Macroeconomia II
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Economia |
Ocorrência: 2008/2009 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
A disciplina de Macroeconomia II (LEC206) tem por objectivo fundamental o desenvolvimento das competências adquiridas pelos estudantes na disciplina de Macroeconomia I, no que respeita à compreensão do comportamento macroeconómico das economias de mercado contemporâneas, quer em termos de expensão secular como de flutuação transitória.
Programa
1. Crescimento Económico
1.1. Conceitos e Factos
1.2. Modelo de Solow
1.3. Contabilidade do Crescimento
1.4. Crescimento Endógeno
1.5. Políticas Estruturais
2. Mercado de Trabalho e Desemprego
2.1. Conceitos e Factos
2.2. Equilíbrio no Mercado de Trabalho
2.3. Desemprego Estrutural
2.4. Desemprego Friccional
3. Consumo e Poupança
3.1. Conceitos e Factos
3.2. Escolha Intertemporal
3.3. Rendimento Permanente e Ciclo de Vida
3.4. A Função Consumo
4. Investimento
4.1. Conceitos e Factos
4.2. O Princípio do Acelerador
4.3. A Teoria Neoclássica
4.4. Confiança, Especulação e o q de Tobin
4.5. A Função Investimento
5. Moeda e Mercados Financeiros
5.1. Mercados, Instituições e Instrumentos Financeiros
5.2. Procura de Moeda
5.3. Oferta de Moeda
5.4. Moeda e Inflação
5.5. Taxas de Juro
6. Défice Orçamental e Dívida Pública
6.1. Conceitos e Factos
6.2. Restrição Orçamental do Sector Público
6.3. Equivalência Ricardiana
6.4. Imposto Inflacionário e Senhoriagem
6.5. Efeitos do Défice Orçamental
7. Taxas de Câmbio e Equilíbrio Externo
7.1. Restrição Orçamental da Nação
7.2. Taxa de Câmbio Real de Equilíbrio
7.3. Determinação da Taxa de Câmbio Nominal
8. Equilíbrio Macroeconómico
8.1. Equilíbrio Macroeconómico com Rigidez Nominal
8.2. Equilíbrio Macroeconómico com Preços Flexíveis
8.3. Do Curto ao Longo Prazo
8.4. Ciclos Económicos
8.5. Conclusão
Bibliografia Obrigatória
Gordon, Robert J.; Macroeconomics, Addisson-Wesley, 2005
Burda, Michael, e Charles Wyplosz; Macroeconomics - a European text, Oxford University Press, 2005
Bibliografia Complementar
Dornbusch, Rudiger, Stanley Fischer e Richard Startz; Macroeconomics, McGraw-Hill, 2004
DeLong, J. Bradford ; Macroeconomics, McGraw-Hill, 2002
Samuelson, Paul A, e William Nordhaus; Macroeconomia, McGraw-Hill, 2005 (18ª edição)
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
As aulas são teórico-práticas.
O docente apresentará as matérias (conceitos, teorias, modelos), resolverá exercícios práticos de aplicação, e apresentará e discutirá estatísticas macroeconómicas que ilustrem as matérias.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Aulas da disciplina (estimativa) |
Participação presencial |
0,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Obtenção de frequência
Os alunos em regime de avaliação distribuída têm de assistir a 75% das aulas.
Os alunos inscritos como estudantes trabalhadores estão dispensados da frequência das aulas.
Fórmula de cálculo da classificação final
Os alunos podem optar entre avaliação distribuída e avaliação por exame final.
A avaliação por exame final consiste na realização de uma prova escrita no final do semestre.
A avaliação distribuída consiste na realização de três testes escritos. Os dois primeiros realizar-se-ão durante o período lectivo. O terceiro teste realizar-se-á simultaneamente com o exame final da época normal. A classificação final calcula-se como uma média ponderada das classificações obtidas nos três testes. Os dois primeiros terão um peso de 20% cada um, tendo o teste final um peso de 60%.
Os alunos que realizarem o primeiro teste ficarão vinculados ao regime de avaliação distribuída, de modo que não poderão realizar o exame final na época normal.
Todos os alunos poderão realizar o exame final na época de recurso.