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Economia do Trabalho

Código: 2ECON12     Sigla: ET

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Economia

Ocorrência: 2020/2021 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Agrupamento Científico de Economia
Curso/CE Responsável: Mestrado em Economia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
ME 15 Plano de estudos 1 - 7,5 56 202,5
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2021-02-14.

Campos alterados: Fórmula de cálculo da classificação final

Língua de trabalho

Português

Objetivos

O objetivo do curso é familiarizar os estudantes com alguns dos principais temas de Economia do Trabalho e dotá-los de ferramentas teóricas e empíricas que permitem analisar o funcionamento dos mercados de trabalho reais. Recorrendo a uma abordagem baseada na teoria microeconómica aplicada com ênfase nas questões da formação dos salários e das políticas públicas dirigidas ao mercado de trabalho, a UC procura combinar a modelização teórica com a modelização empírica e alargar o conhecimento dos estudantes para o papel das instituições e das políticas públicas dirigidas ao mercado de trabalho.


 

Resultados de aprendizagem e competências

No final do curso os estudantes devem ter conhecimento, a um nível intermédio, do modo de funcionamento dos mercados de trabalho contemporâneos e dos modelos teóricos e métodos empíricos utilizados pelos economistas para explicar esse funcionamento.
Em particular, espera-se que, ao nível das competências técnicas, os estudantes aprovados a esta UC:

  • Dominem os conceitos económicos necessários à compreensão do funcionamento dos mercados de trabalho atuais;

  • Dominem metodologias empíricas apropriadas para a investigação empírica e, em particular, para a análise e tomada de decisão no âmbito de questões associadas ao funcionamento do mercado de trabalho.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

A UC privilegia ferramentas de análise microeconómica e microeconométrica, pressupondo conhecimentos de Teoria Económica ministrados em diversas disciplinas de licenciatura (e, de modo mais saliente, de Microeconomia e Macroeconomia) e de Econometria ao nível introdutório.

Programa

1. Oferta e procura de trabalho
1.1 Oferta de trabalho
1.1.1 A decisão de trabalhar
1.1.2 Taxas de atividade: alguma evidência
1.2 Procura de trabalho
1.2.1 Mercados competitivos e mercados não competitivos
1.2.2 Fluxos de emprego e de trabalhadores: alguma evidência
2. Educação e formação
2.1. Factos estilizados
2.2. Teoria do capital humano
2.3. Teoria da sinalização
2.4. Formação profissional
2.5. Avaliação dos retornos à educação
3. Discriminação
3.1. Alguns factos
3.2. Teorias da discriminação
3.3. Medindo a discriminação salarial
4. Procura de emprego
4.1. O desemprego em Portugal
4.2. Actividades de procura de emprego
4.3. Teoria da procura de emprego
4.4. Evidência empírica: Subsídio de desemprego e procura de emprego
5. Progresso tecnológico, polarização do emprego e desigualdade salarial
5.1 Alterações tecnológicas e polarização do emprego
5.2 Factos sobre ocupações e salários
5.3 Evidência empírica
6. Negociação coletiva e sindicatos
6.1. Factos sobre os sindicatos e a contratação coletiva
6.2. Teoria da negociação
6.3. Efeitos dos sindicatos: evidência empírica
6.4. O sistema de negociação salarial em Portugal
7. Políticas ativas de emprego
7.1. Que tipo de políticas para o mercado de trabalho?
7.2. Avaliação de políticas ativas de emprego
7.3. Evidência para Portugal

Bibliografia Obrigatória

Pierre Cahuc, Stéphane Carcillo, André Zylberberg; Labor Economics, MIT Press, 2014

Bibliografia Complementar

Boeri, Tito; The economics of imperfect labor markets. ISBN: 978-0-691-13735-3

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As aulas são de caráter teórico-prático, incluindo sessões expositivas dos modelos teóricos e da evidência empírica e, sempre que se justifique, sessões em computador que permitirão aplicar algumas das metodologias empíricas apresentadas com dados reais. Além das aulas, a preparação dos estudantes deve recorrer ao compêndio recomendado na bibliografia.

Software

Stata

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho escrito 45,00
Exame 50,00
Participação presencial 5,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 106,50
Frequência das aulas 56,00
Trabalho escrito 40,00
Total: 202,50

Obtenção de frequência

Todos os estudantes inscritos na unidade curricular obtêm frequência e podem aceder à avaliação por exame final.

Fórmula de cálculo da classificação final

São admitidas duas modalidades de avaliação: avaliação distribuída ou avaliação apenas por exame final. No primeiro caso, os estudantes terão que elaborar um trabalho escrito durante o semestre e realizar um exame escrito (época normal) sobre toda a matéria lecionada. Os estudantes ficam vinculados ao regime de avaliação distribuída com a entrega do trabalho. No regime de avaliação por exame final, os estudantes realizarão uma prova escrita sobre toda a matéria lecionada na época normal e/ou na época de recurso.

Avaliação distribuída com exame final: Classificação final = 0.5*A+0.45*B+0.05*C 
A: classificação final do exame
B: classificação final do trabalho de grupo
C: Participação nas aulas

São aprovados os estudantes que obtiverem uma classificação final igual ou superior a 9,5 valores e que não tenham obtido classificação inferior a 7.0 valores no exame.

Avaliação por exame final: classificação final do exame.

São aprovados os estudantes que obtiverem uma classificação final igual ou superior a 9,5 valores no exame final.

Provas e trabalhos especiais

O exame pode ser complementado por uma discussão oral individual, por solicitação do docente responsável, para esclarecimento de possíveis dúvidas nas respostas.

Melhoria de classificação

Época de recurso.
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