Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Publicações > Visualização > FORMAÇÃO DE DOCENTES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
Mapa das Instalações
Edifício Principal | Main Building Edifício Pós-Graduações | Post-Graduate Building

FORMAÇÃO DE DOCENTES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA

Título
FORMAÇÃO DE DOCENTES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
Tipo
Artigo em Revista Científica Internacional
Ano
2023
Autores
Cristiane Silva
(Autor)
Outra
A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Maria de Fátima Luz Santos
(Autor)
Outra
A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Revista
Vol. 28
Página Final: e905
ISSN: 2184-7770
Editora: Ludomedia
Outras Informações
ID Authenticus: P-00Z-T61
Abstract (EN): <jats:p>As transformações tecnológicas provocaram mudanças significativas nas sociedades e, por consequência, no mundo do trabalho. Essa situação demandou novas exigências para as instituições educativas e para os profissionais que nelas atuam. Dessa forma, a preparação para o mundo do trabalho passou a exigir novas competências dos professores e dos estudantes/futuros profissionais. Como parte de investigação mais ampla de doutoramento, este trabalho tem o objetivo de identificar e sistematizar os fundamentos teóricos e metodológicos da formação de docentes que atuam em áreas técnicas específicas através de uma revisão sistemática de literatura, com artigos disponíveis nas bases de dados das plataformas Scopus e CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), publicados no período de 2017 a 2021. Os estudos evidenciam uma diversidade de fundamentos teóricos e metodológicos que permeiam as reflexões sobre a formação docente da educação profissional, demarcando a especificidade do campo didático- pedagógico e da experiência/ação dos docentes como elementos importantes a serem considerados em processos de desenvolvimento profissional por via da formação. Salienta- se também a potencialidade do trabalho participativo, interativo, e o desenvolvimento de competências. Dessa forma, com esse trabalho pretende-se contribuir para o clareamento do campo de formação docente da educação profissional, assim como sistematizar possibilidades de atuação no âmbito do projeto de investigação em curso.</jats:p>
Idioma: Inglês
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Documentos
Não foi encontrado nenhum documento associado à publicação.
Publicações Relacionadas

Da mesma revista

Using Rqda in qualitative data analysis: a tool for researching chronic pelvic pain using thematic analysis (2020)
Artigo em Revista Científica Nacional
Bruna Helena Mellado; Catarina Brandão; Taynara Louisi Pilger; Francisco José Candido dos Reis
Strategies adopted in the face of the covid-19 impact on the world of work (2024)
Artigo em Revista Científica Nacional
Mafalda Sousa; Catarina Brandão; Ana Veloso; Sónia Gonçalves; Isabel Silva; Joana Santos
Scientific congresses: what is our future? (2022)
Artigo em Revista Científica Nacional
Elizabeth M. Pope; Catarina Brandão; Cedric G. Sanders
Qualitative research today: voices in an international context (2020)
Artigo em Revista Científica Nacional
Elizabeth M. Pope; Catarina Brandão; Arceli Rosario; António Pedro Costa
Qualitative research for interdisciplinary studies: multiple methodologies for multiple disciplines (2023)
Artigo em Revista Científica Nacional
Elizabeth M. Pope; Catarina Brandão; Kyle Bower; Sonia Verdugo-Castro

Ver todas (11)

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Economia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-09-28 às 22:28:45 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias
SAMA2