Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > 1GE206
Mapa das Instalações
Edifício Principal | Main Building Edifício Pós-Graduações | Post-Graduate Building

Competências Pessoais e Sociais I

Código: 1GE206     Sigla: CPS I

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Estudos de Gestão

Ocorrência: 2021/2022 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Agrupamento Científico de Gestão
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Gestão

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LGES 223 Plano de Bolonha a partir de 2012 2 - 3 21 81

Língua de trabalho

Português
Obs.: Português

Objetivos

A unidade curricular de Competências Pessoais e Sociais I visa sensibilizar os estudantes para a importância das competências pessoais e sociais em diferentes contextos (académico, profissional, pessoal, etc.), apoiando  e incentivando a sua autoconsciência e autoavaliação nesta área e o desenvolvimento de competências nestes domínios.

Resultados de aprendizagem e competências

No final da unidade curricular os estudantes deverão:


  1. Compreender a importância de pensar criticamente e desenvolver hábitos e estratégias de assessment (de si mesmos e de contextos meso e macro) na área das competências pessoais e sociais.

  2. Compreender as dimensões de inteligência emocional e o seu impacto nos diversos domínios da vida.

  3. Reconhecer as competências pessoais e sociais como uma área de contínuo desenvolvimento, identificando o treino e o trabalho pessoal necessários ao desenvolvimento das atitudes e competências desejadas

  4. Desenvolver estratégias de comunicação eficaz em termos de comportamento verbal e não verbal de acordo com diferentes contextos

  5. Reconhecer e identificar diferentes técnicas de gestão de tempo e de stress, indicando as vantagens contingenciais de cada uma

  6. Compreender a reciprocidade como um elemento transversal nas relações humanas

  7. Identificar e reconhecer os fatores determinantes e as consequências da reciprocidade  nas interações humanas.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Pensamento Crítico

1.1 Pensamento crítico: ideias fundamentais e exercícios

1.2 Self Assessment na área das CPS: importância, metodologias e exercícios

1.3 Eu, tu, nós: princípios de avaliação e análise de sitações micro, meso e macro


2. Inteligência Emocional

2.1. A Expressão Emocional: componente fisiológica, cognitiva e comportamental
2.2. Modelos da Inteligência Emocional

2.2.1. Self Awareness: quais são as minhas emoções

2.2.2. Social Awareness

2.3. Como melhorar a Inteligência Emocional


3. Comunicação e Gestão Pessoal

3.1. Expectativas e Construtos Sociais: a importância dos preconceitos e percepções na comunicação

3.2. Comunicar em diferentes contextos: diferentes aspetos da  comunicação no estabelecimento de relações interpessoais
3.3. Attitudes de Comunicação

3.4. Feedback eficaz no processo de comunicação

3.5. Comunicar em público, comunicar para criar valor

 


4. Reciprocidade

4.1.Reciprocidade e teoria da troca social: noções básicas

4.2.Reciprocidade positiva e negativa




Bibliografia Obrigatória

Daniel Goleman; Inteligência Emocional, Temas e Debates, 1999
Goleman, D., Boyatzis, R. & McKee, A. ; Os novos lideres. A inteligência emocional nas organizações, Gradiva, 2002
Cunha, M. P., Rego, A., Campos e Cunha, R. & Cabral-Cardoso, C. ; Manual de comportamento organizacional e gestão 6.ª edição. , Editora de Recursos Humanos, 2007
Rego, A. ; Comunicação pessoal e organizacional - Teoria e Prática, Edições Sílabo, 2007
Watzlawick, P., Beavin, J. & Jackson, D. ; Pragmática da comunicação humana. Lisboa: Cultrix, Cultrix, 2007
Ekman, P. ; Emotions Revealed – recognizing faces and feelings to improve communication and emotional life 2nd Ed., Henry Holt Editions, 2003
Martins, H. & Proença, T.; “Tudo o que eu te dou, tu me dás a mim” – mas só às vezes e em circunstâncias muito especiais – Uma reflexão sobre o crescente interesse da Gestão de Recursos Humanos no “lado humano” dos seus trabalhadores. (Disponível em: http://www.incomunidade.com/v28/art_bl.php?art=11)
Goleman, D. ; Como ser um Líder. , Lisboa. Temas e Debates, 2015
Amy Cuddy; Presence: Bringing Your Boldest Self to Your Biggest Challenges, Little, Brown and Company, 2015
Catalão, J. A. & Penim, A. T.; Ferramentas de Coaching., Lidel, 2010
Chris Anderson ; TED Talks: The Official TED Guide to Public Speaking, Houghton Mifflin Harcourt, 2016
Daniel Kahneman ; Pensar depressa e devagar, Círculo de Leitores, 2012

Bibliografia Complementar

Daniel Kahneman ; Thinking, Fast and Slow, Farrar, Straus and Giroux, 2013

Observações Bibliográficas

Disponível em: http://www.incomunidade.com/v28/art_bl.php?art=11

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

O uso combinado do método ativo (jogos pedagógicos, metodologia world café, inquirição apreciativa, exercícios de reflexão individual e trabalhos em grupo em aula etc.) com método expositivo contribui para o desenvolvimento das dimensões atitudinal, cognitiva e técnica dos objetivos e resultados de aprendizagem da Unidade Curricular. Os temas têm um enquadramento concetual associado a uma elevada componente prática.

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Ciências do comportamento
Ciências Sociais > Economia > Estudos de gestão

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 25,00
Trabalho de campo 25,00
Trabalho escrito 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 18,00
Estudo autónomo 21,00
Frequência das aulas 21,00
Trabalho de campo 21,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

A presença e a participação nas aulas é condição essencial para a obtenção de aproveitamento. Só por exceção as ausências serão tidas como justificadas.

 

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação da unidade curricular é composta por três componentes:

  • trabalho de grupo 1 (25%) + 
  • trabalho de grupo 2 (50%) + 
  • participação nas aulas (25%)
 

Provas e trabalhos especiais

Em cada aula serão dadas instruções detalhadas sobre as atividades a realizar e o seu peso para a classificação final.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não aplicável

Melhoria de classificação

Não aplicável
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Economia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-07-18 às 12:32:22 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias
SAMA2