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História do Pensamento Económico

Código: LEC406     Sigla: HPE

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências Sociais

Ocorrência: 2008/2009 - 1S

Ativa? Sim
Página Web: http://www.fep.up.pt/docentes/amal/E425%20INDEX.htm
Unidade Responsável: Grupo de Ciências Sociais
Curso/CE Responsável: Economia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
ECO 176 Plano Oficial a partir de 2004 4 2 5 -

Língua de trabalho

Português

Objetivos

O objectivo da disciplina é oferecer uma abordagem crítica e comparada das principais perspectivas no campo da filosofia e metodologia da economia; e, com base nessa abordagem, proceder à análise das correntes essenciais do pensamento económico e à discussão dos seus contributos fundamentais.

Programa

PRIMEIRA PARTE: FILOSOFIA E METODOLOGIA DA ECONOMIA

1. Introdução: Conceitos Básicos; Natureza do Conhecimento Científico; Verdade e Relativismo Epistemológico

2. Empirismo / Positivismo vs. Realismo Crítico

3. Realismo vs. Instrumentalismo

4. Realismo vs. Retórica


SEGUNDA PARTE: PANORÂMICA DO PENSAMENTO ECONÓMICO

1. Adam Smith: A ‘Teoria dos Sentimentos Morais’ e a ‘Riqueza das Nações’

2. O Pensamento Clássico: Os Postulados de Senior; O Sistema de Ricardo; Malthus e a Teoria da População; A Lei de Say; Stuart Mill

3. Marx

4. A Revolução Marginalista, a Síntese Marshalliana e a Evolução do Pensamento Neoclássico

5. A Revolução Keynesiana e a Economia Post-Keynesiana

6. A Methodenstreit: Menger vs. Schmoller

7. A Escola Austríaca: De Menger a Hayek

8. Schumpeter e o Evolucionismo Moderno


Bibliografia principal

Backhouse, R.E., 2002, The Penguin History of Economics, Penguin Books.

Lawson, T., 1997, Economics and Reality, Routledge: London and New York, Capítulos 1 a 4.



Bibliografia complementar

Caldwell, B.J., (1982) 1994, Beyond Positivism: Economic Methodology in the Twentieth Century, Routledge: London and New York, Capítulo 8.

Friedman, M., 1953, 'The Methodology of Positive Economics' in Essays in Positive Economics, Chicago: University of Chicago Press, pp. 3-43.

Hayek, F.A., 1945, 'The Use of Knowledge in Society', American Economic Review, XXXV, pp.519-530.

Hayek, F.A., 1978, 'Competition as a Discovery Procedure' in New Studies in Philosophy, Politics, Economics and the History of Ideas, Chicago: University of Chicago Press, pp.179-190.

Heilbroner, R., 1986, The essential Adam Smith, W.W. Norton & Company: New York and London, pp.1-11, 13-20, 57-63, 149-157.

Keynes, J.M., 1936, The General Theory of Employment, Interest and Money, capítulos 1-3, 12 e 24 in The Collected Writings of John Maynard Keynes, London: MacMillan, 1971, Vol. 7.

Mäki, U., 1995, 'Diagnosing McCloskey', Journal of Economic Literature, XXXIII, pp. 1300-1318.

Marx, K., 1859, Contribuição para a crítica da economia política, (prefácio), Lisboa: Estampa, 1974.

Mises, L. von, 1920, 'Economic Calculation in the Socialist Commonwealth', translated in F.A. Hayek (ed.), 1935, Collectivist Economic Planning, London: Routledge & Sons Ltd.

Schumpeter, J.A., 1942, Capitalism, Socialism and Democracy, London: Allen & Unwin, Primeira Parte e Segunda Parte.

Schumpeter, J.A., (1954) 1994, History of Economic Analysis, Routledge: London and New York.


Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teórico-práticas, organizadas por módulos que são leccionados por um dos docentes em todas as turmas. Procura-se fomentar a participação dos alunos na discussão sobre a relevância dos diversos contributos teóricos e metodológicos.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Aulas da disciplina (estimativa) Participação presencial 45,00
Total: - 0,00

Fórmula de cálculo da classificação final

Modalidades de avaliação:
1. Avaliação distribuída: haverá três testes. Os dois primeiros testes serão de escolha múltipla, dizendo respeito a partes específicas da matéria. O terceiro teste, cuja data de realização coincidirá com a do exame final da época normal, compreenderá três perguntas de desenvolvimento, com espaço de resposta limitado, que incidirão sobre toda a matéria.

2. Avaliação por exame final: os alunos serão solicitados a responder a quatro perguntas de desenvolvimento, com espaço de resposta limitado, que incidirão sobre toda a matéria.


A classificação final na avaliação distribuída será calculada do seguinte modo: os dois primeiros testes terão uma ponderação de 20% cada e o terceiro teste terá uma ponderação de 60%. A aprovação na disciplina exige uma nota mínima de 6 (seis) valores no terceiro teste.
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