Microeconomia I
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Economia |
Ocorrência: 2021/2022 - 1S ![Requerida a integração com o Moodle Ícone do Moodle](/fep/pt/imagens/MoodleIcon)
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Os objectivos desta disciplina são fundamentalmente dois:
(1) compreender alguns princípios e instrumentos económicos básicos; (2) aplicar esses princípios e instrumentos a um conjunto de problemas económicos, nomeadamente a problemas de decisão económica individual e ao funcionamento de alguns mercados de bens.
Resultados de aprendizagem e competências
O estudante deve ser capaz de:
(1) explicar os conceitos de custo de oportunidade e de preço de reserva;
(2) aplicar o princípio do custo-benefício a problemas de decisão económica de um agente (indivíduo, empresa ou um país);
(3) explicar o modelo da oferta e da procura e o funcionamento de um mercado de concorrência perfeita sem intervenção do governo;
(4) analisar os efeitos no mercado de concorrência perfeita da introdução de medidas de política económica (e.g., a introdução de um imposto ou aumento/diminuição de um imposto);
(5) explicar o processo de decisão de um consumidor individual ;
(6) analisar os efeitos de uma alteração dos preços dos bens ou do rendimento nas decisões do consumidor;
(7) calcular o efeito preço total e a sua decomposição em efeito de substituição e efeito rendimento.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
Capítulo 0. Instrumentos matemáticos: Análise gráfica; Valores totais, médios e marginais. Parte I – Conceitos Económicos Básicos Capítulo 1. Escolha e Escassez 1.1 O princípio da escassez 1.2 O princípio do custo-benefício 1.2.1 Custo de oportunidade 1.2.2 Preço de reserva 1.2.3 Custo de oportunidade e actividade alternativa relevante 1.2.4 Distinção entre custo e benefício médio e custo e benefício marginal 1.2.5 Custo de oportunidade e custo afundado 1.3 Vantagem absoluta e vantagem comparativa 1.4 A curva de possibilidades de produção 1.5 Análise positiva versus análise normativa 1.6 Microeconomia versus macroeconomia Capítulo 2. Oferta e Procura 2.1 Conceito de Mercado 2.2 Procura 2.2.1 A curva da procura de mercado 2.2.2 Determinantes da procura 2.3 Oferta 2.3.1 A curva da oferta de mercado 2.3.2 Determinantes da oferta 2.4 Equilíbrio de mercado 2.5 Perturbações ao equilíbrio de mercado 2.6 Conceito de Elasticidade 2.6.1 Elasticidade preço da procura 2.6.1.1 Determinantes da elasticidade preço da procura 2.6.1.2 A elasticidade arco e a elasticidade num ponto 2.6.1.3 Declive da curva da procura versus elasticidade preço da procura 2.6.1.4 A elasticidade preço da procura e a despesa total 2.6.2 Elasticidade rendimento da procura 2.6.3 Elasticidade preço cruzada da procura 2.6.4 Elasticidade preço da oferta 2.7 Aplicações Capítulo 3. Oferta, Procura e Governo 3.1 Controlo de Preços 3.1.1 Preços máximos 3.1.2 Preços mínimos 3.2 Quotas de produção 3.3 Impostos 3.4 Aplicações Capítulo 4. Oferta, Procura e Eficiência 4.1 Excedente do consumidor 4.2 Excedente do produtor 4.3 Equilíbrio de mercado e eficiência 4.4 Eficiência de mercado e políticas económicas 4.4.1 Eficiência de mercado e impostos 4.4.2 Eficiência de mercado e quota de produção 4.5 Aplicações Parte II – Teoria do Consumidor e Procura Capítulo 5. Comportamento do Consumidor 5.1 Preferências do consumidor 5.1.1 Propriedades das preferências 5.1.2 Curvas de indiferença 5.1.3 Utilidade cardinal versus utilidade ordinal 5.2 Restrição orçamental 5.3 Decisão óptima do consumidor 5.4 Aplicações Capítulo 6. Procura Individual e de Mercado 6.1 Efeitos da variação no rendimento 6.1.1 Variação no rendimento e decisão óptima do consumidor 6.1.2 Curva consumo-rendimento 6.1.3 Curva de Engel 6.2 Efeitos da variação no preço 6.2.1 Variação no preço e decisão óptima do consumidor 6.2.2 Curva consumo preço 6.2.3 Curva da procura do consumidor individual 6.3 Agregação das curvas da procura individuais 6.4 Efeito de substituição e efeito rendimento 6.4.1 Variação no preço de um bem normal 6.4.2 Variação no preço de um bem inferior 6.5 Aplicações
Bibliografia Obrigatória
N. Gregory Mankiw e Mark P. Taylor; Microeconomics, 2ª edição, Cengage, 2011
David Besanko and Ronald Braeutigam; Microeconomics, 4ª edição, John Wiley & Sons, Inc., 2011
Bibliografia Complementar
Frank, Robert e Bern Bernanke; Princípios de Economia, McGraw-Hill, 2003
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teóricas e aulas práticas.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Teste |
20,00 |
Exame |
80,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
103,50 |
Frequência das aulas |
58,50 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Avaliação distribuída com exame final ou apenas exame final. A avaliação distribuída com exame final consiste em um teste escrito realizado no moodle e cobre os capítulos 1 e 2 do programa. O exame cobre todos os capítulos do programa.
Fórmula de cálculo da classificação final
Avaliação distribuída com exame final ou apenas exame final.
A avaliação distribuída com exame final consiste em um teste escrito, realizado no moodle, e o exame final. O teste tem um factor de ponderação igual a 20%. O exame tem um fator de ponderação de 80%. São aprovados os alunos que na média do teste e do exame tenham uma classificação mínima de 9,5 valores, desde que no teste não tenham uma classificação inferior a 6,0 valores. O aluno que no teste tenha uma classificação inferior a 6,0 valores fica automaticamente excluído da avaliação distribuída, sendo remetido para o exame de época normal.
A nota da avaliação distribuída com exame final é calculada da seguinte forma:
máximo{20%*nota do teste+80%*nota do exame; nota do exame}.
A nota do teste não é tida em consideração no cálculo da nota final no caso de melhoria de nota no exame da época de recurso.
Provas e trabalhos especiais