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Marketing

Código: LEC404     Sigla: MARK

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências Empresariais

Ocorrência: 2008/2009 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Agrupamento Científico de Gestão
Curso/CE Responsável: Economia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
ECO 138 Plano Oficial a partir de 2004 4 2 4 -

Língua de trabalho

Português

Objetivos

- Introdução à complexidade da realidade dos mercado segundo um paradigma distinto do fornecido pelas outras disciplinas do curso de Economia;
- Aprendizagem de um quadro conceptual centrado na lógica do consumidor;
- Compreender a dimensão estratégica das organizações na sua relação com o mercado;
- Aquisição de alguns instrumentos operacionais de gestão das marcas;
- Potenciar a capacidade de análise orientada para a decisão em Marketing.


Programa

I Introdução
1- Origem e relações epistemológica com outras áreas cientificas
2- Natureza do marketing: senso comum, prática, conhecimento e dimensão ética
3- Função marketing: conceitos, definições e evolução

II O contexto de Marketing
1-Análise das forças ambientais do enquadramento da empresa e sistemas de informação
2-Psicologia do consumidor: modelos de comportamento de compra, condicionantes à resposta dos estimúlos das marcas, tipologias e processo de decisão

III Desenvolvimento da Estratégia de Marketing
1-Representação do mercado na perspectiva do Marketing
2-Conceito de segmentação do mercado e definição do mercado alvo
3-Análise competitiva e posicionamento
4-Estratégias competitivas de abordagem ao mercado

VI Marketing-Mix: Preço
1-Significado do preço em Marketing
2-Estratégias de fixação de preços
3-Dinâmica de preços e sua gestão

IV Marketing-Mix: Produto
1-Natureza do produto, gestão do produto e ciclo de vida
2-Conceito de marca e implicações no desenvolvimento do produto
3-Gestão da carteira e lançamento de novos produtos

VII Marketing-Mix: Distribuição
1-Elemento espacial na relação com o consumidor e natureza dos canais de distribuição
2-Tipologia dos intervenientes na rede de distribuição
3-Gestão e avaliação da rede

VIII Marketing-Mix: Comunicação
1-Integração da comunicação no Marketing: função e processos
2-Fases de um plano de comunicação
3-Análise das ferramentas de comunicação: publicidade, relações publicas, força de vendas e promoção de vendas
4-A Internet e o Marketing



Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

- Sessões teóricas e práticas;
- Utilização do método de estudo de caso baseado em situações reais ao nível do consumidor e da empresa. Preparação, apresentação e discussão pelos alunos desses casos;
- Recurso a materiais pedagógicos complementares (video, pesquisa na internet, artigos, etc) com a finalidade de enquadrar os temas em estudo.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Obtenção de frequência

- Prova individual: 50%;
- Trabalho de grupo: 50%.
ou Exame Final

Observações

Kotler, G. Armstrong, J. Saunders, e V. Wong (2005), Principles of Marketing – 4th edition, Financial Times/Prentice-Hall Inc.
Lambin, J. J. (2000), “Marketing Estratégico” – McGraw Hill


Johnson G. e Scholes K. (2001) Exploring Corporate Strategy: Text and Cases, FT Prentice Hall
Brito Q. P. (2000), Como Fazer Promoções de Vendas, McGraw-Hill
Pina e Cunha M., Duarte M., O'Shaughnessy N. e Marcelino A.R. "Marketing Conceitos e casos Portugueses", Escola Editora, 2004.
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