Matemática II
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Matemática |
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Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
A unidade curricular de Matemática II, 1GE109, tem por objetivo dotar os alunos:
(i) da noção de integral e de algumas técnicas de integração de funções e equações diferenciais;
(ii) da capacidade de efetuar cálculos com matrizes, resolver e estudar sistemas eficientemente, calcular valores e vetores próprios e resolver sistemas de equações diferenciais;
(iii) da capacidade de interpretar um problema, modelá-lo e resolvê-lo com as técnicas adequadas.
Resultados de aprendizagem e competências
Após o aluno concluir esta unidade curricular, deverá ser capaz de interpretar o enunciado de um problema, equacioná-lo e resolvê-lo com as ferramentas matemáticas estudadas na unidade curricular, demonstrando autonomia na abordagem efetuada.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Conhecimentos sobre funções são fundamentais, incluindo derivação e representação gráfica. Noções prévias sobre sistemas equivalentes serão facilitadoras da aprendizagem.
Programa
1. Integração
(a) O integral
(b) Técnicas de integração
(c) Integrais duplos
(d) Equações diferenciais
(e) Aplicações
2. Matrizes
(a) Cálculo matricial
(b) Sistemas lineares
(c) Inversa e determinante
(d) Aplicações
3. Endomorfismos
(a) Representação em diferentes bases
(b) Valores e vetores próprios
(c) Sistemas de equações diferenciais
(d) Aplicações
Bibliografia Obrigatória
Vítor Matos; Matemática para Ciências Económicas, 2020
Bibliografia Complementar
Pires, C.; Cálculo para Economia e Gestão, Escolar Editora, 2011. ISBN: 978-972-592-298-9
Larson, Hostetler e Edwards; Cálculo, Volume I, Mc Graw Hill, 2006
Gilbert Strang; Linear Algebra and Its Applications, Thomson Learning, 1988
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teórico-práticas
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Teste |
100,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
99,00 |
Frequência das aulas |
63,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Todos os estudantes obtêm frequência se estiverem inscritos.
Fórmula de cálculo da classificação final
Há três momentos de avaliação na unidade curricular:
(i) avaliação distribuída;
(ii) exame da época normal;
(iii) exame da época de recurso.
A avaliação é dividida em dois grupos de igual peso:
Grupo I - Integração e Aplicações.
Grupo II - Álgebra Linear e Aplicações.
A avaliação distribuída consiste de três testes (sendo último realizado em simultâneo com o exame de época normal). O primeiro teste e metade do terceiro formam a avaliação da matéria do Grupo I. O segundo teste e metade do terceiro formam a avaliação da matéria do Grupo II.
A nota final da avaliação distribuída é calculada através de uma média ponderada em que o primeiro e segundo testes tem ambos um peso de 25% e o terceiro teste de 50%.
As avaliações por exame consistem numa prova com duas partes, uma referente ao Grupo I e outra ao Grupo II, cada uma pesando 50%.
Para além da média existe uma nota mínima em cada um dos Grupos correspondente a 35% do seu peso, que é de 50%. Portanto, a nota mínima é de 17,5% em cada grupo.
Transformando para valores, cada Grupo vale 10 valores e a nota mínima em cada Grupo é de 3,5 valores.
O valor do resultado final é arredondado à unidade (notas com uma componente fracionário superior ou igual a 0,5 são arredondas para a unidade seguinte).
Função
int(x) : maior inteiro não maior que x
Algoritmo:
t1 ← nota do primeiro teste (por imposição do RAC, cotado para 20 valores).
t2 ← nota do segundo teste (por imposição do RAC, cotado para 20 valores).
p1 ← nota da primeira parte do terceiro teste (cotada para 10 valores).
p2 ← nota da segunda parte do terceiro teste (cotada para 10 valores).
Se {Avaliação Contínua = Verdade}
então{
g1 ← 0.25*t1 + 0.5*p1
g2 ← 0.25*t2 + 0.5*p2
}
senão{
g1 ← nota do Grupo I do exame (cotado para 10 valores).
g2 ← nota do Grupo II do exame (cotado para 10 valores).
}
Se {g1 < 3.5 ou g2 < 3.5}
então { Classificação Final = "Reprovado por Falta de Componente"}
senão { Classificação Final = int(g1+g2+0.5) }
Melhoria de classificação
O aluno não pode melhorar a classificação por avaliação distribuída.