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Comércio Internacional

Código: 1GE401     Sigla: CI

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Economia

Ocorrência: 2017/2018 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Agrupamento Científico de Economia
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Gestão

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LGES 134 Plano de Bolonha a partir de 2012 3 - 3 42 81

Língua de trabalho

Português

Objetivos

O programa delineado visa fornecer aos estudantes um instrumental analítico compreensível e atualizado, necessário à compreensão dos fenómenos de globalização dos mercados e da produção que caraterizam atualmente a economia mundial, assim como a capacidade de avaliar o impacto nas empresas e na economia associado à política comercial. 

 

Resultados de aprendizagem e competências

No final deste curso espera-se que os estudantes sejam capazes de: i) Interpretar dados estatísticos do comércio internacional através do recurso a indicadores. ii) Perceber porque é que os países trocam entre si, familiarizando-se com as diferentes teorias que explicam os fluxos comerciais entre países. iii) Compreender o papel dos salários, produtividade e taxa de câmbio na determinação do padrão de especialização produtiva dos países. iv) Entender porque muitos economistas defendem que os países que participam num sistema de comércio livre têm ganhos de bem-estar, mas também conhecer os argumentos daqueles que defendem que o governo tem um papel importante na promoção da vantagem competitiva em certas indústrias. v) Compreender as importantes implicações que a teoria do comércio internacional tem para as decisões de localização das empresas. vi) Descrever os instrumentos de política utilizados para influenciar os fluxos de comércio internacional e avaliar os respetivos efeitos de mercado e de bem-estar social. vii) Descrever os desenvolvimentos no sistema de comércio mundial e perceber as implicações desses desenvolvimentos para as estratégias das empresas.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Introdução 1.1. A Economia Internacional e a ciência económica. Comércio Internacional e Finanças Internacionais. 1.2. A evolução da economia mundial: globalização dos mercados e globalização da produção - comércio internacional e investimento direto estrangeiro (IDE). 1.3. Medidas/indicadores da internacionalização das economias e das empresas. 2. Política comercial externa 2.1. Instrumentos de política comercial externa. 2.2. Efeitos de mercado e de bem-estar associados às medidas de política comercial: análise custo-benefício em equilíbrio parcial. 2.3. Protecionismo versus livre comércio: custos e benefícios. 2.4. Integração económica e institucionalização das relações comerciais a nível internacional: 2.4.1. Conceito, formas e efeitos da integração económica. 2.4.2. A Organização Mundial do Comércio e a liberalização das trocas internacionais. 3. Teorias do comércio internacional 3.1. Teorias baseadas na vantagem comparativa: Noção de vantagem comparativa. Os determinantes da vantagem comparativa: As diferenças de tecnologia; As diferentes dotações fatoriais dos países; As distintas condições da procura. Evidência empírica. 3.2. O papel dos salários, produtividade e taxa de câmbio na determinação do padrão das trocas e do padrão de especialização produtiva: vantagem comparativa versus vantagem competitiva. 3.3. As novas teorias dos determinantes das trocas: O papel da procura (teoria de Linder); O papel do progresso tecnológico e da inovação empresarial; Economias de escala e concorrência imperfeita; O modelo de Porter e a vantagem competitiva das indústrias. 3.4. Movimentos internacionais de capitais: investimento direto estrangeiro e empresas multinacionais.

Bibliografia Obrigatória

Krugman, Paul R. e Maurice Obstfeld ;International Economics, Pearson International, 2009 (8ª Edição)
Hill, Charles;International Business: Competing in the Global Marketplace, McGraw-Hill, 2011 (8ª Edição)

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As aulas são teórico-práticas. Sempre que possível a apresentação dos conteúdos programáticos será complementada com exemplos práticos, incentivando-se os alunos a participar ativamente na discussão dos temas e a contribuir com novos exemplos.

Palavras Chave

Ciências Sociais > Economia > Economia internacional > Comércio internacional

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 35,00
Teste 65,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 39,00
Frequência das aulas 42,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

Exame final ou por avaliação distribuída.

A avaliação distribuída requer:
(a) a inscrição numa das turmas e o cumprimento da assiduidade (75%) - exceto os trabalhadores estudantes;
(b) a realização de 2 minitestes e 1 teste - classificação mínima de 8 valores nos minitestes e no teste;
(c) para aprovação a obtenção de uma classificação final igual ou superior a 10 valores.

Os dois minitestes serão realizados em datas a anunciar, no decurso do semestre, e o teste em data a anunciar, durante a semana extra.

Fórmula de cálculo da classificação final

Nota Final da Avaliação distríbuida =15%*MT1+20%*MT2+65%*Teste


Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com o RAC.

Melhoria de classificação

De acordo com o RAC.

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