Economia e Política da Saúde
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Economia |
Ocorrência: 2020/2021 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
ME |
10 |
Plano de estudos |
1 |
- |
7,5 |
56 |
202,5 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
O objetivo da unidade curricular consiste em fornecer aos alunos um conjunto de instrumentos económicos específicos que permitam um estudo das particularidades do sector da saúde e uma análise económica das políticas de saúde. A unidade curricular cobre também o estudo do comportamento das diversas instituições do sector da saúde.
Resultados de aprendizagem e competências
O estudante deve ser capaz de utilizar e interpretar corretamente os conceitos fundamentais de economia da saúde.
O estudante deve ser capaz de aplicar metodologias de análise económica aos mercados e instituições da saúde.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
1. Introdução
1.1. Conceito de economia da saúde;
1.2. A importância do setor da saúde na economia;
1.3. O que é diferente no setor da saúde;
1.4. Regulação na saúde
2. Problemas de Informação imperfeita e Incerteza
2.1. Seleção adversa e Risco moral;
2.2. Assimetria de informação e monopólio crescente;
2.3. Indução da procura;
2.4. Variações de prática clínica;
3. Sistemas e políticas de saúde
3.1. Princípios;
3.2. Criação e evolução dos sistemas de saúde;
3.3. Indicadores de saúde;
3.4. Fatores de risco;
3.5. Organização do sistema de saúde português.
4. Financiamento dos Sistemas de Saúde:
4.1. O crescimento das despesas em saúde;
4.2. Despesas em saúde e rendimento;
4.3. Despesas em saúde e envelhecimento da população;
4.4. Financiamento do sistema de saúde português;
5. Produção e procura de saúde.
5.1. Produção de saúde;
5.2. Fatores produtivos em saúde e produção de cuidados de saúde;
5.3. Procura de saúde e procura de cuidados de saúde;
5.4. Procura de cuidados de saúde em equilíbrio parcial.
6. Gestão de instituições de saúde
6.1. Modelos de pagamento aos profissionais e às instituições;
6.2. Gestão de hospitais;
6.3. Cuidados de saúde primários;
7. Avaliação económica em saúde
7.1. Conceito e importância;
7.2. Tipos de avaliação económica;
7.3. QALYs e DALYs;
7.4. Valorização monetária dos ganhos em saúde;
7.5. A tomada de decisão;
7.6. Alguns aspetos a considerar;
7.7. O problema da incerteza;
7.8. Conclusões
Bibliografia Obrigatória
Pedro Luís Pita Barros;
Economia da saúde. ISBN: 978-972-40-7571-6
Bibliografia Complementar
Sherman Folland;
The^economics of health and health care. ISBN: 978-1-138-20805-6
Barbara McPake, Charles Normand e Samantha Smith; Health Economics: An international perspective, 3rd ed., Routledge, 2013. ISBN: 978-0-415-68088
Rexford Santerre, Stephen Neun; Health Economics: Theory, Insights and Industry Studies, 6th ed., Cengage Learning, 2012. ISBN: 978-1111822729
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teórico-práticas, onde são apresentados os conceitos e modelos de análise, e são discutidos exemplos e casos. As aulas são conduzidas de forma a potenciar o debate de ideias.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Teste |
70,00 |
Trabalho escrito |
30,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
146,50 |
Frequência das aulas |
56,00 |
Total: |
202,50 |
Obtenção de frequência
Todos os estudantes inscritos podem realizar exame, mesmo que tenham realizado alguma das provas da avaliação distribuída.
Fórmula de cálculo da classificação final
Avaliação distribuída: um trabalho facultativo individual e dois testes, com o primeiro a realizar-se no horário da aula, e o segundo na data do exame final OU dois testes OU Exame final.
A classificação final da avaliação contínua corresponderá à média dos vários momentos de avaliação - os testes valem 70%, e o trabalho vale 30%. Se os estudantes não realizarem trabalho, a nota será a média simples dos dois testes.
Exame final: classificação do exame final.
Melhoria de classificação
Através de exame final.