Estatística Aplicada
Áreas Científicas |
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Área Científica |
OFICIAL |
Estatística |
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Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Inglês
Objetivos
O objetivo de Estatística Aplicada é o de fornecer ao estudante técnicas de análise estatística aplicadas a algumas áreas. Pretende-se fornecer as ferramentas necessárias à abordagem inferencial através de testes de hipóteses paramétricos e não-paramétricos (de localização)
Alguns testes de ajustamento assim como métodos de análise de variância paramétricos e não paramétricos são também estudados com detalhe.
Fornece-se ainda algumas técnicas de simulação, assim como alguns métodos e técnicas relativas ao controlo estatístico de qualidade.
Resultados de aprendizagem e competências
As competências que se pretende que o estudante adquira são de forma a que o estudante seja capaz de:
- utilizar corretamente o teste de hipóteses mais adequado (paramétrico ou não-paramétrico), incluindo os testes de ajustamento e testes de análise de variância, e saber distinguir claramente a sua aplicação e saber as conclusões que se podem extrair;
- utilizar métodos de simulação usuais em estatística e de os programar em R;
- utilizar o controlo estatístico de qualidade e saber tirar as conclusões mais adequadas;
- determinar os parâmetros associados a planos de amostragem simples e duplos, para níveis de risco fixos;
- comparar planos de amostragem simples e duplos através das medidas de desempenho usuais (curva carateristica operacional, curva da qualidade média à saída, número médio de itens inspecionados por lote num processo de retificação a 100%, dimensão média da amostra num plano de amostragem duplo);
- implementar cartas de Shewhart para monitorização de processos associados a variáveis quantitativas e qualitativas;
- implementar cartas de controlo de Shewhart para monitorizar o valor médio e a variabilidade de um processo, nomeadamente as cartas usuais de médias, amplitudes, desvio-padrão e varância, nos casos em que as normas do processo sob controlo são conhecidas ou desconhecidas;
- implementar cartas de controlo de Shewhart para monitorizar a proporção ou o número de itens defeituosos (não conformes) por determinado número de unidades de produção, assim como cartas para monitorizar o número de não conformidades por determinado número de unidades de produção;
- Implementar as cartas anteriores com as politicas de amostragem FSI e VSI;
- avaliar o desempenho das cartas de controlo através dos indicadores usuais: ARL, ATS, taxa de falsos alarmes, função potência;
- por analogia com a implementação das cartas anteriores, deve ser capaz de implementar cartas de Shewhart de valores individuais e cartas para qualquer outro parãmetro de interesse do processo;
- enunciar e justificar as vantagens de implementar cartas EWMA e CUSUM.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
N.A.
Programa
Capítulo 1 Modelos estatísticos: discretos e contínuos
Capítulo 2 Simulação
2.1. Geração da variáveis aleatórias
2.1.1. Introdução: Motivação
2.1.2. Distribuições univariadas
2.1.2.1. Variáveis aleatórias discretas
2.1.2.2. Variáveis aleatórias contínuas
2.1.3. Distribuições multivariadas
2.2. Integração pelo método de Monte Carlo
Capítulo 3 Testes de Hipótese Paramétricos e não paramétricos (localização)
3.1. Testes paramétricos
3.1.1 Testes para a média
3.1.2 Testes para a variância
3.1.3 Testes para comparação de médias e de variâncias
3.1.4 Testes para proporções
3.2 Testes de localização não paramétricos
3.2.1 Teste dos sinais
3.2.2 Teste de Wilcoxon
3.2.3 Teste de Mann - Whitney - Wilcoxon
Capítulo 4 Testes de ajustamento
4.1 Teste do Qui-quadrado
4.2 Teste de Kolmogorov-Smirnov
4.3 Adequação do modelo estatístico
4.3.1. Método gráfico (QQ plot)
Capítulo 5 Análise de variância: testes paramétricos e não paramétricos
5.1 Com um factor
5.1.1 Modelo ANOVA
5.1.2 Teste de Kruskal - Wallis
5.2 Com dois factores
5.2.1 Modelo ANOVA
5.2.2 Teste de Friedman
Capítulo 6 Controlo Estatístico da Qualidade
6.1. Introdução.
6.1.1. Objetivo fundamental do controlo estatístico da qualidade
6.1.2. Técnicas estatísticas usuais em controlo da qualidade
6.2. Controlo de Aceitação
6.2.1. Planos de amostragem simples e duplos. Curva caraterística operacional
6.2.2. Retificação de lotes. Qualidade média à saída. Número médio de artigos inspecionados. dimensão média da amostra num plano duplo.
6.2.3. Risco do produtor e do consumidor
6.3. Monitorização estatística de processos
6.3.1. Breve introdução às cartas de controlo
6.3.2. Políticas amostrais FSI e VSI
6.3.3. Parâmetros associados à “performance” de cartas FSI e VSI
6.4 Cartas de Shewhart
6.4.1 Cartas usuais para variáveis quantitativas
6.4.2 Cartas de Controlo usuais para variáveis qualitativas
6.5 Cartas CUSUM e cartas EWMA
Bibliografia Obrigatória
Conover,W. J.; Practical nonparametric statistics, John Wiley, 1999 (New York)
Fishman, G. S.; Monte Carlo. Concepts, Algorithms and Applications, Springer, 1996
Ross, S. M.; Simulation, Academic press, (DM 62-443), 1997
Montgomery, D.C.; Introduction to Statistical Quality Control, John Wiley and Sons, 1997
Bibliografia Complementar
Guimarães, R. C. e Cabral, J. A.; Estatística, McGraw-Hill, 1997 (Lisboa)
Figueiredo Fernanda Otília de Sousa 070;
Inferência estatística. ISBN: 978-972-592-501-0
Ivette Gomes, Fernanda Figueiredo e Maria Isabel Barão; Controlo Estatístico da Qualidade, Edições SPE, 2010
Bento Murteira, Carlos Silva Ribeiro, João Andrade e Silva, Carlso Pimenta; Introdução à Estatística, Escolar editora, 2010
Kleijnen, J. e Van Groenendaal, W.; Simulation: A statistical perspective, J. Wiley & Sons, 1992
Ripley, B. D.; Stochastic Simulation John Wiley & Sons, 1987
Bratley, P., Fox, B.L. e Schrage, L.E. ; A Guide to Simulation, Springer-Verlag, 1987
Hjorth, J.S.U. ; Computer Intensive Statistical Methods. Validation, Model Selection and Bootstrap, Chapman & Hall, 1994
Observações Bibliográficas
Serão ainda postos à disposição dos alunos os acetatos usados nas aulas, tabelas e formulários.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teórico-práticas:
Nas aulas a exposição dos conceitos será motivada por exemplos de aplicação e ilustrada com exercícios e comentários sobre as condições de aplicação. Resolução de exercícios com enfoque na interpretação de resultados. São fornecidos conjuntos de exercícios para os alunos resolverem.
Apoio do software R.
Software
R (http://www.r-project.org)
Palavras Chave
Ciências Físicas > Matemática > Estatística
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Teste |
75,00 |
Trabalho escrito |
25,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
80,00 |
Frequência das aulas |
42,00 |
Trabalho escrito |
40,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Todos os estudantes inscritos podem realizar exame final para obter aprovação (desistindo da avaliação por testes) ou exame de recurso, desde que realizem o trabalho prático do capítulo 2.
Realizam-se ainda três testes (20 valores cada): teste 1 - capítulos 1 e 3; teste 2 - capítulos 4 e 5; teste 3 - capítulo 6. E um trabalho prático (20 valores) sobre o capítulo 2. Neste caso a classificação final determinada pela média aritmética das classificações das 4 notas, desde que a nota mínima de cada avaliação seja superior ou igual a 6.0 valores.
A média deverá ser superior ou igual a 9.5 valores para aprovação à disciplina.
Fórmula de cálculo da classificação final
A classificação final é a média aritmética simples das notas dos 4 avaliações. desde que a nota mínima de cada avaliação seja superior ou igual a 6.0 valores.
A média deverá ser superior ou igual a 9.5 valores para aprovação à disciplina.
Capítulos 1 e 3 avaliados através do primeiro teste com todos os conteúdos destes capítulos.
Capítulo 2 avaliado com trabalho prático.
Capítulos 4 e 5 avaliados através do segundo teste com todos os conteúdos destes capítulos.
Capítulos 6 avaliado através do terceiro teste com todos os conteúdos deste capítulo.
Cada momento de avaliação tem a cotação máxima de 20 valores.
Os alunos poderão optar por fazer o exame com os conteúdos dos capítulos 1 e 3 a 6.
Provas e trabalhos especiais
O Capítulo 2 - Simulação será avaliado através da realização de trabalho individual.
Um trabalho não entregue conta como 0 valores, o que implica a não aprovação à disciplina.
A classificação do trabalho não será passível de ser melhorada.
Trabalho de estágio/projeto
N.A.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
N.A.
Melhoria de classificação
A melhoria de classificação só pode ser feita efetuando todos os tópicos 1 e 3 a 6 por exame final.
A classificação do trabalho do capítulo 2 não será passível de ser melhorada.
Observações
N.A.