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Plano de Dissertação / Plano de Projeto / Plano de Estágio

Código: 2ECON05     Sigla: PDPPPE

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Economia

Ocorrência: 2020/2021 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Agrupamento Científico de Economia
Curso/CE Responsável: Mestrado em Economia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
ME 50 Plano de estudos 2 - 7,5 56 202,5
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2020-12-01.

Campos alterados: Fórmula de cálculo da classificação final

Língua de trabalho

Português e inglês

Objetivos

Permitir ao estudante a aquisição de conhecimentos de metodologia de investigação na área da Economia, que deverão ser aplicados na elaboração de um plano de dissertação/ projeto/ estágio. Ao longo deste processo deverá ser definido e desenvolvido um tema de investigação, e nomeado um orientador que deverá acompanhar o processo que resultará na elaboração do plano de dissertação/ projeto/ estágio.

Resultados de aprendizagem e competências

No final do curso espera-se que o estudante tenha:

i)    identificado e motivado a questão de investigação da dissertação/ área sobre a qual vai incidir o relatório de estágio/projeto, os objetivos e os possíveis contributos/ a relevância da investigação;

ii)   realizado uma revisão de literatura na área de investigação relevante;

iii)  identificado e justificado, à luz da literatura e em coerência com os objetivos definidos, possíveis metodologias a utilizar;

iv)  definido um cronograma do trabalho de investigação a realizar.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Parte I. Processo de Investigação

 

1. Etapas do processo de investigação (1/2 aula; Prof.ª Maria Manuel Pinho)

1.1 Questão de investigação;

1.2 Leituras exploratórias;

1.3 Problemática teórica: teorias, conceitos;

1.4 Construção do modelo de análise e elaboração de hipóteses de investigação;

1.5 Seleção da metodologia;

1.6 Análise e tratamento da informação;

1.7 Conclusões.

 

2. Escrita Científica (1/2 aula; Prof.ª Maria Manuel Pinho)

2.1 Regras formais de uma dissertação/relatório;

2.2 Apresentação e discussão de um trabalho científico;

2.3 Integridade académica.

 

 

 

Parte II. Métodos de investigação

 

3. Bibliometria (1 aula; Prof.ª Aurora Teixeira - vídeo-aula/Moodle)

3.1 Conceitos básicos (bibliometria, cienciometria e meta-análise);

3.2 A bibliometria como ferramenta para a revisão de literatura;

3.3 Dados, fontes, variáveis e métodos;

3.4 Aplicação da análise bibliométrica usando as bases de dados Scopus Sci Verse e Web of Science.

  

4. Amostragem e Questionários (1 aula; Prof.ª Maria Eduarda Silva - vídeo-aula/Moodle)

4.1 Recolha de dados: Introdução;

4.2 Fases do processo de investigação;

4.3 Recolha de dados;

4.4 Amostragem (primeiros conceitos): métodos probabilísticos (amostragem sistemática; amostragem estratificada; amostragem cluster; amostragem multietápica); métodos não probabilísticos (amostragem por conveniência; amostragem bola de neve; amostragem por quotas);

4.5 Questionários: tipos de fontes de informação; como fazer um questionário; regras; avaliação de questionários; escalas de medida;

4.6 Visão geral de algumas bases de dados disponíveis na FEP.

 

5. Métodos Quantitativos: métodos estatísticos (2 aulas; Prof.ª Alexandra Ramos e Prof.ª Maria Paula Brito - vídeo-aulas/Moodle)

5.1 Testes paramétricos e não paramétricos: introdução; tipos de dados; estatística descritiva; distribuições, inferência e testes (pressupostos e aplicações); testes paramétricos (teste T-Student para 1 população; teste T-Student para 2 populações independentes; teste T-Student para 2 populações emparelhadas; ANOVA); testes não paramétricos (testes de normalidade; teste de Wilcoxon para 1 população; teste Mann-Whitney para 2 populações independentes; teste Wilcoxon 2 populações emparelhadas; teste de Kruskall-Wallis para k populações independentes); correlações; teste do Qui-quadrado da Independência.

