 das aulas.

Fórmula de cálculo da classificação final

ÉPOCA NORMAL:
a) por avaliação distribuída: Exame final (70%) + Participação nas aulas (20%) + Trabalho em grupo (10%)
A nota mínima no exame é de 7 valores.

b) por exame final: Exame final (100%)

ÉPOCA DE RECURSO: Exame final (100%)

Provas e trabalhos especiais


 

Melhoria de classificação

Através de exame final, na época de recurso.

Observações

O regime de avaliação distribuída pressupõe a presença em, pelo menos, 3/4 das aulas. Quem não cumprir este requisito, qualquer que seja o motivo, deverá realizar exame final.
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