Código: | 2MDA07 | Sigla: | OTM |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Estudos de Gestão |
Ativa? | Sim |
Curso/CE Responsável: | Mestrado em Modelação, Análise de Dados e Sistemas de Apoio à Decisão |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MADSAD | 34 | Plano Oficial - a partir de 2020/2021 | 1 | - | 6 | 42 | 162 |
Objetivos:
Introduzir os problemas de otimização combinatória, bem como a distinção entre métodos exatos e métodos heurísticos.
Apresentar os principais conceitos relativos a programação linear inteira.
Apresentar os principais conceitos relativos a heurísticas construtivas.
Apresentar os principais conceitos relativos a vizinhança e pesquisa local.
Apresentar os principais conceitos relativos a metaheurísticas.
Apresentar as versões básicas das metaheurísticas Simulated Annealing, Tabu Search e Algoritmos Genéticos.
Após completar esta unidade curricular, o estudante deverá ser capaz de:
Formular um problema por via de um modelo de programação linear inteira.
Utilizar o Excel para resolver um modelo de programação linear inteira por via do método Branch-and-Bound.
Formular uma heurística construtiva para um problema de otimização combinatória.
Formular uma vizinhança para um problema de otimização combinatória.
Descrever os principais conceitos relativos a metaheurísticas, incluindo os conceitos de diversificação e intensificação.
Descrever os principais componentes das metaheurísticas Simulated Annealing, Tabu Search e Algoritmos Genéticos.
Estabelecer relações e propôr sinergias entre metaheurísticas.
Programa:
Introdução à Otimização Combinatória
Métodos Exatos
Programação Linear Inteira
O Método Branch-and-Bound
Métodos Heurísticos
Heurísticas Construtivas
Vizinhança
Pesquisa Local
Introdução às Metaheurísticas
Simulated Annealing
Tabu Search
Algoritmos Genéticos
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem:
Exposição teórica.
Exemplos ilustrativos.
Designação | Peso (%) |
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Teste | 50,00 |
Trabalho escrito | 50,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 40,00 |
Trabalho escrito | 80,00 |
Frequência das aulas | 42,00 |
Total: | 162,00 |
Época Normal
Na época normal apenas existe o regime de avaliação distribuída, não existindo assim avaliação apenas por exame final.
O regime de avaliação distribuída consiste em:
Trabalho(s) de grupo referente(s) a Métodos Exatos. Ponderação na classificação final: 20%.
Trabalho(s) de grupo referente(s) a Métodos Heurísticos. Ponderação na classificação final: 30%.
Teste final. Ponderação na classificação final: 50%.
Todos os trabalhos, bem como o teste, são necessários para obter aprovação pelo regime de avaliação distribuída. Assim, um estudante não pode obter aprovação à unidade curricular por via do regime de avaliação distribuída se não fizer o teste, ou qualquer um dos trabalhos de grupo.
No teste, bem como em cada trabalho, existe uma classificação mínima de 6.0. Assim, se um estudante obtiver uma classificação inferior a 6.0 no teste, ou em qualquer dos trabalhos, esse estudante não obterá aprovação à unidade curricular pelo regime de avaliação distribuída, independentemente da média ponderada dos diversos elementos de avaliação.
Época de Recurso
Na época de recurso apenas existe avaliação por exame final.
Se um estudante tiver realizado todos os trabalhos do regime de avaliação distribuída, a classificação dos trabalhos será tida em conta no cálculo da classificação final, se tal melhorar a classificação final. Neste caso, a classificação final será calculada de forma similar à do regime de avaliação distribuída (o exame substitui o teste final). Caso a classificação dos trabalhos não melhore a classificação final, a classificação final será igual à do exame.
Um estudante que obtenha aprovação por via de exame final apenas poderá melhorar a classificação por via de exame final. Um estudante que obtenha aprovação, na época normal, por via de avaliação distribuída, pode melhorar a classificação do teste da época normal realizando o exame da época de recurso imediatamente seguinte. As classificações de trabalhos não podem ser melhoradas.