Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Publicações > Visualização > Questões de género em manuais para o ensino do francês nas primeiras décadas do século XX
Mapa das Instalações
Edifício Principal | Main Building Edifício Pós-Graduações | Post-Graduate Building

Questões de género em manuais para o ensino do francês nas primeiras décadas do século XX

Título
Questões de género em manuais para o ensino do francês nas primeiras décadas do século XX
Tipo
Artigo em Revista Científica Nacional
Ano
2014
Autores
Outeirinho, Maria de Fátima
(Autor)
FLUP
Ver página pessoal Sem permissões para visualizar e-mail institucional Pesquisar Publicações do Participante Sem AUTHENTICUS Ver página ORCID
Revista
Classificação Científica
FOS: Humanidades
Outras Informações
Resumo (PT): A partir da abordagem de dois manuais de francês que conheceram várias reedições ao longo da primeira metade do século XX, o presente artigo procura identificar um conjunto de relações reais ou simbólicas entre homens e mulheres, marcadas pelo género, e que esses manuais reflectem, assentes que estão numa concepção educativa da instituição escolar que reproduz e faz perdurar, tradicionais papéis sociais distintos, bem como uma visão binária do masculino e do feminino, funcionando o manual como medium, na transmissão de uma mundividência inevitavelmente orientadora do sujeito aprendente.
Abstract (EN): Based on two French textbooks which had several editions over the first half of the 20th century, this article seeks to identify a set of real or symbolic relations between men and women, marked by gender, reflected in these textbooks. Those relations are founded on an educational concept of the school that reproduces and perpetuates traditional distinct social roles, as well as a binary view of the masculine and the feminine, the textbook functioning as a medium in the transmission of a worldview, inevitably guiding the learner.
Idioma: Português
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Notas: Disponível em: http://ler.letras.up.pt/site/default.aspx?qry=id05id1184id2686&sum=sim
Tipo de Licença: Clique para ver a licença CC BY-NC
Documentos
Nome do Ficheiro Descrição Tamanho
13065 2785.12 KB
Publicações Relacionadas

Dos mesmos autores

Representations, beliefs, and pedagogical practices of EPE teachers (2018)
Poster em Conferência Internacional
Duarte, Isabel Margarida ; Carvalho, Ângela ; Outeirinho, Maria de Fátima ; Silva, Maria de Fátima Henriques da ; Fardilha, Luís Fernando de Sá ; Santos, Paulo Jorge ; Tomé, Simone ; Rodrigues, Sónia Valente
Characterization of portuguese heritage language teachers: a preliminary study (2022)
Poster em Conferência Internacional
Santos, Paulo Jorge ; Rodrigues, Sónia Valente ; Duarte, Isabel Margarida ; Auf der Maur, Simone ; Silva, Maria de Fátima Henriques da ; Outeirinho, Maria de Fátima; Carvalho, Ângela
Tours verniens: géographie, langue et textes littéraires (2019)
Livro
Almeida, José Domingues de ; Outeirinho, Maria de Fátima
Roman choral: fiction à voix multiples (2024)
Livro
Almeida, José Domingues de ; Outeirinho, Maria de Fátima

Ver todas (181)

Da mesma revista

Victor Segalen, l’exotisme en question: hier et aujourd’hui, le distant et le proche, le même et l’autre [Editorial] (2019)
Artigo em Revista Científica Nacional
Coutinho, Ana Paula ; Outeirinho, Maria de Fátima ; Almeida, José Domingues de
Travail, oisiveté et écriture poétique (2012)
Artigo em Revista Científica Nacional
Reynaud, Maria João
Tradução do ser e da verdade em José Marinho e Molière. (2010)
Artigo em Revista Científica Nacional
Cristina Marinho

Ver todas (82)

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Economia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-08-18 às 01:22:59 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias
SAMA2