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Economia da Educação

Código: LEC522     Sigla: EED

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Economia

Ocorrência: 2008/2009 - 2S

Ativa? Sim
Página Web: http://www.fep.up.pt/disciplinas/LEC522/
Unidade Responsável: Grupo de Economia
Curso/CE Responsável: Economia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
ECO 79 Plano Oficial a partir de 2004 4 2 4 -

Língua de trabalho

Português

Objetivos

O principal objectivo desta disciplina é providenciar aos alunos conhecimentos teóricos e empíricos e instrumentos necessários ao tratamento analítico de assuntos na área da Economia da Educação. Nesta disciplina pretende-se aplicar os conceitos fundamentais económicos à educação. Considerando educação como um processo de desenvolvimento de conhecimentos e produção de formação de diferentes tipos, a decisão de afectação de recursos envolve um custo de oportunidade. Deste modo, os indivíduos e a sociedade têm de fazer escolhas acerca do modo de utilizar os recursos, que são por natureza escassos. Os indivíduos têm de escolher quanta educação procurar e a sociedade quanta educação oferecer. O programa da disciplina de Economia de Educação reflectirá sobre os assuntos mais importantes neste campo de especialização da ciência económica, tais como a identificação e medida do valor da educação, a sua influência na determinação dos salários, a análise do seu papel no crescimento e desenvolvimento económico, principais critérios económicos a moldar o financiamento da educação e a análise de questões de eficiência nas instituições de ensino.

Programa

1. Economia da Educação – evolução histórica
2. Noção de Capital Humano
3. Teorias Alternativas
3.1. Screening
3.2 Capacidades Inatas e Origem Sócio-económica
3.3 Mercados Segmentados
3.4 Testes empíricos
4. Teoria do Capital Humano e Mercado de Trabalho
4.1 Sobre e sub-educação
4.2 Diferenças salariais entre homens e mulheres
4.3 Educação Vocacional
4.4 Externalidades
5. Financiamento da Educação
6. Papel da Educação nos processos de Crescimento e Desenvolvimento Económico
7. Economia das Instituições de Ensino

Bibliografia Obrigatória

Blaug, Mark; An introduction to the Economics of Education, Penguin, 1970
Cohn, Elchanan and Terry Geske ; The Economics of Education, 3rd edition, Pergamon, 1990
Johnes, Geraint; The Economics of Education, MacMillan, 1993
Becker, Gary; Human Capital, Chicago University Press, 1993
Mincer, Jacob ; Schooling, Experience and Earnings, Columbia University Press, 1974
Mincer, Jacob ; Studies in Human Capital, Edward Elgar, 1993
Ashenfelter, Orley e Richard Layard (eds.); Handbook of Labour Economics, Elsevier, vários
Barr, N. ; Economics of the Welfare State, Oxford University Press, 2003

Observações Bibliográficas

A lista bibliográfica completa e actualizada será disponibilizada no início do semestre na secção documentos.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A disciplina funcionará em regime modular em que os vários pontos do programa serão leccionados alternativamente pelos dois docentes da disciplina.

Tipo de avaliação

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Aulas da disciplina (estimativa) Participação presencial 45,00
Total: - 0,00

Obtenção de frequência

A frequência das aulas não é obrigatória, mas altamente recomendada, nomeadamente para os alunos que optem pelo modelo de avaliação continuada.

Fórmula de cálculo da classificação final

Os alunos poderão realizar a avaliação de duas formas. A primeira modalidade, de avaliação continuada, consistirá na realização dum trabalho de grupo (ponderação de 50% na nota final) e teste (50% na nota final). Em alternativa os alunos poderão realizar apenas um exame final. O aluno que prossiga com o regime de avaliação continuada não poderá realizar exame final.
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