Resumo (PT):
Tendo por base o conceito de enodiplomacia, procedemos a uma análise preliminar da
política externa portuguesa para o sector dos vinhos, com vista à sua afirmação nos mercados
internacionais. As questões de partida são: em Portugal, entre os séculos XVIII e XX, o
vinho esteve no centro da política externa? Pode-se considerar que houve, em Portugal,
uma verdadeira enodiplomacia? Procuraremos a resposta através da análise de fontes
primárias produzidas por órgãos do Estado, suportadas por bibliografia especializada no
conceito de enodiplomacia, bem como de contextualização histórica da problemática em
estudo. Apontaremos as estratégias desenvolvidas pelo Estado, em particular a celebração
de tratados e convénios internacionais, o investimento na propaganda nos mercados
externos e o apoio à participação em certames e exposições internacionais.
Abstract (EN):
Based on the concept of enodiplomacy, we proceed to a preliminary analysis of Portuguese
foreign policy for the wine sector, with a view to its affirmation in international markets.
The starting questions are: in Portugal, between the 18th and 20th centuries, was wine
at the centrer of foreign policy? Can we consider that there was, in Portugal, a true enodiplomacy? We will seek the answer through the analysis of primary sources produced by state organs, supported by specialized bibliography on the concept of enodiplomacy,
as well as historical contextualization of the problem under study. We will point out the
strategies developed by the State, in particular the signing of international treaties, and
agreements, investment in propaganda in foreign markets, and support for participation in
international exhibitions and fairs
Idioma:
Português
Tipo (Avaliação Docente):
Científica