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Economia e Gestão no Sector da Saúde

Código: 1OP11     Sigla: EGSS

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Economia

Ocorrência: 2021/2022 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Agrupamento Científico de Economia
Instituição Responsável: Faculdade de Economia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LECO 16 Plano de Bolonha a partir de 2012 3 - 3 42 81
LGES 8 Plano de Bolonha a partir de 2012 3 - 3 42 81

Língua de trabalho

Português

Objetivos

O objetivo da unidade curricular consiste em fornecer aos alunos um conjunto de instrumentos económicos específicos que permitam compreender o sistema de saúde em geral, e em particular, o funcionamento das instituições de saúde. A unidade curricular propicia também uma introdução aos modelos de gestão de instituições do setor da saúde.

Resultados de aprendizagem e competências

No final da unidade curricular, o estudante deverá ser capaz de: 
1. Identificar os determinantes da procura e da oferta de cuidados de saúde;
2. Identificar diferentes modalidades de intervenção no setor da saúde por parte do Estado;
3. Comparar outros sistemas de saúde com o sistema de saúde português; 
4. Utilizar conceitos e modelos económicos para compreender e antecipar o comportamento de diferentes atores do setor da saúde;
5. Comparar diferentes modalidades de financiamento do setor da saúde e de pagamento aos prestadores e seus possíveis problemas;
6. Identificar diferentes métodos de avaliação económica em saúde e interpretar os resultados de um estudo de avaliação económica;

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Introdução:
1.1. Conceito de economia da saúde;
1.2. A importância do setor da saúde na economia;
1.3. O que é diferente no setor da saúde;
1.4. Problemas de Informação imperfeita e Incerteza: 
1.4.1. Seleção adversa e Risco moral;
1.4.2. Assimetria de informação e monopólio crescente; 
1.4.3. Indução da procura; 
1.4.4. Variações de prática clínica.
1.5. Sistemas de saúde.

2. Financiamento da saúde:
2.1. O crescimento das despesas em saúde;
2.2. Despesas em saúde e rendimento;
2.3. Despesas em saúde e envelhecimento da população;
2.4. Financiamento do sistema de saúde português; 

3. Produção e procura de saúde.  
3.1. Produção de saúde;
3.2. Fatores produtivos em saúde;
3.3. Procura de saúde e de cuidados de saúde.

4. Gestão de instituições de saúde:
4.1. Modelos de pagamento aos profissionais e às instituições;
4.2. Gestão de hospitais;
4.3. Cuidados de saúde primários.

5. Mercado do medicamento
5.1. Introdução;
5.2. Os ensaios clínicos e a importância da I&D; 
5.3. Fusões e Aquisições;
5.4. Importância económica das patentes;
5.5. Genéricos; 
5.6. Valor económico dos medicamentos
5.7. Conclusões

6. Avaliação económica em saúde
6.1. Conceito e importância;
6.2. Tipos de avaliação económica;
6.3. QALYs e DALYs;
6.4. Valorização monetária dos ganhos em saúde;
6.5. A tomada de decisão;
6.6. Alguns aspetos a considerar;
6.7. O problema da incerteza; 
6.8. Conclusões

Bibliografia Obrigatória

Pedro Luís Pita Barros; Economia da saúde. ISBN: 978-972-40-7571-6

Bibliografia Complementar

Bhattacharya Jay; Health economics. ISBN: 978-1-137-02996-6
Sherman Folland; The^economics of health and health care. ISBN: 978-1-138-20805-6

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teórico-práticas, onde são apresentados os conceitos e modelos de análise, e são discutidos exemplos e casos. As aulas são conduzidas de forma a potenciar o debate de ideias.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 70,00
Trabalho escrito 30,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 42,00
Frequência das aulas 39,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

Avaliação contínua: um trabalho facultativo (individual ou por grupos de 2 elementos) e dois testes, com o segundo a realizar-se na data do exame final. 
OU
Exame final.

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação contínua: a classificação final da avaliação contínua corresponderá à média dos vários momentos de avaliação - os testes valem 70%, e o trabalho vale 30%. Se os estudantes não realizarem trabalho, a nota será a média simples dos dois testes. 
Exame final: classificação do exame final.

Provas e trabalhos especiais

O objetivo do trabalho é a comparação de um sistema de saúde com o sistema de saúde português. Cada grupo deverá estudar um país diferente.

Melhoria de classificação

Apenas por exame final.
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