Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Publicações > Visualização > Urban sociabilities scenes: new cultures, new mediations
Mapa das Instalações
Edifício Principal | Main Building Edifício Pós-Graduações | Post-Graduate Building

Urban sociabilities scenes: new cultures, new mediations

Título
Urban sociabilities scenes: new cultures, new mediations
Tipo
Artigo em Livro de Atas de Conferência Internacional
Ano
2006
Autores
Helena Santos
(Autor)
Outra
A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Ata de Conferência Internacional
Páginas: 1-10
XVI World Congress of Sociology
Durban, South Africa, 23 a 29 de Julho de 2006
Classificação Científica
FOS: Ciências sociais > Sociologia
CORDIS: Ciências Sociais > Sociologia > Sociologia urbana ; Ciências Sociais > Sociologia ; Ciências Sociais > Antropologia
Outras Informações
Resumo (PT): "Culturas urbanas" são particularmente expressivos em mudanças na cultura contemporânea, como eles tendem a produzir e refletir novas formas de práticas, símbolos e estilos de vida. O conceito de "culturas urbanas" leva a várias questões, especialmente aquelas que misturam as formas da arte e da cultura formas de apropriação, tanto do consumo e as partes de produção. Nesse sentido, alguns contextos de sociabilidades urbanas são locus privilegiado de observação e interpretação da mediação contemporânea, hibridismo e diversos na cultura. Dança, música, artes visuais, cinema, moda, design, são exemplos de "ambientes culturais", que combinam vários "quadros", a partir de novas tecnologias para o desempenho do corpo - em especial as relativas segmentos "alternativa" de cenas públicas, onde alguns dos mais dinâmicos identidades urbanas são produzidos. Nosso objetivo é refletir sobre os espaços semi-públicos onde as fronteiras muitos tendem a "dissolver": entre performatividades artística, entre a estética ea vida, entre produtores e consumidores. Referimo-nos aos espaços onde as interações plural mediar a produção dos valores sociais e simbólicos sobre as pessoas e as artes - auto-apresentação, sociabilidades, identidades e estilos de vida, nomeadamente entre os jovens urbanos. Se houvesse um elemento comum nesses espaços que serão música, gravada ou ao vivo realizada - sempre ensaiando alguns "partilha comunitária" do "novo", "diferente", "marginais" ou "alternativos" práticas e representações. Há, também encontramos a combinação de elementos das culturas globalizadas com elementos singulares do local e "entre" culturas. Nosso trabalho empírico é focalizada na cidade de Porto (Portugal), em galerias de arte, cafés, bares, discotecas e lojas de moda, onde os processos que supra referidos tendem a se materializar. A abordagem metodológica triangular observação direta, entrevistas e análise documental. Esperamos contribuir para a reflexão sobre as mudanças que estão ocorrendo no campo cultural, como um "campo de intermediação" privilegiada a respeito de mudanças sociais.
Abstract (EN): “Urban cultures” are particularly expressive in contemporary changes in culture, as they tend to produce and reflect new forms of practices, symbols and life styles. The concept of “urban cultures” leads to multiple issues, especially those that mix art forms and the ways culture is appropriated, both from the consumption and the production sides. In this sense, some contexts of urban sociabilities are privileged locus for the observation and the interpretation of contemporary mediation, hybridism and miscellaneous in culture. Dance, music, visual arts, cinema, fashion, design are examples of "cultural environments" that combine multiple "frames", from new technologies to body performances – in particular those concerning “alternative segments” of public scenes where some of the most dynamic urban identities are produced. Our aim is to reflect about semi-public spaces where many frontiers tend to “dissolve”: between artistic performativities, between aesthetics and life, between producers and consumers. We refer to spaces where plural interactions mediate the production of the social and symbolic values concerning individuals and arts – self-presentation, sociabilities, identities and life-styles, namely among urban young people. If there would be a common element in those spaces that will be music, recorded or live performed – always essaying some "community sharing" of "new", "different", "marginal" or "alternative" practices and representations. There we also find the combination of elements from globalised cultures with singular elements from local and "in between" cultures. Our empirical work is focalised in the city of Porto (Portugal), in art galleries, coffee bars, disco clubs and fashion shops where the processes we supra referred to tend to materialise. The methodological approach will triangulate direct observation, interviews and documental analysis. We hope to contribute to the reflection about the changes that are taking place in the cultural field, as a privileged “intermediation field” regarding social changes.
Idioma: Inglês
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Documentos
Não foi encontrado nenhum documento associado à publicação.
Publicações Relacionadas

Dos mesmos autores

Estudo Estratégico das Cidades do Eixo Atlântico - Novas Dinâmicas Urbanas (1996)
Livro
Paula Guerra; Augusto Santos Silva; Elisa Babo; Helena Santos
Agentes culturais e públicos para a cultura: alguns casos ilustrativos de uma difícil relação (1998)
Artigo em Revista Científica Nacional
Augusto Santos Silva; Elisa Pérez Babo; Helena Santos; Paula Guerra
Agentes culturais e públicos para a cultura: alguns casos ilustrativos de uma difícil relação (2000)
Artigo em Livro de Atas de Conferência Nacional
Augusto Santos Silva; Elisa Pérez Babo; Helena Santos; Paula Guerra
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Economia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-08-17 às 18:24:54 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias
SAMA2