Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > 1GE209
Mapa das Instalações
Edifício Principal | Main Building Edifício Pós-Graduações | Post-Graduate Building

Marketing

Código: 1GE209     Sigla: MARK

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Estudos de Gestão

Ocorrência: 2017/2018 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Agrupamento Científico de Gestão
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Gestão

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LGES 171 Plano de Bolonha a partir de 2012 2 - 6 63 162
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2018-01-31.

Campos alterados: Objetivos, Bibliografia Obrigatória, Componentes de Avaliação e Ocupação, Tipo de avaliação, Programa, Melhoria de classificação, Fórmula de cálculo da classificação final, Métodos de ensino e atividades de aprendizagem, Resultados de aprendizagem e competências, Bibliografia Complementar, Bibliografia Complementar, Bibliografia Obrigatória, Componentes de Avaliação e Ocupação, Tipo de avaliação, Objetivos, Fórmula de cálculo da classificação final, Métodos de ensino e atividades de aprendizagem, Resultados de aprendizagem e competências, Programa

Língua de trabalho

Português

Objetivos

- Compreender a complexidade da realidade dos mercados e dos quadros conceptuais baseados na lógica do consumidor.
- Compreender a dimensão estratégica das organizações na sua relação com o mercado.
- Aprofundar a análise estratégica a partir da análise do mercado e do negócio.
- Apresentar e explorar os conceitos fundamentais do marketing, estudando e aplicando as principais ferramentas de marketing na tomada de decisão.  
- Preparar os alunos para a ação utilizando os instrumentos de marketing.

Resultados de aprendizagem e competências

- Conhecimento do processo de tomada de decisões na gestão dos negócios numa perspetiva de orientação para o mercado.
- Capacidade para definir estratégias empresariais e de marketing. 
- Capacidade para desenhar planos de marketing e utilizar os principais instrumentos de marketing e de ação comercial.
- Capacidades de análise e de crítica construtiva e de busca de informação para resolver problemas de marketing de forma autónoma.

 

Modo de trabalho

Presencial

Programa

I. Introdução
1- O conceito de marketing: definições e evolução
2- Os elementos estratégicos e operacionais de marketing
3- Os elementos económicos em marketing
4- Questões éticas do marketing

II. Compreender os mercados. Análise da envolvente e da organização numa perspetiva de marketing
1- O contexto de marketing e análise das forças ambientais e de enquadramento da organização
2- Pesquisa de mercado, sistemas de informação e marketing intelligence
3- Modelos de comportamento de compra do consumidor e das organizações. Processo de decisão de compra

III. Desenvolvimento da Estratégia de Marketing
1- Mercado, segmentação do mercado e definição do mercado alvo
2- Análise competitiva e posicionamento
3- Estratégias competitivas de abordagem ao mercado

IV. Marketing-Mix: Produto/serviço
1 -As decisões do produto/serviço
2- O ciclo de vida do produto
3- A gestão do portfolio de produtos
4- O desenvolvimento e lançamento de novos produtos5
5- A marca 
6
- Os serviços 

V. Marketing-Mix: Preço
1- Anatomia e métodos de determinação do preço
2- Estratégias de fixação de preço
3- Política de Preço

VI. Marketing-Mix: Distribuição
1- Natureza, função e tipos de canais de distribuição e relação com o consumidor
2- Tipologia dos intervenientes na rede de distribuição
3- Gestão e avaliação da rede de distribuição 

VII. Marketing-Mix: Comunicação 
1- Comunicação: função, objetivos e modelos
2- O mix da comunicação
3- Técnicas e métricas da comunicação
4- Briefing
5- Comunicação digital

VIII – O plano de marketing. Implementação das Estratégias de Marketing e a Medida da Performance.

Bibliografia Obrigatória

Kotler, P. and Keller, K.; Marketing Management, Pearson, 2016
Dibb Sally 070; Marketing. ISBN: 978-1-4737-2512-6

Observações Bibliográficas

 

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

- Sessões teóricas e práticas;
- Utilização do método de estudo de caso baseado em situações reais. Preparação, apresentação e discussão pelos alunos desses casos;
- Recurso a materiais pedagógicos complementares com a finalidade de enquadrar os temas em estudo.

 

Palavras Chave

Ciências Sociais > Economia > Marketing

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 60,00
Trabalho de campo 40,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 49,00
Frequência das aulas 63,00
Trabalho de campo 50,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Uma classificação inferior a 7 valores em qualquer das provas escritas não permite a aprovação na disciplina.

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação distribuída
- Prova individual: 60%
- Trabalho de grupo e qualidade de intervenção nas aulas: 40%
Avaliação final
- Exame final: 100%
Observações:
1 - Uma classificação inferior a 7 valores na prova individual não permite a aprovação na disciplina, independentemente da classificação do trabalho de grupo.
2 - A classificação obtida no trabalho de grupo será considerada apenas se melhorar a classificação obtida na prova individual.
3- Na época de recurso, a classificação obtida no trabalho de grupo será considerada apenas se o aluno não tiver sido sujeito a avaliação na época normal. Nesse caso, o exame escrito terá a ponderação de 60% da clasificação final e o trabalho 40% dessa mesma classificação.

 

Trabalho de estágio/projeto


 

Melhoria de classificação

Por exame final.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Economia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-10-20 às 19:19:54 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias
SAMA2