Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > 2ECON02
Mapa das Instalações
Edifício Principal | Main Building Edifício Pós-Graduações | Post-Graduate Building

Teoria dos Jogos e Informação

Código: 2ECON02     Sigla: TJI

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Economia

Ocorrência: 2020/2021 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Agrupamento Científico de Economia
Curso/CE Responsável: Mestrado em Economia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
ME 78 Plano de estudos 1 - 7,5 56 202,5
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2020-09-09.

Campos alterados: Componentes de Avaliação e Ocupação, Fórmula de cálculo da classificação final

Língua de trabalho

Português e inglês

Objetivos

O foco da ciência económica evoluiu ao longo das últimas décadas. Entre os novos temas estão os problemas de informação assimétrica, o desenho dos mercados, o papel das instituições, e as escolhas públicas.
Consciente dos novos desafios colocados à teoria económica, a Unidade Curricular (UC) tem duas dimensões. A primeira dimensão é instrumental, e oferece uma introdução rigorosa à teoria dos jogos. Trata-se de fornecer aos estudantes os instrumentos analíticos necessários ao estudo dos problemas que preocupam os economistas. Na sua segunda dimensão, a UC visa aplicar estes instrumentos a temas como:
(1)    A interação estratégica entre os agentes económicos e a sua influência no comportamento individual.
(2)    Estratégias de negociação e de tomada de decisão.
(3)    Problemas de seleção adversa e a preocupação com incentivos não monetários.
(4)    Os detalhes concretos do funcionamento dos mercados e como melhorar a sua eficiência.
(5)    O papel de instituições e o problema das escolhas publicas.

Resultados de aprendizagem e competências

Espera-se que os estudantes dominem os objetivos científicos acima enunciados, ficando aptos a aplicar os instrumentos de teoria dos jogos na resolução de problemas concretos. Espera-se desenvolver competências nas seguintes áreas:
(1)    Interpretação e processamento de informação, bem como a comunicação de conhecimentos de forma oral e escrita.
(2)    Utilização do raciocínio critico na aquisição de novos conhecimentos, e o raciocínio lógico na resolução de problemas e na tomada de decisão.
(3)    Planeamento de tarefas, e trabalho em equipa.
(4)    Consciencialização para os problemas éticos, e incorporação no seu comportamento de critérios de integridade e profissionalismo.
(5)    Desenvolvimento do pensamento estratégico dos estudantes.
(6)    Aperfeiçoamento do pensamento crítico dos estudantes através de exemplos práticos retirados da organização industrial, finanças, macroeconomia, economia do trabalho, economia espacial, negociação, educação, marketing, política, conflitos entre nações, sociologia, etc.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Jogos estáticos de informação completa
1.1.        Jogos estáticos e equilíbrio de Nash
1.1.1.      Representação estratégica de um jogo
1.1.2.      Equilíbrio em estratégias dominantes
1.1.3.      Equilíbrio de Nash
1.1.4.      Jogos de conflito e cooperação
1.2.         Aplicações
1.2.1.      A escolha simultânea das quantidades no modelo de Cournot
1.2.2.     A tragédia dos comuns
1.3. Estratégias mistas
2. Jogos dinâmicos de informação completa e equilíbrio perfeito nos subjogos
2.1.         Jogos dinâmicos de informação completa e perfeita
2.1.1.      Representação de um jogo dinâmico
2.1.2.      Resolução de um jogo dinâmico
2.2.         Aplicações
2.2.1.      O jogo de duopólio de Stackelberg
2.2.2.      Negociação
2.2.3.      Movimentos estratégicos
2.3.         Jogos dinâmicos de informação completa e imperfeita
2.3.1.      Jogos de informação imperfeita
2.3.2.      Jogos repetidos
3. Jogos estáticos de informação incompleta
3.1.         Informação incompleta e imperfeita
3.2.         Equilíbrio de Bayes-Nash
3.3.         Aplicação: Leilões
3.4. Desenho de mecanismos de incentivos e escolhas públicas
4. Jogos dinâmicos de informação incompleta
4.1.         Caracterização de um jogo dinâmico de informação incompleta
4.2.         Equilíbrio Bayesiano Perfeito
4.3.         Aplicações

Bibliografia Obrigatória

José Manuel Peres Jorge; Jogos, estratégia e informação. ISBN: 978-972-592-515-7 (Bibliografia obrigatória para curso em Português, E 1887(1) [2017], E 1887(2) [2017])
Robert D. Gibbons; A^primer in game theory. ISBN: 0-7450-1159-4

Bibliografia Complementar

Dixit, A. K. and B. J. Nalebuff; Thinking Strategically, Norton, 1993
John McMillan; Games, strategies and managers: how managers can use game theory to make better business decision, Oxford University Press, 1996. ISBN: 978-0-19-510603-3
McMillan, John; Reinventing the bazaar. ISBN: 978-0-393-32371-9
Dutta Prajit K.; Strategies and games : theory and practice, MIT Press, 1999. ISBN: 0-262-04169-3
Rasmusen, Eric; Games and information : an introduction to game theory, Oxford : Blackwell, 2002. ISBN: 0-631-21095-4 (EST 774(2))

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teórico-práticas.
Para além da exposição de modelos teóricos e resolução de exercícios práticos, são também apresentados casos práticos e aplicações.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 50,00
Participação presencial 30,00
Trabalho escrito 20,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 93,00
Frequência das aulas 40,00
Trabalho escrito 17,00
Total: 150,00

Obtenção de frequência

Não aplicável.

Fórmula de cálculo da classificação final

Na avaliação distribuída, a classificação final resulta da média ponderada de três componentes: resolução de exercícios na sala de aula (30%), trabalho individual (20%), e teste final (50%) a realizar na época normal.

No exame final, a realizar nas épocas de recurso ou especial, a classificação final é igual à do exame final.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Aplica-se o regime geral de avaliação de conhecimentos.

Melhoria de classificação

Aplica-se o regime geral de avaliação de conhecimentos.

Observações

Horários/schedules: Aula em Português; Class in English
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Economia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-11-08 às 23:54:07 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias
SAMA2