Código: | 1OP02 | Sigla: | CES |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Estudos de Gestão |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Agrupamento Científico de Gestão |
Instituição Responsável: | Faculdade de Economia |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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LECO | 9 | Plano de Bolonha a partir de 2012 | 3 | - | 3 | 42 | 81 |
LGES | 18 | Plano de Bolonha a partir de 2012 | 3 | - | 3 | 42 | 81 |
Esta disciplina pretende dotar os alunos dos conhecimentos necessários para a análise, resolução e apresentação de recomendações para Business Cases de natureza diversa. Espera-se que no final da disciplina os alunos sejam capazes de, perante um Business Case:
a) identificar o(s) problema(s) em causa;
b) com recurso a bases de dados e metodologias adequadas, analisar criticamente o contexto no qual a empresa se insere e o ambiente no qual opera;
c) identificar soluções alternativas para o(s) problema(s) identificado(s) e, utilizando critérios de decisão adequados, identificar a melhor solução a propor;
d) estudar o impacto financeiro e organizacional da recomendação proposta;
e) apresentar um plano de implementação;
f) identificar e desenhar uma resposta para os principais riscos inerentes à recomendação proposta.
Adicionalmente, pretende-se que os alunos sejam capazes de apresentar oralmente, de forma clara e convincente, a sua proposta de resolução do Business Case.
Serão trabalhadas nesta disciplina quer competências analíticas quer comportamentais. Os alunos que completem esta disciplina com melhor desempenho ficam aptos a integrar equipas da FEP em futuras Business Case Competitions (BCC) nacionais e internacionais.
Serão trabalhadas nesta disciplina quer competências analíticas quer comportamentais.
I) Introdução à análise de um Business Case
a. Business Cases: estrutura, tipos e objectivos.
b. Abordagem recomendada para análise e resolução de um Business Case
II) Identificação e contextualização do problema inerente ao Business Case
a. Aspectos relevantes no domínio da contextualização de um problema
b. Frameworks relevantes.
III) Da identificação de soluções alternativas à recomendação final
a. Identificação de soluções alternativas e definição de critérios de selecção
b. Matrizes de decisão para apoio à identificação e selecção de soluções
c. Aspectos críticos do desenho de recomendações
d. Frameworks relevantes.
IV) Medição do impacto das recomendações.
a. Tipos de impactos: impactos organizacionais e impactos financeiros.
b. Conceitos fundamentais de análise de projectos. Cash Flow statements.
V) Desenho de um plano de implementação.
a. Estrutura e conteúdo de um plano de implementação
b. Frameworks relevantes.
VI) Identificação e análise de riscos.
a. Tipos de riscos
b. Resposta ao risco
c. Frameworks relevantes.
A disciplina será leccionada em inglês e terá cariz teórico-prático, mas será essencialmente prática.
As sessões teóricas terão como objectivo dotar os alunos de conhecimentos novos e relembrar conhecimentos aprendidos noutras disciplinas da licenciatura, essenciais à boa resolução de um Business Case.
A maioria das aulas será de cariz prático e consistirá na apresentação, por grupos de alunos, de soluções para Business Cases previamente seleccionados. Pretende-se que a maioria das aulas tenham um formato similar ao das competições internacionais de resolução de casos. Os alunos recebem os casos com antecedência, trabalham-nos fora de aula ou em aula e posteriormente fazem uma apresentação.
Designação | Peso (%) |
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Participação presencial | 25,00 |
Trabalho prático ou de projeto | 75,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Frequência das aulas | 42,00 |
Trabalho laboratorial | 120,00 |
Total: | 162,00 |
Os alunos serão avaliados com base nas apresentações que efectuam ao longo do semestre. A avaliação será efectuada nos seguintes moldes:
70% em função do desempenho do grupo em cada apresentação, o qual será ajustado por uma avaliação intra-grupo. No início do semestre será apresentado aos alunos um formulário de avaliação. Após cada apresentação os alunos devem preencher o formulário e avaliar cada um dos colegas de equipa. A nota individual de cada apresentação é ajustada pela avaliação intra-grupo de cada aluno, segundo o seguinte critério: Se a avaliação individial média intra-grupo é:
* inferior à avaliação média do grupo entre 0.5 e 1 valores / correcção da nota em "-0.5" valores
* inferior à avaliação média do grupo entre 1 e 2 valores / correcção da nota em "-1" valores
* inferior à avaliação média do grupo ientre 2 e 3 valores/ correcção da nota em "-2" valores
* inferior à avaliação média do grupo em mais de 3 valores/ nota máxima 10 valores
* inferior à avaliação média do grupo em mais de 4 valores/ nota máxima 8 valores
* superior à avaliação media do grupo entre 0.5 e 1 valores/ correcção de "+ 0.5" valores
* superior à avaliação média do grupo entre 1 e 2 valores/ correcção de "+ 1" valor
* superior à media superior a 2 valores/correcção de "+2 valores"
10% da nota final pelo trabalho de research e apresentações individuais efectuadas extra casos de estudo.
20% da nota final pelas capacidades de expressão do aluno, presença e participação nas aulas, contribuição para a discussão de grupo e progresso evidenciado durante a disciplina.
70% adjusted average group grade + 10% individual research and presentations + 20% soft skills level, participation in class, contribution to group discussion and evolution evidenced in classes
Não existe exame nem época de recurso.
O número de alunos por turma não deverá exceder os 30.
Serão aceites os primeiros 30 alunos inscritos na disciplina.
A discplina decorre em Inglês pelo que se aconselha que os alunos inscritos tenham boas capacidades de expressão oral e escrita naquela língua.