Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > 1GE210
Mapa das Instalações
Edifício Principal | Main Building Edifício Pós-Graduações | Post-Graduate Building

Estatística II

Código: 1GE210     Sigla: EST II

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Matemática

Ocorrência: 2017/2018 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Agrupamento Científico de Matemática e Sistemas de Informação
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Gestão

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LGES 197 Plano de Bolonha a partir de 2012 2 - 3 42 81

Língua de trabalho

Português

Objetivos

O objectivo da UC é formar utilizadores críticos dos métodos estatísticos com capacidade de desenvolver análises em novas situações. Criar competências para que os alunos sejam capazes de aplicar correctamente as técnicas e os conceitos estatísticos em situações novas e aplicadas a problemas reais. Aquisição de conhecimentos resultantes do estudo da Inferência Estatística e da Econometria.

Resultados de aprendizagem e competências

No fim da UC os alunos devem conhecer os principais modelos de probabilidade e  compreender os conceitos basilares da inferência estatística; estar habilitados a usar corretamente técnicas estatísticas, nunca esquecendo a sua rigorosa formulação matemática e condições de aplicabilidade, mesmo quando compreendidos intuitivamente.


Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

 A unidade curricular Estatística I.

Programa

INFERÊNCIA ESTATÍSTICA

1. Introdução à Estatística Indutiva
2 Estimação por Pontos Métodos de construção de estimadores: método dos momentos; método da máxima verosimilhança. Propriedades desejáveis dos estimadores: centricidade; consistência; eficiência.
3. Estimação por Intervalos Noção de Intervalo de Confiança. Intervalo de confiança para a média de populações normais e não-normais. Intervalo de confiança para a variância de uma população normal. Intervalo de confiança para a proporção. Intervalo de confiança para a diferença de médias de amostras independentes e emparelhadas. Intervalo de confiança para a diferença de proporções.
4. Testes de Hipóteses Noção de teste estatístico. Potência de um teste. Testes paramétricos: Teste para a média de populações normais e não-normais. Teste para a variância de uma população normal. Teste para a proporção. Testes para comparação de médias, variâncias e proporções. Testes para o correlação: Teste de Pearson e Teste de Spearman.
5. Testes de Hipóteses Não-Paramétricos: Teste de Wilcoxon, Teste de Mann - Whitney - Wilcoxon, Teste de Kruskal - Wallis, Teste do Qui-quadrado para análise de independência e para ajustamento.
6. Análise de Variância

Bibliografia Obrigatória

Bento Murteira, Carlos Silva Ribeiro, João Andrade e Silva, Carlos Pimenta; Introdução à Estatística, McGraw-Hill, 2002
Carlos D. Paulino, João A. Branco; 'Exercícios de Probabilidades e Estatística, Escolar Editora, 2005 (LIVRO DE EXERCÍCIOS:)
Bento Murteira; Probabilidades e Estatística, McGraw-Hill, 1990 (2ª ed.)

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Disciplina Obrigatória com Aulas Teórico - Práticas.
Todas as aulas são em português.
Disciplina com e-learning.

Nas aulas a exposição dos conceitos será motivada por exemplos de aplicação e ilustrada com exercícios e comentários sobre as condições de aplicação. Resolução de exercícios  com enfoque na interpretação de resultados. São fornecidos conjuntos de exercícios para os alunos resolverem.

Palavras Chave

Ciências Físicas > Matemática > Estatística

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 0,00
Teste 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 40,00
Frequência das aulas 39,00
Total: 79,00

Obtenção de frequência

A avaliação distribuída é baseada na realização de 2 testes, com igual ponderação na nota final.

Regime de Assiduidade: Só os alunos devidamente inscritos nas turmas poderão usufruir do regime de avaliação distribuída (por testes).

Para ser avaliado em regime de avaliação distribuída nenhum estudante poderá dar mais de 6 faltas; se o número de faltas ultrapassar 6, o estudante só poderá apresentar-se a exame final ou de recurso. Para que as suas presenças sejam devidamente registadas, os estudantes devem participar nas aulas das turmas onde estão inscritos, e não nas aulas das outras turmas. O regime de faltas não se aplica aos trabalhadores estudantes, podendo estes realizar avaliação por exame final ou distribuída (por testes).

Fórmula de cálculo da classificação final

Nota de Exame ou média da nota dos dois testes.
Exame Final Regras gerais, segundo regulamento de avaliação de conhecimentos da FEP.
Exame de Recurso Regras gerais, segundo regulamento de avaliação de conhecimentos da FEP.

Qualquer estudante em avaliação distribuída poderá, até à data do exame final, desistir desta e optar por ser avaliado por Exame Final.
Consideram-se excluídos da avaliação distribuída sem exame final os estudantes que obtiverem uma classificação inferior a 5.5 valores em qualquer dos testes, independentemente do valor da média ponderada das classificações parciais obtidas. A quem obtiver uma classificação inferior a 5.5 valores em qualquer dos testes, será atribuída uma classificação final não superior a 8 valores.

Provas e trabalhos especiais

Defesa de Nota - Para obtenção de classificação superior a 18 valores, os alunos poderão ter que realizar uma prova suplementar oral ou escrit.

Melhoria de classificação

A melhoria de classificação apenas é possível por exame.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Economia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-09-28 às 03:25:01 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias
SAMA2