Resumo (PT):
Neste texto debruçamo-nos sobre a questão da apresentação, ou
representação, dos sujeitos em público e em privado. Começamos por
identiicar dois eixos conceptuais da dicotomia público/privado e a sua
genealogia histórica: o eixo que tradicionalmente distingue aquilo que é
comum ou colectivo daquilo que é pessoal; e o eixo que opõe o visível
ou aberto, por um lado, ao fechado ou restrito, por outro. Procuramos,
depois, relectir acerca das formas de publicidade representativa que se
foram produzindo ao longo de uma história marcada pela sucessão de
instituições sociais e mediáticas, em que indagamos as reconigurações
da dicotomia entre público e privado ao nível da representação. A análise
presta ainda particular atenção aos novos contextos da comunicação online
e da repercussão dos sites de redes sociais nas formas de representação dos
sujeitos. O texto culmina com uma relexão acerca da plataforma Facebook
e com a observação de alguns aspectos da representação aí praticada.
Abstract (EN):
Idioma:
Português
Tipo (Avaliação Docente):
Científica
Contacto:
Disponivel em: http://www.labcom.ubi.pt/publicacoes/201408051649-publico__privado_libre_c__pia.pdf