Resumo (PT):
Temos assistido nas últimas décadas a uma diversificação de estratégias de marketing das
empresas, procurando alternativas à publicidade tradicional que atinjam o público-alvo de forma mais
«suave», enquanto contornam as determinações legais de separação de espaços publicitários e jornalísticos. Entre essas estratégias está a colocação de marcas comerciais na designação de eventos mediáticos.
Neste estudo, fizemos uma análise de conteúdo de notícias publicadas em cibermeios portugueses sobre
competições e eventos renomeados em resultado de contratos de patrocínio. O objetivo foi perceber em
que medida os ciberjornalistas evitam fazer publicidade a marcas quando noticiam eventos patrocinados.
Foram analisadas notícias sobre 20 eventos (13 festivais de música e 7 competições desportivas) publicadas em 24 cibermeios portugueses (17 generalistas e 7 especializados em desporto). Concluímos que a
maioria dos (ciber)jornalistas não evita fazer publicidade a marcas comerciais quando noticia festivais
patrocinados, mas evita se essas marcas publicitárias estiverem nos nomes de competições desportivas
Abstract (EN):
In recent decades, we have witnessed a diversification of companies’ marketing strategies,
looking for alternatives to traditional advertising that reach the target audience in a «softer» way, while
circumventing the legal provisions separating advertising and journalistic spaces. Among these strategies
is the placement of commercial brands in the designation of media events. In this study, we carried out a
content analysis of news published in Portuguese cyber media about competitions and events renamed
as a result of sponsorship contracts. The objective was to understand to what extent cyberjournalists
avoid advertising brands when reporting on sponsored events. News about 20 events (13 music festivals
and 7 sports competitions) published in 24 Portuguese cyber media (17 generalist and 7 specialised in
sport) were analysed. We conclude that the majority of (cyber)journalists do not avoid advertising
commercial brands when reporting on sponsored festivals, but do avoid it if these advertising brands are
in the names of sports competitions
Idioma:
Português
Tipo (Avaliação Docente):
Científica
Contacto:
Disponível em: https://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/19894.pdf