Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > LEC517
Mapa das Instalações
Edifício Principal | Main Building Edifício Pós-Graduações | Post-Graduate Building

Globalização e (Sub)Desenvolvimento - Teorias e Políticas

Código: LEC517     Sigla: GSD

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Economia

Ocorrência: 2008/2009 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Grupo de Economia
Curso/CE Responsável: Economia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
ECO 59 Plano Oficial a partir de 2004 4 2 4 -

Língua de trabalho

Português

Objetivos

1. Alargar os conteúdos de formação de disciplinas da licenciatura em Economia como Crescimento Económico, Mudança Estrutural e Inovação e outras disciplinas na área da macroeconomia, proporcionando-lhe uma dimensão de economia global;
2. Reforçar a capacidade de formação que o curso de Economia oferece a alunos com interesses de inserção profissional nacional e internacional na área do desenvolvimento, nomeadamente na área do trabalho em ONG e em instituições internacionais;
3. Realizar sínteses de abordagem macro e micro em economias de baixo rendimento per capita, alargando os universos de países que servem de referência à licenciatura em Economia;
4. Fornecer fundamentos teóricos para uma compreensão abrangente dos impactes do processo de globalização, situando criticamente as principais controvérsias em torno deste processo.

Programa

A disciplina será neste ano lectivo leccionada conjuntamente com a disciplina de Globalização e Desenvolvimento Económico, disciplina de opção do mestrado em Economia e Gestão Internacional.
O programa deste ano lectivo será assim o programa daquela disciplina.
PROGRAMA
1.Introdução
1.1. Contextualização
A globalização no contexto actual de crise internacional generalizada. Da crise financeira à profundidade da recessão económica. Os riscos da deflação e da armadilha da liquidez (liquidity trap). Uma leitura atenta dos debates que precederam o eclodir da crise. A crise e a emergência de velhos e novos debates.
1.2. Conceitos e dimensões da globalização
Globalização económica. Globalização financeira. Globalização em termos de fluxos de pessoas e de alteração das relações de trabalho. Dimensões culturais e políticas de processo de globalização. A dimensão político-institucional da globalização – o trilema de D.RODRIK (aprofundamento da integração económica, Estado-Nação e democracia política). Globalização e ordem mundial: arquitectura do sistema e “governance”. O período de “reglobalização” dos anos 80 e 90: resultados e ensinamentos.

2.Sistematização do debate em torno da globalização: implicações em matéria de política de desenvolvimento económico.
Sistematização das principais posições em confronto. Crítica aprofundada do debate pró versus anti globalização, evidenciando a sua falência em termos de propostas consequentes de política económica de promoção do desenvolvimento. Identificação de perspectivas críticas com implicações positivas e exequíveis em termos de política económica.
3.Globalização, crescimento e pobreza
Identificação dos principais impactes (favoráveis ou desfavoráveis) da globalização em matéria de redução da pobreza, com análise individualizada das experiências da Índia e da China. Interpretação, análise crítica e discussão dos principais testes econométricos disponíveis sobre a matéria. Aprofundamento da diferenciação entre impactes na pobreza rural e na pobreza urbana.
4.Globalização, desigualdade e crescimento
Desenvolvimentos em torno dos principais indicadores de medida da desigualdade de distribuição do rendimento a nível internacional. Interpretação, análise crítica e discussão dos principais testes econométricos disponíveis sobre a matéria. Impactes na desigualdade de distribuição do rendimento em economias desenvolvidas e nas economias mais pobres. Análise dos efeitos penalizadores do crescimento induzidos pela desigualdade na distribuição do rendimento.
5.Globalização, abertura e crescimento
Interpretação, análise crítica e discussão dos principais testes econométricos disponíveis sobre a matéria. Discussão das principais implicações em termos de política económica de promoção do desenvolvimento. Análise comparativa dos principais casos de sucesso: das boas práticas a uma teoria – que laços é possível estabelecer? A problemática do comércio justo (fair trade) e a sua relevância para as economias mais pobres.
6.A dimensão financeira do processo de globalização
Globalização, liberalização financeira e volatilidade macroeconómica. Da experiência das crises cambiais asiáticas dos fins dos anos 90 às diferentes opções de integração e resposta à globalização financeira. O caso particular dos movimentos de capitais de curto prazo. Discussão dos contributos de J. STIGLITZ sobre o modelo de intervenção do Fundo Monetário Internacional.
7.Síntese final – a globalização e a política económica de promoção do desenvolvimento
Elementos para um quadro de intervenção pós CONSENSO de WASHINGTON. Sistematização das principais implicações em termos de política económica (política comercial externa, política industrial e política tecnológica)

