Código: | 1EC108 | Sigla: | HES |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Ciências Sociais |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Secção Autónoma de Ciências Sociais |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Economia |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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LECO | 358 | Plano de Bolonha a partir de 2012 | 1 | - | 6 | 42 | 162 |
O programa desta UC oferece aos futuros economistas conhecimentos estruturados sobre a formação e desenvolvimento das economias de mercado.
A UC estuda a evolução das principais economias mundiais desde o século XVIII até ao tempo presente.
As aulas e o estudo são baseados numa seleção de textos de autores clássicos de cada época, capítulos de manuais e artigos científicos.
Com este programa, as aulas e os métodos de avaliação, a UC pretende estimular a reflexão, a interpretação de indicadores, a argumentação, a leitura crítica, a capacidade de síntese e o alargamento da cultura económica dos estudantes. Espera-se que com este programa, os estudantes tenham oportunidade de entender num contexto concreto alguns dos temas abordados noutras disciplinas.
Pretende-se acima de tudo que os alunos obtenham uma perspetiva de longo prazo sobre os grandes problemas económicos contemporâneos.
Os alunos devem demonstrar boa expressão escrita, capacidade de raciocínio e capacidade crítica.
I PARTE
1. A Economia de Mercado e as suas alternativas
1.1. Na Teoria
1.2. Nos factos
II PARTE
2. Os inícios do crescimento económico moderno (do séc. XVII ao XIX)
2.1. Revolução Industrial?
2.2. Revolução Industriosa?
2.3. Instituições?
2.4. A Grande Divergência
III PARTE
3. A Fase Liberal (1820-1814)
3.1. A Ordem Liberal
3.2 Os Níveis de Vida
3.3. A Primeira Globalização
4. A Fase Arruína-o-teu-Próximo (1914-1950)
4.1. Desglobalização
4.2. A Grande Depressão
4.3. Reformar ou Recuperar?
As partes relevantes dos textos indicados na bibliografia serão disponibilizadas num ficheiro (Documentos) a inserir na página da disciplina no Sigarra.
Aulas teórico-práticas, combinando uma vertente expositiva com a participação dos alunos nos debates introduzidos pelo professor é estimulada. Os alunos devem ainda ler os textos indicados e os outros materiais. Os ficheiros com os conteúdos apresentados pelo docente na aula estarão disponíveis para download.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 100,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 120,00 |
Frequência das aulas | 42,00 |
Total: | 162,00 |
Não se exige requisito de frequência mínima das aulas para a realização das provas da avaliação distribuída ou da avaliação por exame final.
A frequência das aulas é fortemente recomendada, em especial para os alunos que pretendam obter aproveitamento através da opção de avaliação distribuída.
Há duas modalidades de avaliação:
A. Avaliação distribuída, composta por dois testes, o primeiro valendo 40% da nota final e o segundo 60%.
Em cada um dos testes, os alunos são solicitados a responder a perguntas de escolha múltipla e a perguntas abertas, com espaço de resposta limitado. Cada tese incide sobre uma parte diferente do programa.
Nota = (T1*0,4) + (T2*0,6)
B. Avaliação por exame final, composta por uma única prova. A classificação final é igual à nota do exame final. Nesta prova, os alunos são solicitados a responder a perguntas de escolha múltipla e a perguntas abertas com espaço de resposta limitado, nas épocas normal e de recurso. Na época especial e nas provas de avaliação ao abrigo de regimes especiais legalmente previstos, os alunos são solicitados apenas a responder a perguntas abertas com espaço de resposta limitado.
Nota = Exame
Para a classificação final, são levadas em conta as seguintes considerações:
1. A aprovação na disciplina pressupõe a obtenção de uma classificação igual ou superior a 9,5 valores.
2. Para o aluno poder obter aprovação à disciplina por avaliação distribuída tem que obter uma nota superior ou igual a 6,0 valores em cada um dos testes.