Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > 2M3E09
Mapa das Instalações
Edifício Principal | Main Building Edifício Pós-Graduações | Post-Graduate Building

Estratégia Empresarial

Código: 2M3E09     Sigla: SI

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Estudos de Gestão

Ocorrência: 2021/2022 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Curso/CE Responsável: Mestrado em Economia da Empresa e da Estratégia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MEEE 44 Plano de estudos 1 - 3 21 81

Língua de trabalho

Inglês

Objetivos

O programa percorre todos as dimensões da análise e implementação da estratégia, construindo a partir de fundamentos teóricos adquiridos na unidade curricular  de Economia da Estratégia. Os estudantes operacionalizarão esses conhecimentos e compreenderão o modo com as opções estratégicas são feitas e a estratégia é implementada. Será colocada ênfase nas diversas fases do processo estratégico e da implementação da estratégica, preparando os estudantes para serem consultores de estratégia.

Resultados de aprendizagem e competências

Após a conclusão da unidade curricular espera-se que os alunos sejam capazes de discutir e aplicar os conceitos básicos de análise e implementação estratégica, de preparar uma análise estratégica e de avaliar as opções alternativas que se coloquem à empresa.

 

Modo de trabalho

Presencial

Programa


  1. Fundamentos da Estratégia

  2. Posicionamento estratégico

  3. Opções estratégicas

  4. Implementação da estratégia

Bibliografia Obrigatória

Gerry Johnson; Exploring strategy. ISBN: 978-1-292-14517-4

Bibliografia Complementar

Jim Collins; Great by choice. ISBN: 978-0-06-212099-1
Frank T. Rothaermel; Strategic management. ISBN: 978-1-260-09237-0
Richard Lynch; Strategic Management, Pearson Education Limited. ISBN: 978-1292211404

Observações Bibliográficas

A bibliografia recomendada será complementada com artigos selecionados para cada capítulo do programa.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Considerando os conhecimentos sobre estratégia previamente adquiridos, a metodologia assenta na discussão em sala com base em casos de estudo reais assegura que os estudantes adquirirão a capacidade de conduzir criticamente processos de análise estratégica e avaliar opções alternativas. A ênfase será colocada nas diversas fases do processo estratégico e da implementação da estratégia.

 


Palavras Chave

Ciências Sociais > Economia > Microeconomia

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 20,00
Trabalho prático ou de projeto 60,00
Trabalho escrito 20,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 40,00
Frequência das aulas 18,00
Trabalho escrito 23,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

Os estudantes devem assistir a pelo menos 75% das aulas.

Fórmula de cálculo da classificação final

Média ponderada da classificação das componentes, sujeito a uma pontuação mínima de 10 em cada componente.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Economia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-10-06 às 19:24:25 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias
SAMA2