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Crescimento Económico

Código: 1EC301     Sigla: CE

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Economia

Ocorrência: 2021/2022 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Agrupamento Científico de Economia
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Economia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LECO 324 Plano de Bolonha a partir de 2012 3 - 6 42 162
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2021-10-05.

Campos alterados: Fórmula de cálculo da classificação final

Língua de trabalho

Português e inglês

Objetivos

A unidade curricular compreende a discussão do conceito e da medida do crescimento económico; a análise de dados empíricos sobre o crescimento e problemáticas associadas; e a discussão aprofundada dos principais modelos matemáticos de crescimento, privilegiando a abordagem neoclássica.

Resultados de aprendizagem e competências

Os estudantes que obtenham aprovação à unidade curricular serão capazes de:


a) entender a problemática do crescimento;
b) analisar dados empíricos sobre crescimento e temas relacionados;
c) descrever e analisar criticamente os modelos de Harrod e de Solow e a teoria do crescimento endógeno.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

CAPÍTULO I – INTRODUÇÃO. 1. Conceitos básicos: crescimento económico e problemáticas associadas. 2. A medida do crescimento. 3. A história da teoria do crescimento.

CAPÍTULO II - EQUILÍBRIO DINÂMICO: DO DEBATE INICIAL AO MODELO NEOCLÁSSICO. 1. A dinamização do modelo keynesiano: o modelo de Harrod. 2. O modelo neoclássico. 3. Breve referência aos modelos de Kaldor e Pasinetti.

CAPÍTULO III - FACTOS ESTILIZADOS DO CRESCIMENTO E PROLONGAMENTOS DO MODELO NEOCLÁSSICO. 1. O modelo de Solow com progresso técnico. 2. Factos estilizados do crescimento económico. 3. A problemática da convergência.

CAPÍTULO IV - CRESCIMENTO ENDÓGENO. 1. Introdução: o mecanismo do crescimento endógeno. 2. O primeiro modelo de Romer. 3. O modelo de Lucas. 4. O segundo modelo de Romer. 5. Apreciação e perspectivas futuras da teoria do crescimento endógeno

Bibliografia Obrigatória

Figueiredo, A.M., Pessoa, A. e Silva, M.R.; Crescimento Económico, Escolar Editora, 2005
Barro, R. e Sala-i-Martin, X.; Economic Growth (2ª ed.), MIT Press, 2004
Jones, C. e Vollrath, D.; Introduction to Economic Growth , W. W. Norton, 2013 (3ª ed.)

Bibliografia Complementar

Harrod, R.; An Essay in Dynamic Theory, Economic Journal, vol. 49, 1939 (pp. 14-33)
Jones, C., Romer, P. ; The New Kaldor Facts: Ideas, Institutions, Population, and Human Capital, American Economic Journal: Macroeconomics, 2(1), 224–45, 2010
Kravis, I.; The Three Faces of the International Comparison Project, The World Bank Research Observer, vol. 1, 1986 (pp. 3-26)
Lucas, R.E.; On the Mechanics of Economic Development, Journal of Monetary Economics, vol. 22, 1988 (pp. 3-42)
Romer, P.M.; Increasing Returns and Long-Run Growth, Journal of Political Economy, vol. 94, 1986 (pp. 1002-1037)
Romer, P.M.; Endogenous Technical Change, Journal of Political Economy, vol. 98, 1990 (pp. S71-S102)
Romer, P.M.; The Origins of Endogenous Growth, Journal of Economic Perspectives, vol. 8, 1994 (pp. 3-22)
Solow, R. ; A Contribution to the Theory of Economic Growth, Quarterly Journal of Economics, vol. 70, 1956 (pp. 65-94)
Solow, R.; Perspectives on Growth Theory, Journal of Economic Perspectives, vol. 8, 1994 (pp. 45-54.)
Human Development Report, Nações Unidas, vários anos
World Development Report, Banco Mundial, vários anos
World Bank; Purchasing Power Parities and Real Expenditures of World Economies: 2011 International Comparison Program, 2014

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As aulas são teórico-práticas. Para além da exposição teórica, incentiva-se a participação dos estudantes na discussão sobre a relevância dos diversos contributos teóricos e evidências empíricas.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 123,00
Frequência das aulas 39,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Há duas modalidades de avaliação:

1. Avaliação distribuída com base em dois testes. A aprovação exige a obtenção de uma classificação média igual ou superior a 9,5 valores e uma classificação no segundo teste igual ou superior a 6,5 valores. A participação na avaliação distribuída exige a inscrição numa turma.

2. Avaliação por exame final.


Todos os estudantes inscritos na unidade curricular têm acesso ao exame final.

Fórmula de cálculo da classificação final

1. Avaliação distribuída: dois testes, com ponderação de 50% (1º teste) e 50% (2º teste) na classificação final.

2. Avaliação por exame final.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

A avaliação em época especial - excluindo a época de Setembro - realiza-se por prova oral.

Melhoria de classificação

A melhoria de classificação pode efectuar-se por avaliação distribuída ou por exame final.
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