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Gestão de Recursos Humanos

Código: 1GE304     Sigla: GRH

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Estudos de Gestão

Ocorrência: 2017/2018 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Agrupamento Científico de Gestão
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Gestão

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LGES 181 Plano de Bolonha a partir de 2012 3 - 6 42 162
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2017-09-14.

Campos alterados: Métodos de ensino e atividades de aprendizagem, Componentes de Avaliação e Ocupação, Programa, Obtenção de frequência

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

“The purpose of human resource management is to improve the productive contribution of people to the organization in an ethical and socially responsible way”. In Werther, W. & Davis, K. (1993). Human resources and personnel management. NY: McGraw-Hill Book Co., 4th edition, p. 10.

Esta disciplina aborda os principais temas da gestão de recursos humanos. Trata-se de uma disciplina introdutória, desenvolvida numa ótica da gestão. Está concebido com o duplo objectivo de permitir aos participantes desenvolverem a compreensão teórica do tema, e compreenderem os principais desafios de gestão das pessoas.

Resultados de aprendizagem e competências

No final do programa, os participantes deverão ser capazes de:

• Descreverem e explicarem o que é a Gestão de Recursos Humanos, qual a sua evolução e como se relaciona com a Gestão e, em particular, com a Estratégia das organizações.

• Explicarem os principais processos de gestão de pessoas, designadamente: Análise do Trabalho e Descrição de Funções, Planeamento RH, Recrutamento & Selecção, Formação & Desenvolvimento, Gestão do Desempenho e Compensação.

• Demonstrarem capacidade de análise e raciocínio crítico na aplicação das diversas teorias e práticas de Gestão de Recursos Humanos para interpretar e intervir em situações quotidianas.
 

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)


Sociologia das Organizações

Comportamento Organizacional

Programa

O curso desenvolve-se ao longo de 13 semanas, nas quais se abordam os seguintes temas:

Semana I_Apresentação O que é a Gestão RH?

Semana II_Gestão Estratégica RH e Eficácia Organizacional

Semana III_Gestão Estratégica RH e Eficácia Organizacional

Semana IV_Análise do Trabalho. Análise e Descrição de Funções 

Semana V_Recrutamento

Semana VI_Selecção

Semana VII_ Acolhimento & Integração

Semana VIII_  Revisões & Teste 1 

Semana IX_ Formação & Desenvolvimento

Semana X_  Apresentação dos Trabalhos e Gestão do Desempenho

Semana XI_ Gestão & Melhoria do Desempenho

Semana XII_ Compensação

Semana XIII_ Desafios à Gestão de Pessoas & Sessão final com convidados

Bibliografia Obrigatória

Gomes, Jorge F. S. 070; Manual de gestão de pessoas e do capital humano. ISBN: 978-972-618-813-1
Werther, William B; Human resources and personnel management. ISBN: 0-07-069572-5
Beardwell, Ian 340; Human resource management. ISBN: 0-273-62230-7

Bibliografia Complementar

Bonache, J. & Cabrera, A (Eds; Dirección estratégica de personas: Evidencias y perspectivas para el siglo XXI. , Prentice Hall/Financial Times., 2006
Armstrong, Michael; Armstrong.s handbook of human resource management practice. ISBN: 978-0-7494-5242-1

Observações Bibliográficas

Bibliografia adicional, incluindo textos, slides, casos e videos, estará disponivel no Sigarra.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A disciplina funcionará em regime presencial com a participação ativa dos alunos e a presença de oradores convidados.

O programa está concebido de forma interactiva. São usados, como suporte, apresentações em PowerPoint e artigos para leitura adicional. 

Software

moodle

Palavras Chave

Ciências Sociais > Economia > Estudos de gestão

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 40,00
Teste 30,00
Trabalho escrito 30,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 50,00
Frequência das aulas 20,00
Trabalho de campo 30,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

MODALIDADE DE AVALIAÇÃO DISTRIBUÍDA

Para optar pelo regime de avaliação distribuída exige-se, de acordo com o regulamento de avaliação, a presença num mínimo de 75% (18) das aulas presenciais.
A exigência de assiduidade resulta da convicção da equipa docente (baseada na experiência) de que a presença regular nas aulas é importante para a obtenção de um bom aproveitamento escolar. Por isso, exigem-se presenças e não se faz qualquer distinção entre faltas justificadas e não justificadas. Compete ao participante fazer este controlo. Apenas os estudantes trabalhadores estão dispensados do critério de assiduidade. Essa dispensa resulta da lei. Pelas razões expostas, considera-se que também estes estudantes devem assistir regularmente às aulas.

COMPONENTES DA AVALIAÇÃO DISTRIBUÍDA:

  • Teste 1: A realizar dia 9/11 - Sala 263 - no horário de cada turma
  • Teste 2: cf. calendário oficial da época de exames
  • Trabalho de Grupo: Tema a indicar na 1ª aula – A realizar em grupos de 3 a 4 elementos. 
 
Ficam vinculados à avaliação distribuída os alunos que realizem (e entreguem) o Teste 1 e o Trabalho de Grupo. Na prática, isto significa que a ausência ou a falta de sucesso neste trabalho ou no teste 1, obrigam o aluno a inscrever-se apenas no EXAME DE RECURSO.

MODALIDADE DE AVALIAÇÃO POR EXAME FINAL:

Exame a efectuar de acordo com o calendário oficial. O exame conterá questões de ensaio e análise, de acordo com as perspetivas teóricas tratadas. Os alunos sem aprovação na avaliação distribuída ou com aprovação, mas que pretendam melhorar a classificação final, poderão fazê-lo inscrevendo-se no exame de recurso.

Fórmula de cálculo da classificação final

Modalidade de Avaliação Distribuída

  • Teste 1 – 30%
  • Trabalho de Grupo – 30%
  • Teste 2 – 40%

Nota mínima em cada teste e trabalho: 7 valores.

Melhoria de classificação

A melhoria de classificação poderá fazer-se no EXAME DE RECURSO. Ficam vinculados à avaliação distribuída os alunos que realizem (e entreguem) o Teste 1 e o Trabalho. Na prática, isto significa que a ausência ou a falta de sucesso nestas provas obrigam o aluno a inscrever-se apenas no EXAME DE RECURSO.

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