Código: | 1GE209 | Sigla: | MARK |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Estudos de Gestão |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Agrupamento Científico de Gestão |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Gestão |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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LGES | 171 | Plano de Bolonha a partir de 2012 | 2 | - | 6 | 63 | 162 |
- Compreender a complexidade da realidade dos mercados e dos quadros conceptuais baseados na lógica do consumidor.
- Compreender a dimensão estratégica das organizações na sua relação com o mercado.
- Aprofundar a análise estratégica a partir da análise do mercado e do negócio.
- Apresentar e explorar os conceitos fundamentais do marketing, estudando e aplicando as principais ferramentas de marketing na tomada de decisão.
- Preparar os alunos para a ação utilizando os instrumentos de marketing.
- Conhecimento do processo de tomada de decisões na gestão dos negócios numa perspetiva de orientação para o mercado.
- Capacidade para definir estratégias empresariais e de marketing.
- Capacidade para desenhar planos de marketing e utilizar os principais instrumentos de marketing e de ação comercial.
- Capacidades de análise e de crítica construtiva e de busca de informação para resolver problemas de marketing de forma autónoma.
I. Introdução
1- O conceito de marketing: definições e evolução
2- Os elementos estratégicos e operacionais de marketing
3- Os elementos económicos em marketing
4- Questões éticas do marketing
II. Compreender os mercados. Análise da envolvente e da organização numa perspetiva de marketing
1- O contexto de marketing e análise das forças ambientais e de enquadramento da organização
2- Pesquisa de mercado, sistemas de informação e marketing intelligence
3- Modelos de comportamento de compra do consumidor e das organizações. Processo de decisão de compra
III. Desenvolvimento da Estratégia de Marketing
1- Mercado, segmentação do mercado e definição do mercado alvo
2- Análise competitiva e posicionamento
3- Estratégias competitivas de abordagem ao mercado
IV. Marketing-Mix: Produto/serviço
1 -As decisões do produto/serviço
2- O ciclo de vida do produto
3- A gestão do portfolio de produtos
4- O desenvolvimento e lançamento de novos produtos5
5- A marca
6- Os serviços
V. Marketing-Mix: Preço
1- Anatomia e métodos de determinação do preço
2- Estratégias de fixação de preço
3- Política de Preço
VI. Marketing-Mix: Distribuição
1- Natureza, função e tipos de canais de distribuição e relação com o consumidor
2- Tipologia dos intervenientes na rede de distribuição
3- Gestão e avaliação da rede de distribuição
VII. Marketing-Mix: Comunicação
1- Comunicação: função, objetivos e modelos
2- O mix da comunicação
3- Técnicas e métricas da comunicação
4- Briefing
5- Comunicação digital
VIII – O plano de marketing. Implementação das Estratégias de Marketing e a Medida da Performance.
- Sessões teóricas e práticas;
- Utilização do método de estudo de caso baseado em situações reais. Preparação, apresentação e discussão pelos alunos desses casos;
- Recurso a materiais pedagógicos complementares com a finalidade de enquadrar os temas em estudo.
Designação | Peso (%) |
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Teste | 60,00 |
Trabalho de campo | 40,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 49,00 |
Frequência das aulas | 63,00 |
Trabalho de campo | 50,00 |
Total: | 162,00 |
Uma classificação inferior a 7 valores em qualquer das provas escritas não permite a aprovação na disciplina.
Avaliação distribuída
- Prova individual: 60%
- Trabalho de grupo e qualidade de intervenção nas aulas: 40%
Avaliação final
- Exame final: 100%
Observações:
1 - Uma classificação inferior a 7 valores na prova individual não permite a aprovação na disciplina, independentemente da classificação do trabalho de grupo.
2 - A classificação obtida no trabalho de grupo será considerada apenas se melhorar a classificação obtida na prova individual.
3- Na época de recurso, a classificação obtida no trabalho de grupo será considerada apenas se o aluno não tiver sido sujeito a avaliação na época normal. Nesse caso, o exame escrito terá a ponderação de 60% da clasificação final e o trabalho 40% dessa mesma classificação.