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Finanças Empresariais

Código: 2MiF04     Sigla: CF

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Estudos de Gestão

Ocorrência: 2020/2021 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Curso/CE Responsável: Mestrado em Finanças

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIF 49 Plano Oficial a partir de 2020-2021 1 - 3 21 81
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2020-11-03.

Campos alterados: Métodos de ensino e atividades de aprendizagem, Fórmula de cálculo da classificação final, Componentes de Avaliação e Ocupação, Programa, Obtenção de frequência

Língua de trabalho

Inglês

Objetivos

O objetivo da disciplina é desenvolver a problemática das Finanças Empresariais, apresentando a formulação das mais importantes questões que se colocam na atividade financeira da empresa, isto é, os conceitos, métodos e ferramentas que servem de suporte à análise e à tomada das decisões financeiras da empresa, fundamentalmente as de investimento e de financiamento. Procurar-se-á sempre um direto apoio nos contributos da literatura teórica relevante sobre cada matéria.

O programa desenvolve-se a segundo a perspetiva do valor da empresa. Adota-se, como paradigma básico o da maximização do valor da empresa para os seus acionistas, sócios ou proprietários. Todas as questões financeiras são pois equacionadas em termos do seu potencial de criação de valor para a empresa.

O programa da disciplina aborda as questões estratégicas e estruturais da tomada de decisões financeiras, das mais importantes decisões de criação de valor

Resultados de aprendizagem e competências

Espera-se que os alunos adquiram competências no processo de análise e avaliação de qualquer empresa, negócio ou projeto de investimento, sempre da perspetiva da criação de valor.

Espera-se ainda que os alunos adquiram competências específicas ao nível da tomada de decisão no âmbito das empresas ou organizações, quer do lado do investimento quer do lado do financiamento.

Finalmente, os alunos obterão formação sobre a interação entre as empresas e os mercados financeiros.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Introdução
1.1. O Paradigma Financeiro das Empresas 
1.2. Revisão dos Principais Conceitos

2. As Decisões de Investimento
2.1. Métodos de Avaliação
2.2. Problemas Teóricos e Práticos das Decisões de Investimento
2.3. Análise de Sensibilidade e Simulações
2.4. Risco e Flexibilidade das Decisões de Investimento - As Opções Reais

3. As Decisões Financeiras de Curto Prazo 
3.1. Gestão de Tesouraria 
3.2. As Decisões de Concessão de Crédito a Clientes  
3.3. O Financiamento a Curto Prazo 

4. As Decisões de Financiamento
4.1. Operações de Financiamento com Capitais Próprios 
4.2. Operações de Financiamento com Dívida a Médio e Longo Prazo 
4.3. Operações Híbridas de Financiamento 

5. A Política de Dividendos 
5.1. A Política de Dividendos em Mercados sem Fricções 
5.2. A Recompra de Ações
5.3. A (ir)relevância da Política de Dividendos

Bibliografia Obrigatória

Ross, Stephen A., Randolph W. Westerfield and Jeffrey Jaffe; Corporate Finance, McGraw-Hill / Irwin, 2010. ISBN: 978-0-07-338233-7

Bibliografia Complementar

Maness, Terry S., and John T. Zietlow; Short-Term Financial Management, West Publishing Company, 1993. ISBN: 0-314-01268-0

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Parte-se do pressuposto de que todos os alunos dispõem já de formação básica suficiente em Finanças Empresariais e Avaliação de Empresas. Aos Alunos que, pela primeira vez, contactam com esta disciplina, recomenda-se, muito vivamente, o estudo prévio e cuidado de um manual de introdução às Finanças Empresariais. O mesmo se dirá relativamente a todos os que tenham obtido a sua formação financeira há demasiado tempo e necessitem de actualização. 

O método pedagógico da disciplina consiste na combinação de ensino teoricamente fundamentado com a análise crítica dos problemas de tomada de decisões financeiras.

É requerida aos alunos será sempre a intervenção directa na discussão de problemas teóricos e das suas implicações práticas.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 25,00
Teste 60,00
Trabalho escrito 15,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 40,00
Frequência das aulas 18,00
Trabalho escrito 12,00
Total: 70,00

Obtenção de frequência

É adoptado o método de avaliação contínua, baseado na aferição do trabalho realizado pelos alunos ao longo do curso, tanto sob a forma de trabalhos escritos e testes de escolha múltipla. 

Será ainda realizado um teste final.

Não existe avaliação só por exame final

Fórmula de cálculo da classificação final

Classificação final resultará da ponderação dos factores seguintes: 

Teste final: 60% 
Trabalhos semanais: 15%
Testes escolha múltipla: 25%

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