Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > 1GE206
Mapa das Instalações
Edifício Principal | Main Building Edifício Pós-Graduações | Post-Graduate Building

Competências Pessoais e Sociais I

Código: 1GE206     Sigla: CPS I

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Estudos de Gestão

Ocorrência: 2018/2019 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Agrupamento Científico de Gestão
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Gestão

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LGES 155 Plano de Bolonha a partir de 2012 2 - 3 21 81

Língua de trabalho

Português

Objetivos

A unidade curricular de Competências Pessoais e Sociais I visa sensibilizar os estudantes para a importância das competências pessoais e sociais em diferentes contextos (académico, profissional, pessoal, etc.), apoiando  e incentivando a sua autoconsciência e autoavaliação nesta área e o desenvolvimento de competências nestes domínios.

Resultados de aprendizagem e competências


  1. Compreender a importância de pensar criticamente e desenvolver hábitos e estratégias de assessment (de si mesmos e de contextos meso e macro) na área das competências pessoais e sociais.

  2. Compreender as dimensões de inteligência emocional e o seu impacto nos diversos domínios da vida.

  3. Reconhecer as competências pessoais e sociais como uma área de contínuo desenvolvimento, identificando o treino e o trabalho pessoal necessários ao desenvolvimento das atitudes e competências desejadas

  4. Desenvolver estratégias de comunicação eficaz em termos de comportamento verbal e não verbal de acordo com diferentes contextos

  5. Reconhecer e identificar diferentes técnicas de gestão de tempo e de stress, indicando as vantagens contingenciais de cada uma

  6. Compreender a reciprocidade como um elemento transversal nas relações humanas

  7. Identificar e reconhecer os fatores determinantes e as consequências da reciprocidade  nas interações humanas.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Pensamento Crítico

1.1 Pensamento crítico: ideias fundamentais e exercícios

1.2 Self Assessment na área das CPS: importância, metodologias e exercícios

1.3 Eu, tu, nós: princípios de avaliação e análise de sitações micro, meso e macro


2. Inteligência Emocional

2.1. A Expressão Emocional: componente fisiológica, cognitiva e comportamental
2.2. Modelos da Inteligência Emocional

2.2.1. Self Awareness: quais são as minhas emoções

2.2.2. Social Awareness

2.3. Como melhorar a Inteligência Emocional


3. Comunicação e Gestão Pessoal

3.1. Expectativas e Construtos Sociais: a importância dos preconceitos e percepções na comunicação

3.2. Comunicar em diferentes contextos: diferentes aspetos da  comunicação no estabelecimento de relações interpessoais

3.3. Noções básicas de comunicação não verbal

3.4. Comunicar em público, comunicar para criar valor

3.5. Gestão de tempo e de stress


4. Reciprocidade

4.1.Reciprocidade e teoria da troca social: noções básicas e aplicação transversal

4.2.Antecedentes e consequências da reciprocidade humana em geral

4.3.Reciprocidade positiva e negativa




Bibliografia Obrigatória

Daniel Goleman; Inteligência Emocional, Temas e Debates, 1999
Goleman, D., Boyatzis, R. & McKee, A. ; Os novos lideres. A inteligência emocional nas organizações, Gradiva, 2002
Cunha, M. P., Rego, A., Campos e Cunha, R. & Cabral-Cardoso, C. ; Manual de comportamento organizacional e gestão 6.ª edição. , Editora de Recursos Humanos, 2007
Rego, A. ; Comunicação pessoal e organizacional - Teoria e Prática, Edições Sílabo, 2007
Watzlawick, P., Beavin, J. & Jackson, D. ; Pragmática da comunicação humana. Lisboa: Cultrix, Cultrix, 2007
Ekman, P. ; Emotions Revealed – recognizing faces and feelings to improve communication and emotional life 2nd Ed., Henry Holt Editions, 2003
Martins, H. & Proença, T.; “Tudo o que eu te dou, tu me dás a mim” – mas só às vezes e em circunstâncias muito especiais – Uma reflexão sobre o crescente interesse da Gestão de Recursos Humanos no “lado humano” dos seus trabalhadores. (Disponível em: http://www.incomunidade.com/v28/art_bl.php?art=11)
Goleman, D. ; Como ser um Líder. , Lisboa. Temas e Debates, 2015
Amy Cuddy; Presence: Bringing Your Boldest Self to Your Biggest Challenges, Little, Brown and Company, 2015
Catalão, J. A. & Penim, A. T.; Ferramentas de Coaching., Lidel, 2010
Chris Anderson ; TED Talks: The Official TED Guide to Public Speaking, Houghton Mifflin Harcourt, 2016
Daniel Kahneman ; Pensar depressa e devagar, Círculo de Leitores, 2012

Bibliografia Complementar

Daniel Kahneman ; Thinking, Fast and Slow, Farrar, Straus and Giroux, 2013

Observações Bibliográficas

Disponível em: http://www.incomunidade.com/v28/art_bl.php?art=11

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

O uso combinado do método ativo (jogos pedagógicos, metodologia world café, inquirição apreciativa, exercícios de reflexão individual e trabalhos em grupo em aula etc.) com método expositivo contribui para o desenvolvimento das dimensões atitudinal, cognitiva e técnica dos objetivos e resultados de aprendizagem da Unidade Curricular. Os temas têm um enquadramento concetual associado a uma elevada componente prática.

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Ciências do comportamento
Ciências Sociais > Economia > Estudos de gestão

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 10,00
Trabalho de campo 65,00
Trabalho escrito 25,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 18,00
Estudo autónomo 21,00
Frequência das aulas 21,00
Trabalho de campo 21,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

A presença e a participação nas aulas é condição essencial para a obtenção de aproveitamento. Só por exceção as ausências serão tidas como justificadas.

 

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação da unidade curricular é composta por três componentes:

  • trabalho de grupo 1 (25%) + 
  • trabalho de grupo 2 (65%) + 
  • participação nas aulas (10%)
 

Provas e trabalhos especiais

Em cada aula serão dadas instruções detalhadas sobre as atividades a realizar e o seu peso para a classificação final.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não aplicável

Melhoria de classificação

Não aplicável
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Economia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-09-28 às 06:22:51 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias
SAMA2