5.2 Análise de dados mutivariada: matriz de dados e variáveis; tipos de métodos; regressão múltipla; MANOVA; análise discriminante; análise fatorial; análise em componentes principais; análise classificatória (clusters: método hierárquico; K-means).

 

6. Métodos quantitativos: Social network analysis, opinion mining, sentiment analysis (1 aula; Prof. João Gama - vídeo-aula/Moodle)

6.1 Análise de redes sociais: redes sociais e interações entre agentes; redes sociais profissionais, e.g. LinkedIn; análise de redes sociais: o papel dos nós na rede, centralidades e influência; comunidades e interações; difusão de informação em redes sociais;

6.2 Sentiment analysis: opiniões na era digital: social media, blogs, tweets, etc.; análise automática de texto: entidades e polaridade.
 

7. Métodos quantitativos: métodos econométricos (1 aula; Profª. Maria Margarida Mello - vídeo-aula/Moodle)

7.1 Objeto e método da Econometria;

7.2 O modelo de regressão linear;

7.3 Modelos com variável dependente qualitativa;

7.4 Modelos com séries temporais.

 

8. Métodos qualitativos (3 aulas; Profª. Maria da Conceição Ramos e Profª. Raquel Meneses - vídeo-aulas/Moodle)

8.1 A investigação qualitativa;

8.2 Abordagens: narrativa, fenomenologia, etnografia, estudo de caso, investigação-ação; grounded theory;

8.3 Designs qualitativos;

8.4 Procedimentos de recolha de dados: observação, entrevista, focus-group, histórias de vida, netnografia, métodos visuais.

8.5 Análise de dados: análise de conteúdo (com ou sem o uso do NVivo11);

8.6 Vantagens e desvantagens da investigação qualitativa.

8.7 Considerações éticas.

Bibliografia Obrigatória

Bibliografia a ser recomendada durante as aulas/video-aulas; Bibliography to be recommended during lessons/video-lessons;;

Observações Bibliográficas







 

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas presenciais, vídeo-aulas e sessões individuais e coletivas de tutoria.

As vídeo-aulas estão disponíveis na página no Moodle da UC: Plano de Dissertação / Projeto / Estágio: Metodologias de Investigação.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 20,00
Trabalho escrito 80,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 15,00
Elaboração de relatório/dissertação/tese 100,00
Estudo autónomo 31,50
Frequência das aulas 56,00
Total: 202,50

Obtenção de frequência

Não existem requisitos de assiduidade.

Fórmula de cálculo da classificação final

 1) Componentes de avaliaçãoRelatório inicial (trabalho escrito: 20%); relatório final (trabalho escrito: 60%); apresentação e discussão do relatório final (apresentação oral: 20%).

2) A não entrega dos relatórios na data prevista ou a falta à apresentação oral implica a atribuição da classificação de 0 (zero) valores nesse momento de avaliação.

3)  A aprovação à UC exige a obtenção de uma classificação mínima de 9,5 valores na componente relatório final.

4) Excecionalmente, em situações devidamente fundamentadas e diretamente relacionadas com o Mestrado em Economia, a apresentação oral poderá ser feita através de videoconferência.

5) Dada a especificidade da UC, não existe a figura do exame final (quer em época normal, quer de recurso).


Datas limite importantes
:

i) inscrição preliminar na UC, que implica o envio de um documento com o nome do estudante, o tema provisório da dissertação/ relatório de estágio/ relatório de projeto, o nome do(s) orientador(es), o nome do(s) supervisor(es) de estágio/ projeto e uma breve descrição da investigação a realizar (1 parágrafo) – 2 de outubro 2020 (6ª feira);

ii) entrega do relatório inicial - 8 de novembro de 2020 (domingo);

iii)  entrega do relatório final - 10 de janeiro de 2021 (domingo);

iv) entrega do documento base da apresentação – data a definir;

v) apresentação oral - data a definir (época de recurso: entre 1 e 10 de fevereiro de 2021).

Provas e trabalhos especiais

Dada a especificidade da UC não existe a figura do exame final.

Melhoria de classificação

Dada a especificidade da unidade curricular, não existe a possibilidade de melhoria de classificação.

Observações

Horários/schedules: ME1, Português; ME2 English.
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