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História Económica e Social

Código: 1EC108     Sigla: HES

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências Sociais

Ocorrência: 2018/2019 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Secção Autónoma de Ciências Sociais
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Economia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LECO 358 Plano de Bolonha a partir de 2012 1 - 6 42 162

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

O programa desta UC oferece aos futuros economistas conhecimentos estruturados sobre a formação e  desenvolvimento das economias de mercado.

A UC estuda a evolução das principais economias mundiais desde o século XVIII até ao tempo presente.

As aulas e o estudo são baseados numa seleção de textos de autores clássicos de cada época, capítulos de manuais e artigos científicos.

Com este programa, as aulas e os métodos de avaliação, a UC pretende estimular a reflexão, a interpretação de indicadores, a argumentação, a leitura crítica, a capacidade de síntese e o alargamento da cultura económica dos estudantes. Espera-se que com este programa, os estudantes tenham oportunidade de entender num contexto concreto alguns dos temas abordados noutras disciplinas. 

Resultados de aprendizagem e competências

Pretende-se acima de tudo que os alunos obtenham uma perspetiva de longo prazo sobre os grandes problemas económicos contemporâneos.

Os alunos devem  demonstrar boa expressão escrita, capacidade de raciocínio e capacidade crítica.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Nenhum.

Programa

I PARTE

1. A Economia de Mercado e as suas alternativas
1.1. Na Teoria 
1.2. Nos factos

II PARTE

2. Os inícios do crescimento económico moderno (do séc. XVII ao XIX) 
2.1. Revolução Industrial?
2.2. Revolução Industriosa?
2.3. Instituições?
2.4. A Grande Divergência

III PARTE

3. A Fase Liberal (1820-1814) 
3.1. A Ordem Liberal
3.2  Os Níveis de Vida 
3.3. A Primeira Globalização  

4. A Fase Arruína-o-teu-Próximo (1914-1950)
4.1. Desglobalização
4.2. A Grande Depressão
4.3. Reformar ou Recuperar? 

5. A Fase Dourada (1950-1973)
5.1. O capitalismo reinventado
5.2. Novas instituições internacionais
5.3. Novas forças do crescimento económico 

6. A Fase Neoliberal (1973-2008...)
6.1. Os dilemas da política económica
6.2. A Globalização e o fim da Grande Divergência
6.3. A Crise de 2008. Choque Sistémico? 

Bibliografia Obrigatória

Persson, Karl Gunnar; An economic history of Europe. ISBN: 978-0-521-54940-0

Bibliografia Complementar

Allen, Robert C.; The British Industrial Revolution in Global Perspective, Cambridge UP, 2009. ISBN: 9780521687850
Piketty, Thomas; Capital in the twenty-first century. ISBN: 978-0-674-43000-6
Marx K, and Engels, F. ; Manifesto do Partido Comunista, Editorial Avante!, http://www.pcp.pt/publica/edicoes/25501144/manifes.pdf, 1997 [1848]
Clark, Gregory; A Farewell to Alms: A Brief Economic History of the World, Princeton UP, 2009. ISBN: 9780691141282
Brandt, L., Ma, D., & Rawski, T. G. ; From divergence to convergence: re-evaluating the history behind China’s economic boom, Journal of Economic Literature, 52(1), 45-123., 2014
Rosser, John Barkley; Comparative economics in a transforming world economy. ISBN: 978-0-262-68153-7
Allen, Robert C.; Global Economic History: A Very Short Introduction, Oxford, 2011. ISBN: 978-0199596652
Maddison, A.; “Fluctuations in the momentum of growth within the capitalist epoch”, Cliometrica, 1, pp. 145-175., 2007
Maddison, Angus; Dynamic forces in capitalist development. ISBN: 0-19-828398-9 pbk
Keynes, John Maynard; The economic consequences of the peace
De Vries, Jan; The Industrious Revolution: Consumer Behavior and the Household Economy, 1650 to the Present, Cambridge University Press, 2008. ISBN: 978-0-521-71925-4
Eichengreen, Barry J.; Hall of mirrors. ISBN: 978-0-19-939200-1
Friedman, Milton, 1912-2006; A monetary history of the United States 1867-1960
Allen, Robert C.; The Industrial Revolution in Miniature, The Journal of Economic History, 69-04, 2009, pp 901-927, 2009
Smith, Adam; The wealth of nations. ISBN: 0-14040-012-5
Broadberry, Stephen N. 340; The Cambridge economic history of modern Europe
FOUQUET, Roger; BROADBERRY, Stephen; Seven centuries of European economic growth and decline, Journal of Economic Perspectives, 2015, 29.4: 227-44., 2015
RAUCHWAY, Eric; The Great Depression and the New Deal: A Very Short Introduction, Oxford University Press, 2008. ISBN: 9780195326345

Observações Bibliográficas

As partes relevantes dos textos indicados na bibliografia serão disponibilizadas num ficheiro (Documentos) a inserir na página da disciplina no Sigarra.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teórico-práticas, combinando uma vertente expositiva com a participação dos alunos nos debates introduzidos pelo professor é estimulada. Os alunos devem ainda ler os textos indicados e os outros materiais. Os ficheiros com os conteúdos apresentados pelo docente na aula estarão disponíveis para download.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 120,00
Frequência das aulas 42,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Não se exige requisito de frequência mínima das aulas para a realização das provas da avaliação distribuída ou da avaliação por exame final.

A frequência das aulas é fortemente recomendada, em especial para os alunos que pretendam obter aproveitamento através da opção de avaliação distribuída.

Fórmula de cálculo da classificação final

Há duas modalidades de avaliação:

A. Avaliação distribuída, composta por dois testes, o primeiro valendo 40% da nota final e o segundo 60%.
Em cada um dos testes, os alunos são solicitados a responder a perguntas de escolha múltipla e a perguntas abertas, com espaço de resposta limitado. Cada tese incide sobre uma parte diferente do programa.
Nota = (T1*0,4) + (T2*0,6)

B. Avaliação por exame final, composta por uma única prova. A classificação final é igual à nota do exame final. Nesta prova, os alunos são solicitados a responder a perguntas de escolha múltipla e a perguntas abertas com espaço de resposta limitado, nas épocas normal e de recurso. Na época especial e nas provas de avaliação ao abrigo de regimes especiais legalmente previstos, os alunos são solicitados apenas a responder a perguntas  abertas com espaço de resposta limitado.
Nota = Exame

Para a classificação final, são levadas em conta as seguintes considerações:

1. A aprovação na disciplina pressupõe a obtenção de uma classificação igual ou superior a 9,5 valores.

2. Para o aluno poder obter aprovação à disciplina por avaliação distribuída tem que obter uma nota superior ou igual a 6,0 valores em cada um dos testes.

 

Melhoria de classificação

De acordo com as regras aplicáveis.
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