Código: | 1OP11 | Sigla: | EGSS |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Economia |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Agrupamento Científico de Economia |
Instituição Responsável: | Faculdade de Economia |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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LECO | 16 | Plano de Bolonha a partir de 2012 | 3 | - | 3 | 42 | 81 |
LGES | 8 | Plano de Bolonha a partir de 2012 | 3 | - | 3 | 42 | 81 |
O objetivo da unidade curricular consiste em fornecer aos alunos um conjunto de instrumentos económicos específicos que permitam compreender o sistema de saúde em geral, e em particular, o funcionamento das instituições de saúde. A unidade curricular propicia também uma introdução aos modelos de gestão de instituições do setor da saúde.
No final da unidade curricular, o estudante deverá ser capaz de:
1. Identificar os determinantes da procura e da oferta de cuidados de saúde;
2. Identificar diferentes modalidades de intervenção no setor da saúde por parte do Estado;
3. Comparar outros sistemas de saúde com o sistema de saúde português;
4. Utilizar conceitos e modelos económicos para compreender e antecipar o comportamento de diferentes atores do setor da saúde;
5. Comparar diferentes modalidades de financiamento do setor da saúde e de pagamento aos prestadores e seus possíveis problemas;
6. Identificar diferentes métodos de avaliação económica em saúde e interpretar os resultados de um estudo de avaliação económica;
1. Introdução:
1.1. Conceito de economia da saúde;
1.2. A importância do setor da saúde na economia;
1.3. O que é diferente no setor da saúde;
1.4. Problemas de Informação imperfeita e Incerteza:
1.4.1. Seleção adversa e Risco moral;
1.4.2. Assimetria de informação e monopólio crescente;
1.4.3. Indução da procura;
1.4.4. Variações de prática clínica.
1.5. Sistemas de saúde.
2. Financiamento da saúde:
2.1. O crescimento das despesas em saúde;
2.2. Despesas em saúde e rendimento;
2.3. Despesas em saúde e envelhecimento da população;
2.4. Financiamento do sistema de saúde português;
3. Produção e procura de saúde.
3.1. Produção de saúde;
3.2. Fatores produtivos em saúde;
3.3. Procura de saúde e de cuidados de saúde.
4. Gestão de instituições de saúde:
4.1. Modelos de pagamento aos profissionais e às instituições;
4.2. Gestão de hospitais;
4.3. Cuidados de saúde primários.
5. Mercado do medicamento
5.1. Introdução;
5.2. Os ensaios clínicos e a importância da I&D;
5.3. Fusões e Aquisições;
5.4. Importância económica das patentes;
5.5. Genéricos;
5.6. Valor económico dos medicamentos
5.7. Conclusões
6. Avaliação económica em saúde
6.1. Conceito e importância;
6.2. Tipos de avaliação económica;
6.3. QALYs e DALYs;
6.4. Valorização monetária dos ganhos em saúde;
6.5. A tomada de decisão;
6.6. Alguns aspetos a considerar;
6.7. O problema da incerteza;
6.8. Conclusões
Aulas teórico-práticas, onde são apresentados os conceitos e modelos de análise, e são discutidos exemplos e casos. As aulas são conduzidas de forma a potenciar o debate de ideias.
Designação | Peso (%) |
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Teste | 70,00 |
Trabalho escrito | 30,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 42,00 |
Frequência das aulas | 39,00 |
Total: | 81,00 |
Avaliação contínua: um trabalho facultativo (individual ou por grupos de 2 elementos) e dois testes, com o segundo a realizar-se na data do exame final.
OU
Exame final.
Avaliação contínua: a classificação final da avaliação contínua corresponderá à média dos vários momentos de avaliação - os testes valem 70%, e o trabalho vale 30%. Se os estudantes não realizarem trabalho, a nota será a média simples dos dois testes.
Exame final: classificação do exame final.