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Estatística II

Código: 1GE210     Sigla: EST II

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Matemática

Ocorrência: 2021/2022 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Agrupamento Científico de Matemática e Sistemas de Informação
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Gestão

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LGES 276 Plano de Bolonha a partir de 2012 2 - 3 42 81
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2022-02-07.

Campos alterados: Fórmula de cálculo da classificação final, Tipo de avaliação, Obtenção de frequência

Língua de trabalho

Português

Objetivos

O objectivo da UC é formar utilizadores críticos dos métodos estatísticos com capacidade de desenvolver análises em novas situações. Criar competências para que os alunos sejam capazes de aplicar correctamente as técnicas e os conceitos estatísticos em situações novas e aplicadas a problemas reais. Aquisição de conhecimentos resultantes do estudo da Inferência Estatística e da Econometria.

Resultados de aprendizagem e competências

No fim da UC os alunos devem conhecer os principais modelos de probabilidade e  compreender os conceitos basilares da inferência estatística; estar habilitados a usar corretamente técnicas estatísticas, nunca esquecendo a sua rigorosa formulação matemática e condições de aplicabilidade, mesmo quando compreendidos intuitivamente.


Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

 A unidade curricular Estatística I.

Programa

INFERÊNCIA ESTATÍSTICA

1. Introdução à Estatística Indutiva
2. Estimação por Pontos Métodos de construção de estimadores: método dos momentos; método da máxima verosimilhança. Propriedades desejáveis dos estimadores: centricidade; consistência; eficiência.
3. Estimação por Intervalos Noção de Intervalo de Confiança. Intervalo de confiança para a média de populações normais e não-normais. Intervalo de confiança para a variância de uma população normal. Intervalo de confiança para a proporção. Intervalo de confiança para a diferença de médias de amostras independentes e emparelhadas. Intervalo de confiança para a diferença de proporções.
4. Testes de Hipóteses Noção de teste estatístico. Potência de um teste. Testes paramétricos: Teste para a média de populações normais e não-normais. Teste para a variância de uma população normal. Teste para a proporção. Testes para comparação de médias, variâncias e proporções. Testes para o correlação: Teste de Pearson e Teste de Spearman.
5. Testes de Hipóteses Não-Paramétricos: Teste de Wilcoxon, Teste de Mann - Whitney - Wilcoxon, Teste de Kruskal - Wallis, Teste do Qui-quadrado para análise de independência e para ajustamento.

Bibliografia Obrigatória

Bento Murteira, Carlos Silva Ribeiro, João Andrade e Silva, Carlos Pimenta; Introdução à Estatística, McGraw-Hill, 2002
Bento Murteira; Probabilidades e Estatística, McGraw-Hill, 1990 (2ª ed.)

Bibliografia Complementar

Figueiredo Fernanda Otília de Sousa 070; Inferência estatística. ISBN: 978-972-592-501-0
Carlos D. Paulino, João A. Branco; 'Exercícios de Probabilidades e Estatística, Escolar Editora, 2005 (LIVRO DE EXERCÍCIOS:)

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Disciplina Obrigatória com Aulas Teórico - Práticas.
Todas as aulas são em português.
Disciplina com e-learning.

Nas aulas a exposição dos conceitos será motivada por exemplos de aplicação e ilustrada com exercícios e comentários sobre as condições de aplicação. Resolução de exercícios  com enfoque na interpretação de resultados. São fornecidos conjuntos de exercícios para os alunos resolverem.

Palavras Chave

Ciências Físicas > Matemática > Estatística

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 0,00
Teste 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 39,00
Frequência das aulas 42,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

A avaliação distribuída é baseada na realização de 2 testes, com igual ponderação na nota final. O primeiro teste realiza-se no meio do semestre sendo avaliada a primeira parte dos conteúdos programáticos (estimação pontual e intervalos de confiança), e o segundo teste é no dia do exame da época normal sendo avaliada a segunda parte dos conteúdos programáticos (testes de hipóteses paramétricos e não paramétricos).

Aplica-se o Regime de Assiduidade: Só os alunos devidamente inscritos nas turmas poderão usufruir do regime de avaliação distribuída (por testes).

Para ser avaliado em regime de avaliação distribuída nenhum estudante poderá dar mais de 6 faltas; se o número de faltas ultrapassar 6, o estudante só poderá apresentar-se a exame final ou de recurso. Para que as suas presenças sejam devidamente registadas, os estudantes devem participar nas aulas das turmas onde estão inscritos, e não nas aulas das outras turmas. O regime de faltas não se aplica aos trabalhadores estudantes, podendo estes realizar avaliação por exame final ou distribuída (por testes).

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação distribuída sem exame final consistirá em dois momentos de avaliação: dois testes realizados durante o semestre.
Para a nota final, os testes 1 e 2 contam com igual ponderação de 50%. As notas dos testes são arredondadas às décimas. Se o estudante não fizer um dos testes, terá zero nessa prova. 

O primeiro teste realiza-se no meio do semestre sendo avaliada a primeira parte dos conteúdos programáticos (estimação pontual e intervalos de confiança), e o segundo teste é no dia do exame da época normal sendo avaliada a segunda parte dos conteúdos programáticos (testes de hipóteses paramétricos e não paramétricos).

Qualquer estudante em avaliação distribuída poderá, até à data do exame final, desistir desta e optar por ser avaliado por Exame Final.
Consideram-se excluídos da avaliação distribuída sem exame final os estudantes que obtiverem uma classificação inferior a 5.5 valores em qualquer dos testes, independentemente do valor da média ponderada das classificações parciais obtidas.

Provas e trabalhos especiais

Defesa de Nota - Para obtenção de classificação superior a 18 valores, os alunos poderão ter que realizar uma prova suplementar oral ou escrita.

Melhoria de classificação

A melhoria de classificação apenas é possível por exame.

Observações

IMPORTANTE:
A contabilidade das faltas à Unidade Curricular de Estatística II para efeitos de avaliação contínua (realização de testes) é feita a partir do início do ano letivo.
Apesar da inscrição destes alunos ser efetuada/regularizada mais tarde, os alunos terão também de indicar as suas preferências de horário/turma na mesma altura dos restantes alunos já inscritos, para que possam assistir às aulas e seja controlada a sua assiduidade (caso contrário terão faltas e ficarão impedidos de realizar avaliação por testes).
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