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Gestão da Informação

Código: 1GE107     Sigla: GI

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Estudos de Gestão

Ocorrência: 2021/2022 - 2S Ícone do Moodle Ícone  do Teams

Ativa? Sim
Página Web: https://moodle.up.pt/course/view.php?id=1093
Unidade Responsável: Agrupamento Científico de Gestão
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Gestão

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LGES 307 Plano de Bolonha a partir de 2012 1 - 6 42 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Proporcionar a aprendizagem de conceitos básicos na área de Informática incluindo:

- as formas básicas de representação de dados,
- cálculo de valores a partir de outros, elaboração de gráficos,
- métodos de selecionar um subconjunto de dados e/ou agrupar esses de itens e calcular, por exemplo, as médias, totais etc.
- métodos que permite comparar os subgrupos de dados,
- representações de estruturas de decisão e a sua relação com programação.

Além disso, pretende-se proporcionar aos alunos o domínio de algumas ferramentas informáticas (Ex. folhas de cálculo Excel, base de dados Access) e linguagem R, adequadas aos objetivos gerais mencionados acima.

Resultados de aprendizagem e competências

Em termos de competências gerais o aluno deverá ser capaz de usar as ferramentas informáticas para calcular, selecionar e agrupar conjuntos de registos segundo determinados critérios.

O aluno deverá ser capaz de utilizar as ferramentas informáticas para resolver problemas que envolvam um tratamento de informação a um nível básico e avançado.

O tipo de problemas abordados no curso devem dar-lhes o treino adequado para que consigam representar os dados iniciais do problema e o cálculo de valores que deste resultem. O domínio das várias formas de representação gráfica de informação possibilitam ao aluno demonstrar de forma clara a informação contida nos dados.

O domínio de ferramentas de bases de dados preparam os alunos para acederem a bases de dados e saberem o que delas é possivel extrair de forma direta através de consultas.

Os alunos deverão ainda obter competências básicas em termos de representações de estruturas de decisão e a sua relação com programação. 

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Folhas de cálculo:

Fórmulas e funções; tratamento de pequenas quantidades de dados; gráficos; procura e exploração de dados; vistas de grupos de dados através de Pivot tables.
Objetivos operacionais: Utilização do Excel.

Bases de dados relacionais:

Tabelas; relacionamentos; consultas (QBE); interfaces (formulários); concepção de bases de dados (entidades e relacionamentos).
Objetivos operacionais: utilização do Access.

Introdução à programação:

Estruturas de dados (objetos simples; vectores; data frames); instruções; programação de funções; manipulação de conjuntos de dados (ex. data frames);
Objetivos operacionais: programação em R.

Análise de dados e elaboração de modelos de decisão:

Classificação; árvores de decisão e regras; regressão linear; análise exploratória de dados.
Objetivos operacionais: Análise de dados em R; importação de dados e análise exploratória (ex. geração de histogramas); geração de modelos de classificação / regressão. Importação de dados da Internet.

Bibliografia Obrigatória

Torgo, Luís Fernando Rainho Alves; A Linguagem R. ISBN: 978-972-592-246-0
Viescas, John; Microsoft Office Access 2007. ISBN: 0-7356-2325-2
Carvalho, Maria Adelaide Pinto; Excel 97. ISBN: 972-97488-0-2

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teórico-práticas com exposição da matéria e exercícios práticos.

Software

R
Excel
Access

Palavras Chave

Ciências Tecnológicas > Tecnologia > Tecnologia da informação

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 60,00
Frequência das aulas 42,00
Trabalho laboratorial 60,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Não se aplica. Todos os alunos inscritos podem-se apresentar a exame.

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação Contínua

Consiste em quatro momentos de avaliação: Três mini-testes e um teste final. Se o aluno não fizer um dos mini-testes, terá zero nesse mini-teste. São admitidos a teste final, os alunos que tenham nota superior a 9.5 valores em cada um dos mini-testes.

Para a nota da componente mini-testes, os mini-testes 1, 2 e 3 contam, respetivamente, com os ponderadores 25%, 50% e 25%.

Na nota final, o teste terá o peso de 100% se a nota da componente mini-testes for inferior ou igual à do teste. Se a nota da componente mini-testes for superior à do teste, a nota final não arredondada é calculada da seguinte maneira: A componente mini-testes conta 35% e o teste final 65% com a limitação de a nota final não arredondada ser, no máximo, igual à do teste final (não arredondada) mais 2 valores.

Exame Final

No exame final de época normal, a nota da componente mini-testes não é considerada, e, por isso, a nota final é simplesmente igual à nota do exame.

Exame de Recurso

A nota da componente mini-testes também se aplica, com regra idêntica à enunciada no parágrafo relativo à avaliação contínua (substituindo "teste final" por "exame"), no caso de o aluno se submeter a exame de recurso para obter aprovação.

Melhoria de classificação

Em exame para melhoria de classificação, a nota da componente mini-testes não é considerada, e, por isso, a nota final é simplesmente igual à nota do exame.
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