Teoria dos Jogos e Informação
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
CNAEF |
Economia |
Ocorrência: 2020/2021 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
ME |
78 |
Plano de estudos |
1 |
- |
7,5 |
56 |
202,5 |
Língua de trabalho
Português e inglês
Objetivos
O foco da ciência económica evoluiu ao longo das últimas décadas. Entre os novos temas estão os problemas de informação assimétrica, o desenho dos mercados, o papel das instituições, e as escolhas públicas.
Consciente dos novos desafios colocados à teoria económica, a Unidade Curricular (UC) tem duas dimensões. A primeira dimensão é instrumental, e oferece uma introdução rigorosa à teoria dos jogos. Trata-se de fornecer aos estudantes os instrumentos analíticos necessários ao estudo dos problemas que preocupam os economistas. Na sua segunda dimensão, a UC visa aplicar estes instrumentos a temas como:
(1) A interação estratégica entre os agentes económicos e a sua influência no comportamento individual.
(2) Estratégias de negociação e de tomada de decisão.
(3) Problemas de seleção adversa e a preocupação com incentivos não monetários.
(4) Os detalhes concretos do funcionamento dos mercados e como melhorar a sua eficiência.
(5) O papel de instituições e o problema das escolhas publicas.
Resultados de aprendizagem e competências
Espera-se que os estudantes dominem os objetivos científicos acima enunciados, ficando aptos a aplicar os instrumentos de teoria dos jogos na resolução de problemas concretos. Espera-se desenvolver competências nas seguintes áreas:
(1) Interpretação e processamento de informação, bem como a comunicação de conhecimentos de forma oral e escrita.
(2) Utilização do raciocínio critico na aquisição de novos conhecimentos, e o raciocínio lógico na resolução de problemas e na tomada de decisão.
(3) Planeamento de tarefas, e trabalho em equipa.
(4) Consciencialização para os problemas éticos, e incorporação no seu comportamento de critérios de integridade e profissionalismo.
(5) Desenvolvimento do pensamento estratégico dos estudantes.
(6) Aperfeiçoamento do pensamento crítico dos estudantes através de exemplos práticos retirados da organização industrial, finanças, macroeconomia, economia do trabalho, economia espacial, negociação, educação, marketing, política, conflitos entre nações, sociologia, etc.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
1. Jogos estáticos de informação completa
1.1. Jogos estáticos e equilíbrio de Nash
1.1.1. Representação estratégica de um jogo
1.1.2. Equilíbrio em estratégias dominantes
1.1.3. Equilíbrio de Nash
1.1.4. Jogos de conflito e cooperação
1.2. Aplicações
1.2.1. A escolha simultânea das quantidades no modelo de Cournot
1.2.2. A tragédia dos comuns
1.3. Estratégias mistas
2. Jogos dinâmicos de informação completa e equilíbrio perfeito nos subjogos
2.1. Jogos dinâmicos de informação completa e perfeita
2.1.1. Representação de um jogo dinâmico
2.1.2. Resolução de um jogo dinâmico
2.2. Aplicações
2.2.1. O jogo de duopólio de Stackelberg
2.2.2. Negociação
2.2.3. Movimentos estratégicos
2.3. Jogos dinâmicos de informação completa e imperfeita
2.3.1. Jogos de informação imperfeita
2.3.2. Jogos repetidos
3. Jogos estáticos de informação incompleta
3.1. Informação incompleta e imperfeita
3.2. Equilíbrio de Bayes-Nash
3.3. Aplicação: Leilões
3.4. Desenho de mecanismos de incentivos e escolhas públicas
4. Jogos dinâmicos de informação incompleta
4.1. Caracterização de um jogo dinâmico de informação incompleta
4.2. Equilíbrio Bayesiano Perfeito
4.3. Aplicações
Bibliografia Obrigatória
José Manuel Peres Jorge;
Jogos, estratégia e informação. ISBN: 978-972-592-515-7 (Bibliografia obrigatória para curso em Português, E 1887(1) [2017], E 1887(2) [2017])
Robert D. Gibbons;
A^primer in game theory. ISBN: 0-7450-1159-4
Bibliografia Complementar
Dixit, A. K. and B. J. Nalebuff; Thinking Strategically, Norton, 1993
John McMillan; Games, strategies and managers: how managers can use game theory to make better business decision, Oxford University Press, 1996. ISBN: 978-0-19-510603-3
McMillan, John;
Reinventing the bazaar. ISBN: 978-0-393-32371-9
Dutta Prajit K.; Strategies and games : theory and practice, MIT Press, 1999. ISBN: 0-262-04169-3
Rasmusen, Eric; Games and information : an introduction to game theory, Oxford : Blackwell, 2002. ISBN: 0-631-21095-4 (EST 774(2))
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teórico-práticas.
Para além da exposição de modelos teóricos e resolução de exercícios práticos, são também apresentados casos práticos e aplicações.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Teste |
50,00 |
Participação presencial |
30,00 |
Trabalho escrito |
20,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
93,00 |
Frequência das aulas |
40,00 |
Trabalho escrito |
17,00 |
Total: |
150,00 |
Obtenção de frequência
Não aplicável.
Fórmula de cálculo da classificação final
Na avaliação distribuída, a classificação final resulta da média ponderada de três componentes: resolução de exercícios na sala de aula (30%), trabalho individual (20%), e teste final (50%) a realizar na época normal.
No exame final, a realizar nas épocas de recurso ou especial, a classificação final é igual à do exame final.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Aplica-se o regime geral de avaliação de conhecimentos.
Melhoria de classificação
Aplica-se o regime geral de avaliação de conhecimentos.
Observações
Horários/schedules: Aula em Português; Class in English