Código: | 1GE107 | Sigla: | GI |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Estudos de Gestão |
Ativa? | Sim |
Página Web: | https://moodle.up.pt/course/view.php?id=1093 |
Unidade Responsável: | Agrupamento Científico de Gestão |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Gestão |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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LGES | 307 | Plano de Bolonha a partir de 2012 | 1 | - | 6 | 42 | 162 |
Proporcionar a aprendizagem de conceitos básicos na área de Informática incluindo:
- as formas básicas de representação de dados,
- cálculo de valores a partir de outros, elaboração de gráficos,
- métodos de selecionar um subconjunto de dados e/ou agrupar esses de itens e calcular, por exemplo, as médias, totais etc.
- métodos que permite comparar os subgrupos de dados,
- representações de estruturas de decisão e a sua relação com programação.
Além disso, pretende-se proporcionar aos alunos o domínio de algumas ferramentas informáticas (Ex. folhas de cálculo Excel, base de dados Access) e linguagem R, adequadas aos objetivos gerais mencionados acima.
Em termos de competências gerais o aluno deverá ser capaz de usar as ferramentas informáticas para calcular, selecionar e agrupar conjuntos de registos segundo determinados critérios.
O aluno deverá ser capaz de utilizar as ferramentas informáticas para resolver problemas que envolvam um tratamento de informação a um nível básico e avançado.
O tipo de problemas abordados no curso devem dar-lhes o treino adequado para que consigam representar os dados iniciais do problema e o cálculo de valores que deste resultem. O domínio das várias formas de representação gráfica de informação possibilitam ao aluno demonstrar de forma clara a informação contida nos dados.
O domínio de ferramentas de bases de dados preparam os alunos para acederem a bases de dados e saberem o que delas é possivel extrair de forma direta através de consultas.
Os alunos deverão ainda obter competências básicas em termos de representações de estruturas de decisão e a sua relação com programação.
Folhas de cálculo:
Fórmulas e funções; tratamento de pequenas quantidades de dados; gráficos; procura e exploração de dados; vistas de grupos de dados através de Pivot tables.
Objetivos operacionais: Utilização do Excel.
Bases de dados relacionais:
Tabelas; relacionamentos; consultas (QBE); interfaces (formulários); concepção de bases de dados (entidades e relacionamentos).
Objetivos operacionais: utilização do Access.
Introdução à programação:
Estruturas de dados (objetos simples; vectores; data frames); instruções; programação de funções; manipulação de conjuntos de dados (ex. data frames);
Objetivos operacionais: programação em R.
Análise de dados e elaboração de modelos de decisão:
Classificação; árvores de decisão e regras; regressão linear; análise exploratória de dados.
Objetivos operacionais: Análise de dados em R; importação de dados e análise exploratória (ex. geração de histogramas); geração de modelos de classificação / regressão. Importação de dados da Internet.
Aulas teórico-práticas com exposição da matéria e exercícios práticos.
Designação | Peso (%) |
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Teste | 100,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 60,00 |
Frequência das aulas | 42,00 |
Trabalho laboratorial | 60,00 |
Total: | 162,00 |
Não se aplica. Todos os alunos inscritos podem-se apresentar a exame.
Avaliação Contínua
Consiste em quatro momentos de avaliação: Três mini-testes e um teste final. Se o aluno não fizer um dos mini-testes, terá zero nesse mini-teste. São admitidos a teste final, os alunos que tenham nota superior a 9.5 valores em cada um dos mini-testes.
Para a nota da componente mini-testes, os mini-testes 1, 2 e 3 contam, respetivamente, com os ponderadores 25%, 50% e 25%.
Na nota final, o teste terá o peso de 100% se a nota da componente mini-testes for inferior ou igual à do teste. Se a nota da componente mini-testes for superior à do teste, a nota final não arredondada é calculada da seguinte maneira: A componente mini-testes conta 35% e o teste final 65% com a limitação de a nota final não arredondada ser, no máximo, igual à do teste final (não arredondada) mais 2 valores.
Exame Final
No exame final de época normal, a nota da componente mini-testes não é considerada, e, por isso, a nota final é simplesmente igual à nota do exame.
Exame de Recurso
A nota da componente mini-testes também se aplica, com regra idêntica à enunciada no parágrafo relativo à avaliação contínua (substituindo "teste final" por "exame"), no caso de o aluno se submeter a exame de recurso para obter aprovação.