Seminário 3
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Economia |
Ocorrência: 2021/2022 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MEEE |
33 |
Plano de estudos |
2 |
- |
3 |
21 |
81 |
Língua de trabalho
Inglês
Objetivos
Esta unidade curricular visa proporcionar aos estudantes a possibilidade de aplicarem os conhecimentos adquiridos em casos concretos apresentados por oradores convidados em temas relacionados com a economia da estratégia e da empresa. Os seminários são concebidos como espaço de debate e de integração entre abordagem analítica e criativa de resolução de problemas.
O objetivo é que os estudantes desenvolvam a capacidade de discutir criticamente assuntos de interesse para a sua formação curricular e carreira profissional e que sejam capazes de integrar conhecimentos e adotar abordagens multidisciplinares aos problemas com que se confrontem.
Resultados de aprendizagem e competências
A unidade curricular procura desenvolver competências de trabalho em equipa, integração e aplicação de conhecimentos e resolução de problemas complexos adotando uma perspetiva multidisciplinar e incorporando preocupações de natureza ética. Através do confronto com casos concretos apresentados pelos oradores, os estudantes aprendem a caracterizar um problema, a avaliar o resultado da aplicação das diferentes abordagens teóricas apreendidas ao longo da sua formação e a comunicar a sua análise e conclusões.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
N.A.
Programa
N.A.
Bibliografia Obrigatória
Dawson R. Hancock and Bob Algozzine; Doing Case Study Research: A Practical Guide for Beginning Researchers, Teachers College Press; 3 edition, 2016. ISBN: 978-0807758137
Observações Bibliográficas
A bibliografia recomendada será adequada aos temas abordados pelos oradores convidados.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Orientação tutorial; avaliação por trabalhos de grupo.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Trabalho escrito |
50,00 |
Trabalho prático ou de projeto |
50,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Frequência das aulas |
21,00 |
Trabalho escrito |
60,00 |
Total: |
81,00 |
Obtenção de frequência
Os estudantes devem assistir a, pelo menos, 75% das aulas/apresentações programadas.
Fórmula de cálculo da classificação final
Média ponderada da classificação das três componentes, sujeito a uma pontuação mínima de 10 em cada componente.