Resumo (PT):
Descobrir na complexidade da obra de José Régio a sua faceta religiosa é um desafio permanentemente
colocado e sempre inacabado. Fazê-lo à luz da fenomenologia religiosa permitiu-nos descobrir um pouco mais do homem, do criador, das suas inquietações,
do seu percurso de vida. Percorrer analiticamente a Confissão dum Homem Religioso, Mas Deus é Grande, As Encruzilhadas de Deus, Cântico Suspenso, Poemas de Deus e do Diabo, A Chaga do Lado e tantas outras das suas obras foi essencial para percepcionarmos o “menino adolescente que aceitava verdades familiares e tradicionais”, o “crer não crendo”, o “labirinto”, o “homem esmagado entre Deus e o Diabo”, mas também
o homem que afirma “… E nos silêncios do meu verso, Fala tu! Voz Suprema do Universo”.
Abstract (EN):
To discover José Régio’s religious side in the intricacy of his works is a constant and never-ending challenge. To do so in the light of religious phenomenology allows us to
learn more about the man, the creator, his torments and his life history. An overview of his works (namely, Confissão dum Homem Religioso, Mas Deus é Grande, As Encruzilhadas de Deus, Cântico Suspenso, Poemas de Deus e do Diabo, A Chaga do Lado and many others), from an analytical perspective was essential in broadening our perception of the “young teenager who accepted familiar and traditional truths”, his “to believe not believing”, the “labyrinth”, the “man crushed between God and the Devil”, and also the man who states: “… And in the silences of my verse, Speak you! Oh Supreme Voice of the Universe”.
Idioma:
Português
Tipo (Avaliação Docente):
Científica
Tipo de Licença: