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Economia e Política da Saúde

Código: 2ECON08     Sigla: EPS

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Economia

Ocorrência: 2020/2021 - 2S Ícone do Moodle Ícone  do Teams

Ativa? Sim
Curso/CE Responsável: Mestrado em Economia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
ME 10 Plano de estudos 1 - 7,5 56 202,5
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2021-02-14.

Campos alterados: Fórmula de cálculo da classificação final, Programa, Programa, Fórmula de cálculo da classificação final, Componentes de Avaliação e Ocupação

Língua de trabalho

Português

Objetivos

O objetivo da unidade curricular consiste em fornecer aos alunos um conjunto de instrumentos económicos específicos que permitam um estudo das particularidades do sector da saúde e uma análise económica das políticas de saúde. A unidade curricular cobre também o estudo do comportamento das diversas instituições do sector da saúde.

Resultados de aprendizagem e competências

O estudante deve ser capaz de utilizar e interpretar corretamente os conceitos fundamentais de economia da saúde.
O estudante deve ser capaz de aplicar metodologias de análise económica aos mercados e instituições da saúde.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Introdução
1.1. Conceito de economia da saúde;
1.2. A importância do setor da saúde na economia;
1.3. O que é diferente no setor da saúde;
1.4. Regulação na saúde

2. Problemas de Informação imperfeita e Incerteza
2.1. Seleção adversa e Risco moral;
2.2. Assimetria de informação e monopólio crescente;
2.3. Indução da procura;
2.4. Variações de prática clínica;

3. Sistemas e políticas de saúde
3.1. Princípios;
3.2. Criação e evolução dos sistemas de saúde;
3.3. Indicadores de saúde;
3.4. Fatores de risco;
3.5. Organização do sistema de saúde português.

4. Financiamento dos Sistemas de Saúde:
4.1. O crescimento das despesas em saúde;
4.2. Despesas em saúde e rendimento;
4.3. Despesas em saúde e envelhecimento da população;
4.4. Financiamento do sistema de saúde português;

5. Produção e procura de saúde.
5.1. Produção de saúde;
5.2. Fatores produtivos em saúde e produção de cuidados de saúde;
5.3. Procura de saúde e procura de cuidados de saúde;
5.4. Procura de cuidados de saúde em equilíbrio parcial.

6. Gestão de instituições de saúde
6.1. Modelos de pagamento aos profissionais e às instituições;
6.2. Gestão de hospitais;
6.3. Cuidados de saúde primários;

7. Avaliação económica em saúde
7.1. Conceito e importância;
7.2. Tipos de avaliação económica;
7.3. QALYs e DALYs;
7.4. Valorização monetária dos ganhos em saúde;
7.5. A tomada de decisão;
7.6. Alguns aspetos a considerar;
7.7. O problema da incerteza;
7.8. Conclusões

Bibliografia Obrigatória

Pedro Luís Pita Barros; Economia da saúde. ISBN: 978-972-40-7571-6

Bibliografia Complementar

Sherman Folland; The^economics of health and health care. ISBN: 978-1-138-20805-6
Barbara McPake, Charles Normand e Samantha Smith; Health Economics: An international perspective, 3rd ed., Routledge, 2013. ISBN: 978-0-415-68088
Rexford Santerre, Stephen Neun; Health Economics: Theory, Insights and Industry Studies, 6th ed., Cengage Learning, 2012. ISBN: 978-1111822729

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teórico-práticas, onde são apresentados os conceitos e modelos de análise, e são discutidos exemplos e casos. As aulas são conduzidas de forma a potenciar o debate de ideias.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 70,00
Trabalho escrito 30,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 146,50
Frequência das aulas 56,00
Total: 202,50

Obtenção de frequência

Todos os estudantes inscritos podem realizar exame, mesmo que tenham realizado alguma das provas da avaliação distribuída.

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação distribuída: um trabalho facultativo individual e dois testes, com o primeiro a realizar-se no horário da aula, e o segundo na data do exame final OU dois testes OU Exame final.

A classificação final da avaliação contínua corresponderá à média dos vários momentos de avaliação - os testes valem 70%, e o trabalho vale 30%. Se os estudantes não realizarem trabalho, a nota será a média simples dos dois testes.


Exame final: classificação do exame final.

Melhoria de classificação

Através de exame final.
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