Crescimento Económico
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Economia |
Ocorrência: 2004/2005 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Objetivos
O objectivo último de um curso de Crescimento Económico é o de fornecer um bom conhecimento sobre as principais perspectivas e os modelos mais importantes que foram desenvolvidos para responder a questões relacionadas com o comportamento dinâmico das economias, tais como: Porque diferem os níveis de rendimento entre os diferentes países? Porque crescem uns países mais rapidamente do que outros? Qual é o papel desempenhado pela acumulação de capital, pelos investimentos em capital humano e pelo progresso técnico? Os países convergem para um mesmo equilíbrio no longo prazo?
Nesse sentido, a disciplina de Crescimento Económico visa dotar os alunos de um conhecimento aprofundado e actualizado quanto às diferentes propostas teóricas relativas a esta área disciplinar da ciência económica. De forma menos sistemática e em função da primeira proposição enunciada, o curso comporta ainda quer a apresentação quer a discussão de metodologias relativas a abordagens empíricas do crescimento económico.
Programa
CAPÍTULO I – INTRODUÇÃO
1. Os conceitos. 2. A medida. 3. A teoria do crescimento.
CAPÍTULO II - EQUÍLÍBRIO DINÂMICO: DO DEBATE INICIAL ATÉ AO MODELO NEOCLÁSSICO
1. A dinamização do modelo keynesiano: modelo de Harrod – Domar. 2. O modelo neoclássico do crescimento. 3. Os prolongamentos post-keynesianos: referência aos modelos de Kaldor e Pasinetti.
CAPÍTULO III - MODELO DE SOLOW E FACTOS ESTILIZADOS DO CRESCIMENTO ECONÓMICO
1. O Modelo de Solow com progresso técnico. 2. Factos estilizados do crescimento económico.
CAPÍTULO IV - CRESCIMENTO ENDÓGENO
1. O significado de crescimento endógeno. 2. O primeiro modelo de Romer. 3. O modelo de Lucas. 4. Modelos com alteração tecnológica endógena.
CAPÍTULO V - PROLONGAMENTOS E APLICAÇõES
1. Prolongamentos do Modelo Neoclássico. 2. A Função de Produção de Conhecimento. 3. Inovação, Difusão e Crescimento.
Bibliografia Principal
1. Texto editado pela equipa docente
2. Manuais para consulta
JONES, Charles I. (1998), Introduction to Economic Growth, W.W. Norton.
3. Artigos
BARRO, Robert (1991), “Economic Growth in a Cross Section of Countries”, Quarterly Journal of Economics, 106, pp. 407-443.
DE LONG, J. Bradford e SUMMERS, L. (1991), “Equipment Investment and Economic Growth”, Quarterly Journal of Economics, 106, 2, pp 445-502.
FAGERBERG, Jan (1987), “A Technology Gap Approach to Why Growth Rates Differ”, in Research Policy, vol. 16; reeditado in The Economics of Innovation (editado por C. FREEMAN), Edward Elgar, 1990, pp. 55-67.
KRAVIS, Irving (1986), “The Three Faces of the International Comparison Project”, The World Bank Research Observer, vol. 1, nº1, pp. 3-26.
LUCAS, Robert E. (1988), “On the Mechanics of Economic Development”, Journal of Monetary Economics, vol. 22, pp. 3-42.
MANKIW, N. Gregory, ROMER, David e WEIL, David N. (1992), “A Contribution to the Empirics of Economic Growth”, Quarterly Journal of Economics, 107, pp. 407-437.
ROMER, Paul M. (1994), “The Origins of Endogenous Growth”, Journal of Economic Perspectives, Vol. 8, 1, pp. 3-22.
SOLOW, Robert (1994), “Perspectives on Growth Theory”, Journal of Economic Perspectives, Vol. 8, 1, pp. 45-54.
Bibliografia Complementar
2. Manuais para consulta
BARRO, Robert e SALA-I-MARTIN, X. (1995), Economic Growth, McGraw-Hill International Editions.
SOLOW, Robert (2000), Growth Theory – An Exposition, 2ª Edição, Oxford University Press.
3. Artigos
DOMAR, Evsey (1946), “Capital Expansion, Rate of Growth and Employment”, Econometrica, vol. 14, pp. 137-147.
HARROD, Roy (1939), “An Essay in Dynamic Theory”, Economic Journal, vol. 49, pp. 14-33.
KALDOR, Nicholas (1957), “A Model of Economic Growth”, Economic Journal, vol. 67.
ROMER, Paul M. (1986), “Increasing Returns and Long-Run Growth”, Journal of Political Economy, vol. 94, pp. 1002-1037.
ROMER, Paul M. (1990), “Endogenous Technical Change”, Journal of Political Economy, vol. 98, pp. S71-S102.
SOLOW, Robert (1956), “A Contribution to the Theory of Economic Growth”, in Quarterly Journal of Economics, vol. 70, pp. 65-94.
4. Outros Materiais
BANCO MUNDIAL, World Development Report, vários anos.
OCDE (2002), Purchasing Power Parities and Real Expenditures, Benchmark Year 1999, Paris.
PNUD, Relatório do Desenvolvimento Humano, vários anos.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
As aulas têm uma natureza teórico-prática. O ensino inclui, de forma articulada, quer a exposição de contributos teóricos quer a análise e discussão de trabalhos empíricos. O sistema de informação SIGARRA é utilizado de forma permanente como plataforma de comunicação entre professores.
Tipo de avaliação
Avaliação por exame final