Código: | 1OP06 | Sigla: | ES |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Economia |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Agrupamento Científico de Economia |
Instituição Responsável: | Faculdade de Economia |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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LECO | 19 | Plano de Bolonha a partir de 2012 | 3 | - | 3 | 42 | 81 |
LGES | 8 | Plano de Bolonha a partir de 2012 | 3 | - | 3 | 42 | 81 |
O objetivo da unidade curricular consiste em fornecer aos alunos um conjunto de instrumentos económicos específicos que permitam compreender o sistema de saúde em geral, e em particular, o funcionamento das instituições de saúde. A unidade curricular propicia também uma introdução aos modelos de gestão de instituições do setor da saúde.
Capacidade de análise económica do setor da saúde e do financiamento das atividades de saúde. Capacidade de análise económica dos mercados e da procura e oferta de cuidados de saúde. Compreensão dos modelos de gestão específicos do setor da prestação de cuidados de saúde.
1. Introdução:
1.1. Conceito de economia da saúde;
1.2. A importância do setor da saúde na economia;
1.3. O que é diferente no setor da saúde;
1.4. Problemas de Informação imperfeita e Incerteza:
1.4.1. Assimetria de informação e monopólio crescente;
1.4.2. Indução da procura;
1.4.3. Variações de prática clínica.
1.4.4. Seleção adversa e Risco moral;
1.5. Sistemas de saúde.
2. Financiamento da saúde:
2.1. O crescimento das despesas em saúde;
2.2. Despesas em saúde e rendimento;
2.3. Financiamento do sistema de saúde português;
3. Produção e procura de saúde.
3.1. Produção de saúde;
3.2. Fatores produtivos em saúde;
3.3. Procura de saúde e de cuidados de saúde.
4. Gestão de instituições de saúde:
4.1. Modelos de pagamento aos profissionais e às instituições;
4.2. Gestão de hospitais;
4.3. Cuidados de saúde primários.
5. Mercado do medicamento.
6. Avaliação económica em saúde.
Aulas teórico-práticas, onde são apresentados os conceitos e modelos de análise, e são discutidos exemplos e casos. As aulas são conduzidas de forma a potenciar o debate de ideias.
Designação | Peso (%) |
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Teste | 70,00 |
Trabalho escrito | 30,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 39,00 |
Frequência das aulas | 42,00 |
Total: | 81,00 |
Avaliação contínua: um trabalho de grupo e dois testes, com o primeiro a realizar-se no horário da aula, e o segundo na data do exame final
OU
Exame final.
Avaliação contínua: a classificação final da avaliação contínua corresponderá à média dos três momentos de avaliação - os testes valem 70% e o trabalho de grupo 30%.
Exame final: classificação do exame final.