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Negócio Internacional

Código: 2M3E23     Sigla: IB

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Economia

Ocorrência: 2021/2022 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Curso/CE Responsável: Mestrado em Economia da Empresa e da Estratégia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
ME 9 Plano Oficial a partir de 2021-2022 1 - 3 21 81
MEEE 32 Plano de estudos 1 - 3 21 81

Língua de trabalho

Inglês

Objetivos

Esta disciplina visa proporcionar aos estudantes um sólido conhecimento da área do Negócio Internacional (International Business), centrando-se nos temas da internacionalização de empresas e da estratégia e impacto das empresas multinacionais (MNEs), nomeadamente:

  • Conhecer o enquadramento, principais tendências e desafios relativos a Internacionalização e MNEs - na interface entre a Economia, Geopolítica e Tecnologia
  • Dominar conceitos e ferramentas teóricas relacionadas com MNEs e Internacionalização
  • Compreender motivações para a internacionalização
  • Conhecer opções estratégicas subjacentes à internacionalização
  • Entender a MNE moderna e o seu impacto
  • Conhecer o quadro regulatório inerente às MNEs e ao (IDE) e as respetivas instituições e políticas .

Resultados de aprendizagem e competências

Resultados de aprendizagem:
O/A estudante deve ser capaz de:
- Identificar os principais conceitos e os principais referenciais teóricos relacionados com a internacionalização de empresas.
- Distinguir e avaliar estratégias de internacionalização, identificando vantagens e inconvenientes;
- Analisar criticamente casos reais de internacionalização;
- Identificar os impactos decorrentes da internacionalização e da actividade das MNEs.

Competências relacionadas com:
- Investigação na área do Negócio Internacional
- Discussão de estratégias de internacionalização
- Trabalho de grupo e geração de consensos
- Consultoria no âmbito da internacionalização.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

I. Negócio Internacional: enquadramento, conceitos, factos e tendências.
II. Teorias do investimento directo estrangeiro (IDE) e das empresas multinacionais. Motivações para o IDE e para a produção internacional.
III. Modos de entrada e de estabelecimento nos mercados externos. As opções estratégicas fundamentais (exportações, formas contratuais e IDE): vantagens e desvantagens, trade-offs e implicações.
IV. O processo de internacionalização. Modelo de Uppsala versus outras abordagens (Born Globals; Teoria das redes).


 

Bibliografia Obrigatória

Dunning, John e Lundan, Sarianna; Multinational Enterprises and the Global Economy, Edward Elgar Publishing, 2008. ISBN: 978-1-84720-122-5
Ietto-Gillies, Grazia; Transnational Corporations and International Production: Concepts, Theories and Effects, Edward Elgar Publishing, 2005. ISBN: 1-84542-255-4
Vários; The Oxford Handbook of International Business, Rugman, Alan, 2009 (2ª Edição (1ª Edição existe na biblioteca))

Bibliografia Complementar

Navaretti, Giorgio e Venables, Anthony; Multinational Firms and the World Economy, Princeton University Press, 2004
Forsgren, Mats; Theories of the multinational firm: A multidimensional creature in the global economy, Edward Elgar Publishing, 2008. ISBN: 978-1-84844-586-4
Hill, Charles; International Business: Competing in the Global Marketplace, McGraw-Hill, 2007 (6ª Edição)
Welch, Lawrence; Foreign operation methods: theory, analysis, strategy, Edward Elgar Publishing, 2008. ISBN: 978-1-84720-926-9

Observações Bibliográficas

Detailed bibliography available on Sigarra system course page and provided to students in paper form.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As aulas terão um formato de sessão interactiva: a docente apresenta e discute os conteúdos programáticos, pretendendo-se que os estudantes participem ativamente na discussão dos temas, colocando questões e partilhando as suas experiências ou visões com o grupo.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 70,00
Trabalho escrito 30,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 65,00
Frequência das aulas 21,00
Trabalho escrito 15,00
Total: 101,00

Obtenção de frequência

A avaliação distribuída requer assiduidade mínima: 75% das aulas lecionadas, de acordo com o RAC.

Fórmula de cálculo da classificação final

São 2 as componentes da avaliação distribuída, com o seguinte peso no cálculo da classificação final:
(i) Teste global, valendo 70% (nota mínima: 8 valores);

(ii)  Trabalho escrito, de grupo (grupos a definir conforme a dimensão da turma): 30%


Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os estudantes que estejam dispensados de assiduidade às aulas, de acordo com o nº3 do artigo 11º do RAC, serão chamados a realizar um trabalho especial que consiste na elaboração de um relatório de duas páginas, avaliando um trabalho de investigação indicado pela docente.

Melhoria de classificação

Apenas a componente de Teste é passível de melhoria em Época de Recurso.

Observações


Não é possível fazer a disciplina somente através de exame final. O aproveitamento à disciplina implica, necessariamente, a realização de todas as componentes da avaliação (inclui a realização do trabalho escrito).

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