Inovação
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Economia |
Ocorrência: 2021/2022 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MEEE |
43 |
Plano de estudos |
2 |
- |
3 |
21 |
81 |
Língua de trabalho
Inglês
Objetivos
A disciplina tem como principal objetivo proporcionar um conhecimento aprofundado sobre inovação e gestão da inovação num contexto empresarial, com enfoque no modo como a inovação se integra no processo estratégico das empresas e no seu impacto ao nível da organização interna e da gestão.
Resultados de aprendizagem e competências
Após a conclusão da unidade curricular, o estudante deverá ser capaz de:
- analisar processos de inovação;
- compreender as consequências da inovação para as organizações;
- comprender o modo como a inovação pode ser promovida nas empresas e outras organizações.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
1. Inovação e vantagem competitiva
2. Tipos de inovação
3. Estratégias de inovação
4. Alianças e redes de inovação
5. Mecanismos de implementação eficazes
6. A organização criativa
Bibliografia Obrigatória
Tidd, J. & J. Bessant; Managing Innovation: Integrating Technological, Market and Organizational Change, 5th edition, John Wiley & Sons., 2013
Scotchmer, Suzanne; Innovation and Incentives, MIT Press, 2006
Bibliografia Complementar
Radjou, N. & Prabhu, J.; Frugal Innovation, The Economist, 2005
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Os trabalhos distribuem-se por seis aulas semanais de 3 horas e uma aula final de síntese, combinando exposição dos conteúdos com estudos de casos.
A combinação de aulas com componente expositiva com resolução de estudos de caso assegura que os objetivos de aprendizagem serão atingidos quer no que se refere a aquisição de conhecimentos (assegurada pela componente expositiva), quer no que se refere às componentes de aptidões e competências (asseguradas pela opção por metodologias colaborativas e orientadas para a resolução de estudos de caso).
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Teste |
60,00 |
Trabalho escrito |
40,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
40,00 |
Frequência das aulas |
21,00 |
Trabalho escrito |
20,00 |
Total: |
81,00 |
Obtenção de frequência
Os estudantes devem assistir a pelo menos 75% das aulas. A aprovação requer uma classificação final igual ou superior a 10 valores e uma classificação no teste igual ou superior a 7 valores.
Fórmula de cálculo da classificação final
Nota final = 60% nota do teste + 40% nota do trabalho escrito