Bibliografia Obrigatória

Joseph Stiglitz; GLOBALIZAÇÃO - A GRANDE DESILUSÃO, TERRAMAR, 2002. ISBN: 972-710-328-6 (Obra de referência entre as perspectivas reformistas da globalização)
GLOBALIZAº
Thomas Friedman; THE WORLD IS FLAT - A BRIEF HISTORY OF THE TWENTIETH-FIRST CENTURY, Farrar, Straus e Giroux - New York, 2006. ISBN: 978-0-374-29279-9 (Visão marcadamente optimista da globalização como mundo de oportunidades)
Suzanne Berger; HOW WE COMPETE, Doubleday - Randon House, 2005. ISBN: 0-385-51359-3 (Obra baseada num estudo do MIT Industrial Performance Center, fundamental para situar diferentes exemplos de globalização empresarial)
Ramón López e Michael Toman; ECONOMIC DEVELOPMENT AND ENVIRONMENTAL STABILITY - NEW POLICY OPTIONS, Oxford University Press, 2006. ISBN: 978-0-19-929800-6 (Uma perspectiva ambiental do subdesenvolvimento)
Branko Milanovic; WORLDS APART - MEASURING INTERNATIONAL AD GLOBAL INEQUALITY, Princeton University Press, 2005. ISBN: 0-691-12110-9 (Obra de referência para analisar os comportamentos da desigualdade ao longo do processo de globalização)
Anthony Shorrocks e ralph van der Hoeven; GROWTH, INEQUALITY AND POVERTY - PROSPECTS FOR PRO-POOR ECONOMIC DEVELOPMENT, Oxford University Press, 2005. ISBN: 0-19-928224-2 (Obra fundamental para acompanhar a problemática da relação entre globalização, crescimento económico e pobreza, particularmente os artigos 2 e 3 de Dollar e Kray e de Ravallion)
Joseph Stiglitz; MAKING GLOBALIZATION WORK, W.W.Norton & Company, 2006. ISBN: 978-0-393-0611122-2 (Aprofundamento da perspectiva reformista de Stiglitz)
Alex Mac Gillivray; A BRIEF HISTORY OF GLOBALIZATION, Carrol & Graff Publishers, 2006. ISBN: 978-0-78671-710-1 (Uma excelente perspectiva histórica da evolução das diferentes fases históricas de globalização)
William Easterly; THE WHITE MAN'S BURDEN - WHY THE WEST'S EFFORTS TO AID THE REST HAVE DONE SO MUCH ILL AND SO LITTLE GOOD, Oxford University Press, 2006. ISBN: 0-19-921082-9
Michael Weinstein (editor); GLOBALIZATION - WHAT'S NEW?, Columbia University Press, 2005. ISBN: 0-231-13459-2 (10 artigos de especialistas situando os principais domínios do debate em torno da globalização)

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas expositivas combinadas com aulas de discussão de textos de referência na problemática da globalização, suportadas por material de apoio organizado em transparentes

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 45,00
Total: - 0,00

Obtenção de frequência

A avaliação terá apenas duas alternativas:
Alternativa A - apenas exame final
Alternativa B - Exame (com ponderação de 80%) e apresentações nas aulas de papers de referência nas diferentes matérias (20%)

Fórmula de cálculo da classificação final

Modalidade A
Nota de exame final
Modalidade B
0,8 * Exame + 0,2 * Apresentação nas aulas.

Provas e trabalhos especiais

Os papers anteriormente referenciados constituem leituras obrigatórias do curso e serão antecipadamente indicados.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Economia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-09-28 às 03:23:04 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias
SAMA2