Código: | 1GE105 | Sigla: | MIC I |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Economia |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Agrupamento Científico de Economia |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Gestão |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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LGES | 203 | Plano de Bolonha a partir de 2012 | 1 | - | 6 | 63 | 162 |
O objetivo desta unidade curricular é ensinar (de uma forma articulada com Microeconomia II) de que forma a Economia pode ser útil para a tomada de decisão empresarial. Em Microeconomia I apresentar-se-ão os conceitos básicos procurando aplicá-los à análise de questões da vida real dos agentes económicos (consumidores e empresas) e, desta forma, sensibilizar os estudantes de um 1º ciclo em Gestão para a importância da análise económica para as decisões empresariais. Pretende-se que no final do curso os estudantes tenham conhecimentos rigorosos dos conceitos básicos microeconómicos que posteriormente irão utilizar em Microeconomia II e nas subsequentes unidades curriculares da área científica de Economia.
Pretende-se que no final da lecionação desta unidade curricular os estudantes tenham conhecimentos rigorosos dos conceitos básicos microeconómicos que posteriormente irão utilizar em Microeconomia II e nas subsequentes unidades curriculares da área científica de Economia.
I - Introdução 1. A Economia e a decisão na empresa. 2. Modelos económicos. 3.O âmbito da análise económica. II - Conceitos Básicos 1. O modelo da procura e da oferta. 1.1 Descrição e representações alternativas do modelo. 1.2 Utilização do modelo. 1.2.1 Preços máximos e preços mínimos. 1.2.2 Limites às quantidade transacionadas. 1.2.3 Variações da oferta e da procura. 1.2.4 Impostos. 1.2.5 Aplicações e exercícios. 2. Das escolhas individuais à curva da procura do mercado. 2.1 As preferências: curvas de indiferença. 2.2 Os preços dos bens: restrição orçamental; alterações no orçamento e nos preços dos bens. 2.3 As escolhas do consumidor: alterações no rendimento e nos preços; efeitos substituição e rendimento. 2.4 Tópicos de aplicação: conhecer as preferências; escolhas no local de trabalho. 2.5 Procura. 2.5.1 A curva da procura e o excedente do consumidor. 2.5.2 Procura individual e procura de mercado. 2.5.3 Função procura e curva da procura. 2.5.4 Elasticidade da procura. 2.5.5 Receitas e elasticidade da procura. 2.5.6 Exercícios e exemplos de aplicação. 3. Produção. 3.1 Decisões de produção. 3.2 Decisões de curto prazo. 3.2.1 A função de produção. 3.2.2 Produto total, médio e marginal. 3.2.3 A decisão ótima da empresa. 3.3 Decisões de longo prazo. 3.3.1 A tecnologia. 3.3.2 O preço dos fatores de produção. 3.3.3 A combinação ótima de fatores. 3.4 A escala de produção. 3.4.1 Rendimentos de escala. 3.4.2 Expansão. 3.4.3 Custos. 3.5 Exercícios e exemplos de aplicação. 4. Custos. 4.1 Custos relevantes para a decisão: custo de oportunidade; custos afundados. 4.2 Funções custo: custos fixos e custos variáveis; custo total, médio e marginal; custos no curto e no longo prazo. 4.3 Custos e dimensão das empresas: economias de escala. 4.4 Exercícios e exemplos de aplicação.
Aulas teórico-práticas profusamente ilustradas com aplicações da vida real das empresas e exercícios de aplicação dos conceitos.
Designação | Peso (%) |
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Participação presencial | 0,00 |
Teste | 100,00 |
Total: | 100,00 |
Os estudantes poderão optar pela realização de dois testes com igual ponderação cada um deles (50%) ou pela realização de um exame final. No caso de optarem pela realização de dois testes, os estudantes não poderão faltar a mais de 25% das aulas previstas.
No caso de avaliação distribuida, a classificação final será a média aritmética simples das classificações dos dois testes. No caso de exame final será a classificação desse exame.
Época de recurso.