Economia da Educação
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Economia |
Ocorrência: 2008/2009 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
O principal objectivo desta disciplina é providenciar aos alunos conhecimentos teóricos e empíricos e instrumentos necessários ao tratamento analítico de assuntos na área da Economia da Educação. Nesta disciplina pretende-se aplicar os conceitos fundamentais económicos à educação. Considerando educação como um processo de desenvolvimento de conhecimentos e produção de formação de diferentes tipos, a decisão de afectação de recursos envolve um custo de oportunidade. Deste modo, os indivíduos e a sociedade têm de fazer escolhas acerca do modo de utilizar os recursos, que são por natureza escassos. Os indivíduos têm de escolher quanta educação procurar e a sociedade quanta educação oferecer. O programa da disciplina de Economia de Educação reflectirá sobre os assuntos mais importantes neste campo de especialização da ciência económica, tais como a identificação e medida do valor da educação, a sua influência na determinação dos salários, a análise do seu papel no crescimento e desenvolvimento económico, principais critérios económicos a moldar o financiamento da educação e a análise de questões de eficiência nas instituições de ensino.
Programa
1. Economia da Educação – evolução histórica
2. Noção de Capital Humano
3. Teorias Alternativas
3.1. Screening
3.2 Capacidades Inatas e Origem Sócio-económica
3.3 Mercados Segmentados
3.4 Testes empíricos
4. Teoria do Capital Humano e Mercado de Trabalho
4.1 Sobre e sub-educação
4.2 Diferenças salariais entre homens e mulheres
4.3 Educação Vocacional
4.4 Externalidades
5. Financiamento da Educação
6. Papel da Educação nos processos de Crescimento e Desenvolvimento Económico
7. Economia das Instituições de Ensino
Bibliografia Obrigatória
Blaug, Mark; An introduction to the Economics of Education, Penguin, 1970
Cohn, Elchanan and Terry Geske ; The Economics of Education, 3rd edition, Pergamon, 1990
Johnes, Geraint; The Economics of Education, MacMillan, 1993
Becker, Gary; Human Capital, Chicago University Press, 1993
Mincer, Jacob ; Schooling, Experience and Earnings, Columbia University Press, 1974
Mincer, Jacob ; Studies in Human Capital, Edward Elgar, 1993
Ashenfelter, Orley e Richard Layard (eds.); Handbook of Labour Economics, Elsevier, vários
Barr, N. ; Economics of the Welfare State, Oxford University Press, 2003
Observações Bibliográficas
A lista bibliográfica completa e actualizada será disponibilizada no início do semestre na secção documentos.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
A disciplina funcionará em regime modular em que os vários pontos do programa serão leccionados alternativamente pelos dois docentes da disciplina.
Tipo de avaliação
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Aulas da disciplina (estimativa) |
Participação presencial |
45,00 |
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Total: |
- |
0,00 |
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Obtenção de frequência
A frequência das aulas não é obrigatória, mas altamente recomendada, nomeadamente para os alunos que optem pelo modelo de avaliação continuada.
Fórmula de cálculo da classificação final
Os alunos poderão realizar a avaliação de duas formas. A primeira modalidade, de avaliação continuada, consistirá na realização dum trabalho de grupo (ponderação de 50% na nota final) e teste (50% na nota final). Em alternativa os alunos poderão realizar apenas um exame final. O aluno que prossiga com o regime de avaliação continuada não poderá realizar exame final.