Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > 1GE110
Mapa das Instalações
Edifício Principal | Main Building Edifício Pós-Graduações | Post-Graduate Building

Microeconomia II

Código: 1GE110     Sigla: MIC II

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Economia

Ocorrência: 2017/2018 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Agrupamento Científico de Economia
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Gestão

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LGES 209 Plano de Bolonha a partir de 2012 1 - 6 63 162
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2018-02-01.

Campos alterados: Fórmula de cálculo da classificação final, Componentes de Avaliação e Ocupação, Observações

Língua de trabalho

Português

Objetivos

O objectivo central deste programa é o de fornecer uma formação base de microeconomia a alunos de gestão de modo a que possam progredir para estudos de economia mais avançados propostos no plano de curso e para que possam compreender os fundamentos económicos da decisão empresarial.

 

Resultados de aprendizagem e competências

O objetivo central do programa é que os alunos aprendam a pensar como economistas, enquanto decisores empresariais em diferentes tipos de mercados. São cruciais a análise custo-benefício, dos custos marginais e de oportunidade, e também do equilíbrio e da eficiência. Em mercados concorrenciais os alunos deverão ser capazes de prever as entradas e saídas das empresas e deduzir a oferta das empresas e do mercado. Devem ser capazes de determinar os preços em empresas com poder de mercado e identificar as circunstâncias em que se pode praticar diferentes preços. Devem compreender as razões de políticas públicas de limitação do poder de mercado. Devem ser capazes de determinar os preços de transferência internos às empresas. Finalmente, os alunos devem compreender as implicações das estratégias empresariais de concorrência ou de cooperação em oligopólios.

No final do curso os alunos devem ser capazes de usar os conceitos e teorias na interpretação e resolução de problemas académicos simples, com rigor na utilização do discurso verbal e das representações gráficas e algébricas. Devem ter adquirido as bases para formação económica mais avançada.

 

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

 

Programa

Capítulo 1. Empresas em mercados concorrenciais. 
Capítulo 2. Monopólio: a empresa com poder de mercado. 
Capítulo 3. Determinação de preços com poder de mercado.
Capítulo 4. Preços dentro da empresa. 
Capítulo 5. Concorrência monopolística. 
Capítulo 6. Oligopólio e interação estratégica. 

Bibliografia Obrigatória

Robert S. Pindyck e Daniel L. Rubinfeld; Microeconomics, Pearson, 2013. ISBN: 978-0-13-304170-5 (Existe tradução da 7 ed em português do Brasil )
José Mata; Economia da Empresa, Fundação Calouste Gulbenkian, 2013. ISBN: 9788-972-31-1299-3

Observações Bibliográficas

.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teórico-práticas.

Palavras Chave

Ciências Sociais > Economia > Microeconomia

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 0,00
Teste 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 99,00
Frequência das aulas 63,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Admissão à Avaliação Distribuída - Podem ser submetidos à avaliação distribuída apenas os estudantes que tenham participado no programa Visitas a Empresas.

Fórmula de cálculo da classificação final

Na avaliação distribuída, a classificação final corresponde à média de 2 testes.  

Os estudantes com avaliação distribuída, organizados em grupos de dois, têm a oportunidade fazer uma apresentação relativa ao comportamento de uma empresa no mercado. Esta participação é facultativa. As apresentações decorrem nas duas últimas aulas do semestre. As apresentações que cumpram todos os requisitos (consultar documento específico na pasta de documentos) dão acesso a uma bonificação de 1 valor aos estudantes participantes. A bonificação será somada à média não arredondada da classificação obtida nos testes. Caso o estudante reprove ou não complete a avaliação distribuída, não pode transferir o bónus para os exames seguintes. O estudante que beneficiou do bónus na época normal e que se submeta a exame de recurso para melhoria de classificação não poderá ter nehuma bonificação da nota do exame. 


Exame final: Para ter aprovação à unidade curricular os estudantes terão de ter uma classificação igual ou superior a 9,5 valores.

Provas e trabalhos especiais

Apresentação em sala de aula por grupos de 2 estudantes, de acordo com o referido supra.

Melhoria de classificação

Na época de recurso, com a realização de um exame.

Observações

O 2º teste realiza-se no mesmo horário do exame da época normal.  Nota mínima nos testes - 6,5 valores. O estudante que não tenha nota mínima num dos testes reprova na avaliação distribuída. A quem obtiver uma classificação inferior a 6,5 valores em qualquer dos testes, será atribuída uma classificação final não superior a 8 valores.

Máquinas de calcular - nas provas de avaliação é interdito o uso de máquinas de calcular gráficas ou qualquer dispositivo que possa armazenar informação relevante para a unidade curricular.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Economia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-09-28 às 03:21:43 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias
SAMA2